Como vender um imóvel sustentável?
A sustentabilidade, atualmente, é a palavra de ordem. No mercado imobiliário não é diferente. O mundo está acordando para a ameaça da falta de água, por exemplo e os diversos segmentos da economia estão tentando se conhecer, aprender e encontrar caminhos. A ideia é oferecer imóveis que respeitem o meio ambiente e aproveitem – não apenas “usem” – os recursos naturais.
Para alguns corretores essa realidade pode ser um grande desafio. Já não bastam as várias atualizações que precisam fazer: economia, mercado, atendimento ao cliente, sem contar os dados dos imóveis que estão negociando – agora também eles precisam saber tudo sobre os cuidados com o meio ambiente. E têm que informar tudo isso para o cliente que prioriza este tipo de lançamento.
As construtoras e incorporadoras R.Yazbek e Grupo Rofer, por exemplo, lançaram um empreendimento, perto do Parque Ibirapuera, em São Paulo, que privilegia a luz natural. O edifício foi quase que totalmente feito de vidro e contribui para o menor consumo de energia elétrica. A fachada do prédio proporciona grande incidência de luz natural nos apartamentos e oferece uma contemplação privilegiada do belo entorno, repleto de verde. “Há muito ainda a ser aprendido nesta área. É prioritário que os corretores conheçam bem o assunto, bastante recente. Estamos vivenciando uma crise hídrica. É preciso que eles saibam explicar aos clientes sobre como reduzir o consumo de água e sobre poços artesianos, entre outros pontos. Isso faz que com os bons negócios possam ser fechados”, afirma o diretor do Grupo Rofer, Jean Daher.
O corretor precisa conhecer bem o produto que está vendendo. No contexto da sustentabilidade, além de aumentar os próprios ganhos, o corretor ganha a confiança do cliente e passa a ser um multiplicador de informações. Isso quer dizer que o profissional pode, também, fazer a sua parte para disseminar conhecimento e conscientizar sobre as questões referentes aos cuidados com o meio ambiente.
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