Produção gráfica para profissionais imobiliários. Parte 2
Agora que você lá leu a parte 1 de nosso artigo sobre produção gráfica para o mercado imobiliário, e está familiarizado com as especificações necessárias na hora de produzir seu material, confira abaixo a segunda parte de nosso artigo.
Padrões utilizados para cada tipo de material gráfico no mercado imobiliário
Separamos abaixo as especificações mais utilizadas pelos profissionais do mercado imobiliário para confeccionar seus materiais gráficos e anunciar seus imóveis e serviços.
Lembramos que a “cor” não será especificada pois cada caso é um caso neste quesito e não há como recomendarmos alguma prática (mas evite o 1×0 se possível!).
Cartões de Visita
O salva-vidas do corretor de imóveis! Quando precisar compartilhar seus dados com um cliente ou aumentar sua rede de contatos, você vai necessitar dele. Nunca saia sem cartões de visita!
Dimensões: 9cm x 5cm (tamanho padrão)
Gramatura: entre 240g/m² e 300g/m²
Papel: Couchê, Supremo ou Reciclato
Acabamento: fica bem com laminação, e melhor ainda com prolan e verniz localizado. Bordas arredondadas fazem a diferença.
Folders
Utilizado para apresentar imóveis em um formato que melhora a percepção do cliente quanto ao profissional que lhe entregou o material, ou à imobiliária/construtora.
Dimensões: No mercado imobiliário não há um tamanho habitual. É comum folders cada vez mais elaborados, com formatos muito diferenciados. Isso vai depender do objetivo da sua comunicação.
Gramatura: 150 g/m²
Papel: Couchê ou Reciclato
Acabamento: de 1 à 2 dobras, mas podendo haver mais. Verniz localizado com prolan cai bem neste tipo de material. Pode conter corte especial quando for um imóvel de alto padrão, onde haja a necessidade de reproduzir no material o mesmo luxo do imóvel.
Folhetos/Panfletos/Flyers
É uma maneira de divulgar imóveis em um material gráfico sem dobras, somente frente ou frente e verso. Uma solução, geralmente, de baixo custo para corretores e corretoras de imóveis promoverem seu imóveis.
Dimensões: A6, A5, A4 e A3
Gramatura: 90g/m² ou 120g/m²
Papel: couchê, supremo ou reciclato
Acabamento: laminação fosca ou brilhosa
Pastas
Parte importante para o fechamento de uma negociação, é apresentar a documentação em uma pasta de qualidade, com seu nome e/ou logotipo da imobiliária/construtora. Para imóveis de médio-alto e alto padrão pode ser utilizado para agrupar folders, panfletos e seus cartões de visitas durante a abordagem do cliente em um plantão de vendas, por exemplo. Pode conter uma “bolsa”, onde ficam as folhas – que é o ideal.
Dimensões: 31cm x 46cm. Em alguns casos pode ser 31cm x 45cm
Gramatura: 300g/m²
Papel: Couchê, supremo ou reciclado
Acabamento: segue as mesmas regras do folder e pode ser mais ou menos sofisticado conforme o segmento de mercado correspondente ao imóvel.
Etiquetas
Um grande trunfo para personalizar materiais “genéricos”, fornecidos pela imobiliária ou construtora com seu nome, telefone e logotipo. Boa solução e que pode ser impressa em casa, com o auxílio dos programas específicos das fabricantes de etiquetas.
Dimensões: são impressas em folhas A4 já com os cortes na parte adesiva do papel para o seu destaque. Variam em quantidade de etiquetas por folha.
Como solicitar orçamento e enviar o arquivo
Para solicitar um orçamento, você deverá informar:
- Tipo do material (se panfleto, cartão, etc.)
- Quantidade
- Tipo de papel
- Gramatura
- Cores
- Acabamentos
Por exemplo: Folder / 5.000 unidades / papel Supreme 300g/m² / cores 4×4 / acabamento Prolan frente com verniz localizado frente.
Para enviar os arquivos, você precisa finalizá-lo em modo de cor CMYK, em 300dpi e salvá-lo em na extensão .pdf.
Lembre-se: Material bem feito corresponde à primeira boa impressão que seu cliente terá de você e da empresa imobiliária que trabalha.
Agora que a produção gráfica já não é mais um bicho de sete cabeças (umas duas ou três ainda talvez), é hora de ligar para a gráfica e impressionar o atendente com o conhecimento adquirido.
Dicas finais
Para folders e panfletos, orce mais do que uma quantidade. Por exemplo 1.000 / 2.000 / 5.000 panfletos. Você se surpreenderá. Muitas vezes a diferença de preço é algo irrisório.
Dúvidas?
Deixe seu comentário abaixo com suas dúvidas e sugestões para o Guru do Corretor. Sua dúvida pode virar um post especial para dar aquela ajuda para você vender sempre mais e mais.
Produção gráfica para profissionais imobiliários. Tudo o que você precisa saber – Parte 1
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