Como corretores e imobiliárias podem implantar uma operação de trabalho remoto
Não tem mais jeito: agora é a hora de fazer a transformação digital que sua empresa precisa para permanecer forte durante a crise. Para isso, o primeiro passo é estruturar uma operação de trabalho 100% remoto. Mas por onde começar? O que fazer primeiro?
Para te ajudar, conversamos com Raquel Trevisan, Diretora de Marketing, Vendas e Gestão na Imobiliária Taperinha, e com Diogo Souza Gomes, CEO da Souza Gomes Imóveis, e selecionamos as principais dicas para dar o primeiro passo em direção a essa grande mudança.
Raquel é enfática: “Quem ainda tinha dúvidas do quanto o digital é fundamental para a sobrevivência no mercado imobiliário, nesse momento com certeza está pensando que não tem outro jeito.”
Diogo complementa e diz que são momentos como esse que fazem empresas repensarem seus negócios: “Acredito que, como imobiliária, seja o tempo ideal para manualizar os processos, colocando no papel todas as rotinas do funcionamento. Isso ajudará muito o time a ficar mais integrado e livre para consultar e exercer suas funções em tempos de home office. Essa prática, inclusive, tem feito a diferença na Souza Gomes por termos isso já pronto.”
Elencamos abaixo as principais dicas para implantar uma operação de trabalho remoto hoje mesmo, confira!
Obtenha um software online para seu time comercial
Segundo Raquel, o sistema comercial deve ser o primeiro a passar para o digital, pois a partir disso todo o time conseguirá levar os atendimentos adiante mesmo sem estar trabalhando em uma operação local. O importante é que a ferramenta opere na nuvem e os dados fiquem disponíveis para o time analisar remotamente.
Depois de implantado, oriente seu time a atualizar os cadastros de imóveis e clientes para otimizar ainda mais o processo de venda à distância. Além disso, reforce a importância de fazer follow up com todos os leads para planejar em quais oportunidades focar agora e também após a crise.
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Contrate uma plataforma para o time administrativo
Assim como seu time comercial deve estar estruturado para operar à distância, seu sistema administrativo também deve estar na nuvem para que a operação continue funcionando normalmente mesmo sem uma equipe no escritório.
Diogo Souza Gomes diz que é importante entender quais são as tarefas possíveis de serem efetuadas remotamente, dividir entre a equipe e criar um ambiente colaborativo, com relatórios diários de execução. “Esse processo pode ir desde um pente fino nos cadastros até negociações de locações, que é uma grande demanda dos imóveis comerciais em tempos de portas fechadas”, afirma.
Já Raquel Trevisan explica que a imobiliária como um todo precisará repensar a forma como o trabalho é realizado, mas que isso trará resultados positivos rapidamente: “Uma crise sempre traz muita dor pela mudança, mas sempre são mudanças que fazem a gente ser melhor. Nesse momento de caos é preciso respirar fundo e reestruturar a imobiliária, a começar pelo digital.”
Tenha uma ferramenta para assinar documentos digitalmente
Usando algumas ferramentas específicas é possível assinar documentos virtualmente, o que facilitará o andamento do processo de locação ou compra de um imóvel. Aqui você confere um artigo completo com informações sobre 5 ferramentas que você pode contatar hoje mesmo, como o DocuSign e o Adobe Sign.
Utilize aplicativos para fazer chamadas de vídeo com seus clientes
Não é recomendável fazer encontros presenciais com seus contatos, mas isso não significa que você não possa atendê-los remotamente. As chamadas de vídeo são fundamentais nesse momento pois são menos “frias” do que uma mensagem ou uma ligação e você tem a oportunidade de ver as reações de seus clientes em tempo real.
Para isso, você pode usar inclusive o WhatsApp, o qual permite realizar conferências em vídeo com até quatro pessoas simultaneamente. E, caso você queira opções ainda mais profissionais, aqui separamos uma lista com aplicativos que te ajudarão a otimizar suas chamadas.
Reorganize seus processos para apresentar imóveis à distância
Raquel diz que agora, mais do que nunca, é a hora do funil de vendas sair do teórico e ir para o prático, pois sabendo em qual etapa da jornada seu cliente está, maiores serão as chances de você ser assertivo ao apresentar um imóvel, especialmente à distância.
Diogo concorda e afirma que esse será o momento ideal para o corretor entender um pouco mais de funil de vendas e jornada de compra do cliente. “É hora de ouvir mais o cliente, de educá-lo através de texto, vídeo, podcast e entender mais sobre suas necessidades. No final desse processo, o corretor perceberá que ‘sair’ mostrando imóveis não é mais o caminho e que construir essa relação de confiança é mais importante para o fechamento de um negócio.”
Além disso, é imprescindível:
- Investir em portais de anúncios, os quais funcionam como uma “vitrine” dos seus imóveis
- Fazer fotos de qualidade dos imóveis para enviar para seus clientes
- Descrever os imóveis com precisão
- Fazer um atendimento virtual de excelência para tirar todas as dúvidas dos seus contatos
Todos esses passos são importantes para que o deslocamento até o imóvel para fazer uma chamada de vídeo seja a última opção e apenas caso o cliente seja muito quente e esteja no final da jornada. Então, o corretor irá até o local, fará uma chamada de vídeo e apresentará o imóvel para o cliente interessado, tomando os devidos cuidados de higiene e proteção pessoal.
Escolha um software para acompanhar métricas e indicadores
Este é o melhor momento para organizar todos os dados da sua empresa, do seu time e de seus clientes. É fundamental acompanhar de perto seus indicadores dia após dia para tomar as melhores decisões, tanto durante a crise quanto após ela. Contra dados não há argumentos e serão eles que mostrarão o melhor caminho a seguir.
Invista em ferramentas para aumentar a produtividade trabalhando em casa
Implantar uma operação de trabalho remoto tem uma série de desafios e um deles é como continuar sendo produtivo em um ambiente tão distinto de um escritório. Por isso, algumas ferramentas como Asana, Trello e Google Keep podem auxiliar bastante neste processo. Confira aqui a lista completa de recursos que otimizarão o dia a dia de trabalho remoto.
Crie um cronograma de reuniões diárias, semanais e mensais com os colaboradores
O trabalho remoto ainda é motivo de receio para algumas empresas por conta da impressão de falta de controle da jornada dos colaboradores. Porém, isso é facilmente contornável com reuniões diárias para alinhamento de tarefas e encontros semanais e mensais para entender o que foi feito nos últimos dias e também definir melhorias que podem ser feitas.
Além disso, ter um grupo no WhatsApp com todo o time pode facilitar a comunicação quando houver algum assunto urgente a ser tratado, além de aproximar todos os colaboradores.
Lembre-se: a forma como você agir nessa quarentena será determinante para o futuro da sua empresa após a crise
É importante não perder o foco no que precisa ser feito agora, pois essa postura ajudará sua empresa a continuar no caminho certo para se fortalecer durante a crise.
Diogo Souza Gomes diz que “sair na frente agora é se antecipar ao cliente, não focar em produto e sim na relação com as pessoas” e Raquel Trevisan completa: “Somos empresas feitas por seres humanos, atendemos seres humanos e como seres humanos temos que pensar diferente nesse período, não apenas no dinheiro. Acho que essa quarentena vai ter reflexos muito mais profundos do que perder ou ganhar dinheiro, do que perder ou ganhar clientes, mas sim vai ter reflexo em como as empresas vão operar daqui para frente.”
Preparado para implantar uma operação de trabalho remoto? Conta para a gente nos comentários!
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