Saiba como orientar o cliente na hora de reformar o imóvel
Não é incomum que um imóvel recém adquirido, mesmo que novo, não agrade 100% aos gostos e padrões de vida de seu novo proprietário. As reformas seguidas ao ato da aquisição de um imóvel certamente podem ser consideradas parte da jornada do consumidor, e, neste momento, corretores e corretoras têm a chance de fidelizar um cliente oferecendo uma consultoria estratégica.
Reformar é o final da jornada do cliente imobiliário
É interessante que você, como corretor ou corretora de imóveis, esteja disponível para dar boas orientações sobre reforma, como indicações de profissionais confiáveis nas áreas de engenharia, construção, pintura, jardinagem e paisagismo.
Seja um contrato de locação ou de compra de imóvel, essa ajuda após oficialização de contrato agrega muito valor à experiência do seu cliente e constrói sua reputação no mercado.
Lembrando, é claro, de ter sempre responsabilidade sobre informações e indicações.
Corretores precisam saber sobre a ABNT para reformas
As novas determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para reformas edificais passaram a valer em 18 de abril de 2014.
A ABNT criou um conjunto de regras para reforma, chamado de NBR 16.280:2014, depois da tragédia do Edifício Liberdade, no centro do Rio de Janeiro, que desabou durante uma reforma, em 2012. Para garantir mais segurança, existe um sistema de gestão, processos, projetos e execuções.
“A ABNT criou a NBR-16.280 com objetivo de evitar situações como o desabamento de prédios ocorridos no país pois uma simples reforma pode alterar todo o sistema de edificação.”, explica a arquiteta Rozze Domingues, do escritório Domma Arquitetos.
Desde então, os cuidados na hora de fazer qualquer tipo de alteração no imóvel tiveram que ser redobrados para evitar qualquer tipo de problema e garantir mais segurança.
“A norma estabelece que toda reforma e imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou do seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora e do projetista ou apresentar um laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. As reformas não podem ser mais realizadas por pedreiros, já que é necessário um responsável técnico para elaborar o projeto, onde constará seu nome”, acrescenta a arquiteta.
Corretores imobiliários e reformas
Durante esse processo, um corretor qualificado pode fazer a diferença orientando novos proprietários ou inquilinos sobre as regras.
“Um corretor qualificado tem que conhecer não apenas a questão da documentação, mas também as regras da ABNT sobre reformas para passar as informações com segurança. Inclusive, este é um nicho de mercado que vem crescendo bastante, é uma tendência, tanto que o conselho do Rio de Janeiro tem feito cursos e preparado os corretores”, afirma Laudimiro Cavalcanti, diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ).
Assim como indicações e leis, também é importante deixar claro para novos inquilinos as regras sobre reformas combinadas em contrato com os locatários. É possível que o assunto surja até antes da finalização do contrato; de qualquer maneira, um bom corretor ou corretora está presente para sanar possíveis dúvidas ou ajudar em negociações sobre o tema.
E você, corretor e corretora: conheciam as leis da ABNT para reformas?
Comentários