O que é captação de imóveis?
Uma boa captação de imóveis pode fazer toda diferença no seu negócio imobiliário. É a partir desse processo que imobiliárias e corretores compõem sua carteira de imóveis para apresentar aos clientes.
Essa é uma prática padrão no mercado imobiliário e já bastante difundida, mas merece atenção especial e constante atualização.
A captura de imóvel deve ser encarada como recurso estratégico do negócio e tem detalhes importantes que devem ser levados em consideração para ter sucesso nessa empreitada.
Veja a seguir informações fundamentais!
O que é captação de imóveis?
A captação é o processo de adquirir novos imóveis para o portfólio de um corretor ou imobiliária.
O objetivo da captura de imóveis é aumentar o leque de opções de imóveis para venda ou locação a serem oferecidos aos clientes, ampliando as possibilidades de negócios fechados.
A captura de imóveis envolve diferentes etapas e normalmente é feita por um profissional especializado nessa função, o captador de imóveis.
A partir de uma estratégia de captação, pesquisa de mercado, marketing e outras ferramentas para captura de imóveis, é possível compor um portfólio que atenda às necessidades dos clientes e potencialize as oportunidades de fechamentos de negócios.
Tipos
Existem dois tipos de captação de imóveis: de forma ativa ou passiva.
A captação de imóveis ativa é aquela em que corretor ou imobiliária buscam ativamente novos imóveis no mercado, contactando proprietários e fazendo negociações.
A captação de imóveis passiva, por sua vez, acontece quando os proprietários dos imóveis acionam imobiliárias ou corretores para anunciarem seus imóveis para venda ou locação.
Como fazer a captura de imóveis?
Engana-se quem pensa que captar imóveis consiste apenas em encontrar um imóvel e captá-lo para venda ou locação. A captação de imóveis envolve estratégia,
A captação de imóveis é um processo estratégico que tem algumas etapas importantes a serem cumpridas. Veja quais são:
Análise de mercado
Analisar o mercado imobiliário da região é fundamental na hora da captação de imóveis.
Avaliar as oportunidades, demanda e procura, valores, taxas e outros pontos importantes de inteligência de mercado fazem parte do processo de captação de imóveis.
Prospecção
Prospectar os imóveis é parte fundamental desse processo. O captador de imóveis deve estar sempre atento às oportunidades para ampliar sua carteira.
A prospecção de imóveis pode ser feita de diversas formas: através de sua rede de contatos, o chamado networking, anúncios, indicações, e outros.
Avaliação dos imóveis
A avaliação de imóveis também é importante na captação, já que é este processo que vai determinar o valor de mercado do imóvel.
A avaliação de imóveis pode ser feita de diferentes formas, normalmente comparando o imóvel em questão com outras propriedades semelhantes da região.
Negociação
Na captação de imóveis, os captadores devem utilizar suas habilidades de negociação em vendas para tratar com os proprietários.
Além da negociação, é necessário dominar conhecimentos sobre taxas, comissões, contratos etc.
Marketing imobiliário
O marketing imobiliário é outro ponto importante no processo de captação de imóveis. Isso porque tanto a prospecção dos imóveis quanto os anúncios dos imóveis captados devem contar com uma estratégia de marketing para serem divulgados e ampliar as possibilidades de negócios.
Aqui, vale apostar também no marketing digital, com anúncios nas redes sociais e sites, por exemplo, como ferramenta para captura de imóveis.
Ficha de captação de imóveis
Um elemento importante no processo de captura de imóveis para venda e locação é a ficha de captação de imóveis. Ela que que vai reunir as principais informações sobre o imóvel a ser captado.
As informações da ficha desse documento podem variar de acordo com o tipo de imóvel ou necessidades do profissional ou imobiliária em questão, mas existem alguns dados considerados indispensáveis para uma ficha de captação. São eles:
- Dados pessoais do proprietário do imóvel;
- Dados e descrição do imóvel (metragem, endereço, IPTU, descrição da edificação, como número de quartos, vagas de banheiros, entre outros);
- Valor do imóvel;
- Valor do condomínio e outras taxas (se houver);
- Sinalizar se o imóvel está ocupado ou desocupado;
- Infraestrutura própria (em caso de prédio ou condomínio fechado);
- Remuneração acordada entre corretor e proprietário;
- Detalhes da visita (horário, retirada de chaves etc);
- Assinatura das partes (moradores e corretores).
A captação de imóveis, portanto, é um processo importante para a estratégia de negócios no mercado imobiliário.
A atenção aos detalhes, bom relacionamento, estudo de mercado e o marketing podem ser aliados na hora de impulsionar o portfólio de imóveis da sua imobiliária.
Dica extra: para se preparar para aumentar sua carteira de imóveis, vale a pena ampliar seu repertório em plataformas especializadas do mercado imobiliário, como o Conecta Academy. Por lá, você tem a oportunidade de saber mais sobre temas como marketing e negociação, tão importantes nesse mercado.
Gostou de saber mais sobre esse tema? Comente como é a experiência da sua empresa com este processo!
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