Pesquisa mostra que 87% considera o corretor importante nas transações imobiliárias
No mês do corretor de imóveis, cuja data é celebrada em 27 de agosto, uma pesquisa realizada pelo Grupo OLX revela que 87% das pessoas que lidam com corretores de imóveis – sejam proprietários ou quem está em busca de um lar – consideram o profissional importante ou muito importante nas transações.
O levantamento foi conduzido com usuários dos portais ZAP e Viva Real, por meio da plataforma MindMiners. e traz ótimas considerações sobre a profissão.
“Sempre reforçamos a importância do papel do corretor de imóveis, que, sem dúvidas, é a figura central na jornada de compra, venda e locação. É muito bom ver essa percepção validada pela pesquisa que mostra que os clientes, em sua maioria absoluta, enxergam a importância desse profissional de tanto valor para o mercado. Mesmo com muitas etapas do processo se tornando digitais, a busca pelo imóvel é um processo que exige muita interação humana e o corretor especialista tem papel fundamental para promover conexões e encontrar as oportunidades adequadas para os diferentes clientes, tornando realidade o sonho de um novo lar.”, analisa Rafael Nader, VP de Imóveis no Grupo OLX.
Opinião de quem procura imóvel sobre o corretor
Quando questionados sobre qual etapa do processo o papel do corretor imobiliário é mais importante, 46% dos respondentes que estão em busca de um imóvel mencionaram a opção “em todas as etapas do processo”. Em seguida, com 24%, foi apontado o momento de “negociação com o proprietário” do imóvel, enquanto 23% destacou a fase de “visitação dos imóveis” desejados.
Também voltada para quem está procurando um imóvel, a questão sobre as características do corretor que são mais importantes levou 54% dos entrevistados a escolherem a agilidade em manter contato. Para 48%, é interessante o profissional ter bons imóveis em seu portfólio, enquanto 42% considera a capacidade de negociação como fundamental para esses profissionais.
A principal expectativa de quem procura imóvel para comprar ou alugar é encontrar um local que esteja alinhado aos seus requisitos, correspondendo a 60% das respostas. Esse público também prioriza um profissional que ajude a negociar os melhores valores (58%), enquanto 50% das respostas mencionam o recebimento de propostas de imóveis ainda não vistos.
Atributos que inspiram a confiança de anunciantes
Para os respondentes quem possuem um imóvel disponível para vender ou alugar, a principal vantagem de ter um corretor está na minimização de riscos e problemas, apontada por 58%. O papel de mediar e negociar com interessados foi citado por 48% dos entrevistados, enquanto 41% selecionou a experiência do profissional.
A principal expectativa de quem contrata um corretor para vender ou alugar seu imóvel é que o processo de negociação seja transparente e eficiente, correspondendo a 49%. Esse público também prioriza o suporte na parte burocrática e de documentação do processo (45%), enquanto 39% menciona um processo de venda/locação rápido e sem complicações.
Experiência do corretor na área de atuação é fundamental
A experiência na área de atuação de um corretor de imóveis é o que mais influencia proprietários e pessoas interessadas em comprar ou alugar ao procurar pelo serviço desse profissional.
Para 50% dos entrevistados da pesquisa do Grupo OLX, esse é o principal fator, seguido da indicação de amigos (15%) e a proximidade com o corretor (15%).
“Com a digitalização do mercado, naturalmente o papel do corretor também mudou. Tanto quem tem o imóvel, quanto quem busca por um deseja ser atendido por um consultor, um especialista que vai apresentar as melhores opções do mercado para atender às suas necessidades. Não à toa, todas as características apontadas como relevantes na escolha pelo profissional estão relacionadas a criar conexões, algo que é essencialmente humano”, destaca Nader.
Tanto para os que buscam um imóvel quanto para os anunciantes, as qualidades mais importantes de um corretor imobiliário são honestidade e transparência. Os respondentes também valorizam proatividade e abertura e compreensão às necessidades dos clientes.
A pesquisa também abordou os canais de comunicação favoritos para contatar o corretor, com o WhatsApp liderando com 63% das escolhas, especialmente entre aqueles que estão procurando imóvel, que somam 67%. O contato pessoalmente (13%) e a preferência por ligações (10%) fecham o pódio.
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