Preços dos imóveis passam por correção no 1º trimestre, aponta Boletim FipeZAP


Boletim FipeZAP registra queda no primeiro trimestre de 2015 (Foto: Shutterstock)
O primeiro trimestre de 2015 marca o início de ciclo de queda de preços de imóveis no Brasil, segundo o Boletim FipeZAP publicado hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) em parceria com o portal Zap Imóveis.
“Não é possível prever quanto tempo essa queda vai durar”, informa o boletim. As razões para essa incerteza são a conjuntura atual “bastante peculiar” e a falta de dados históricos para comparação com outros ciclos de baixa, pois esse é o primeiro momento de correção após a mudança do mercado com a expansão do crédito imobiliário.
Nos três primeiros meses de 2015, o preço médio anunciado do metro quadrado para venda subiu 0,7% na média das 20 cidades que compõem o Índice FipeZAP. Mas, se considerada a inflação de 4% no trimestre, os preços reais caíram 3% até março.
Comparação internacional
Com exceção do mercado Chinês, o ano de 2014 foi marcado por uma valorização significativa no preço dos imóveis. Reino Unido, Turquia e Cingapura foram países com destaque, com altas superiores a 6% em termos reais. Já na outra ponta, além da queda nos preços de 5,1% observada na China, o Brasil e o México tiveram um desempenho mais modesto, com pequenos aumentos reais (inferiores a 1%).
Comentários