GuruEntrevista: Cristiano Diniz Oliveira, Corretor na Inovar Casa Imóveis
Conheça Cristiano Diniz Oliveira, Corretor há 4 anos atuando no mercado mineiro de imóveis. Leia o que este profissional tem a dizer, suas opiniões, histórias e anseios nesta profissão na entrevista abaixo.
Quem é este corretor de imóveis?
Nome: Cristiano Diniz Oliveira
Tempo de profissão: 4 anos
Onde cursou TTI: Colégio Arnaldo Pietro / Rio de Janeiro
Imobiliária que atua hoje: Inovar Casa Imóveis
Cidade: Belo Horizonte/MG
Guru: Por que escolheu ser corretor de imóveis?
Cristiano: Na verdade o mercado me escolheu,(rsrssr).
Trabalhava em uma transportadora de cervejas, como motorista de carreta, (aquele antigo sonho de criança), mas a empresa foi vendida, e mandaram os 180 funcionários embora.
Mesmo assim insisti em continuar na profissão, mas vi que iria trabalhar muito mais do que trabalhava e a remuneração era bem menos do que recebia.
Então um primo praticamente me obrigou entrar para o ramo imobiliário, disse que havia uma empresa próximo a minha casa que estava precisando de corretor.
Depois de muita insistência, resolvi a atender o seu pedido, aí foi engraçado, rsrsrs…
Marquei com o diretor da empresa para entrevista, aí veio a decepção, acreditei que esse meu primo era doente mental, como ficaria em uma empresa que só receberia algum dinheiro se a venda acontecesse, sem ajuda de custo, sem férias, sem salários, sem almoço e etc…
Ainda por cima, andar social e de gravata, já se viu um caminhoneiro de gravata? rsrsrs…
Deu vontade de bater em meu primo.
Mas acreditando em meu potencial, o mesmo me levou ao shopping, comprou camisa, calça, cinto, sapato, meias, gravatas, e me prometeu que em 3 meses bancaria a minha família com R$1.500,00 mensais, para pagar as despesas brutas de casa, afinal é a esposa e dois filhos, o mais novo com 4 anos.
(Até aí, ainda estava achando que ele era doido).rsrssrsr….
Guru: Depois de quanto tempo saiu sua primeira venda e como aconteceu?
Cristiano: Comecei na empresa na segunda feira, todo elegante, cheiroso, bem vestido, já tinha até e-mail(rsrsrs).
Aí o diretor da empresa me ensinou a sair para captar imóvel, o gente boa me fez gastar 02 solas de sapatos, andando rua por rua, apto por apto, para conhecer as ruas do bairro, e fazer uma boa captação.
Graças a DEUS e depois à ele, até hoje isso me dá resultados!!!
28 dias depois de começar a trabalhar no ramo, sai a esperada venda.
O diretor me vende 02 lotes juntos, que eu havia captado, imagina?
Fizemos a reunião, tudo certo, o cliente foi embora, ele me chamou na sala dele, me deu os parabéns, e colocou na minha mão nada mais nada a menos do que R$ 6.048,00(seis mil e quarenta e oito reais). Eu não acreditei, agradeci, e sair desconfiado.
Perguntei ao outro corretor mais experiente, é isso mesmo? tem certeza? posso gastar? rsrsr…
Não esperei nem a hora de embora, fui logo para casa, super empolgado, reunir a família no quarto, pois estávamos todos ansiosos pela 1ª venda, joguei os 6.000,00 para o alto encima da cama, e todos nós ficamos doidos e todos chorando de alegria. Foi muito bom, muito gratificante.
Afinal eram quase 04 meses de serviço na carreta, sem vida social, com várias e longas noites de sono perdidas, batendo volante, e longe da família.
Guru: Quais são os maiores desafios do primeiro ano?
Cristiano: Acredito que é a segurança do salário fixo, como a maioria dos brasileiros estão acostumados, com a carteira assinada, 13º salário, férias, vale transporte, etc…
Então entramos para o ramo de corretagem de imóveis, sem qualquer segurança de recebimento de algum recurso, é muito complicado, principalmente para aquela pessoa que é arrimo de família.
Guru: Que tipos de canais de mídia que você utiliza para atrair clientes?
Cristiano: Hoje o mais usado é a internet, acredito que o jornal impresso está no passado, pois pela internet temos fotos, todos os detalhes do imóvel, localização, e agilidade.
Mas faixas, panfletos, o próprio adesivo de venda ou aluga-se, e vários outros portais e sites relacionados a imóveis.
Guru: Como você administra emocionalmente os altos e baixos da profissão?
Cristiano: Graças ao bom DEUS, hoje sou proprietário da INOVAR CASA IMÓVEIS, e filiada a REDE HABITAR, conseguir abrir a minha empresa em Setembro/2011, então estamos fazendo 02 anos de empresa, e conseguir fazer uma carteira de locação que hoje supri as despesas e necessidades da empresa, então hoje as vendas para mim são lucros!
Guru: Um conselho para quem está começando ou pensa em começar
Cristiano: Primeiramente é gostar do que faz, e saber fazer! E segundo lugar é se aperfeiçoar, com cursos, palestras, etc.. E sempre, em qualquer lugar, para qualquer pessoa, sempre a VERDADE, nunca a mentira, não leva ninguém a lugar nenhum.
Guru: Qual seu sonho, ideal ou objetivo profissional?
Cristiano: O meu sonho ainda é comprar a minha casa própria, depois que abrir minha empresa, conseguir sair do lote da minha sogra, aluguei uma boa casa, e com fé em DEUS, no início do ano estarei comprando a minha casa própria.
O objetivo profissional é continuar crescendo e realizando o sonho da casa própria de várias pessoas!
Guru: Qual a maior carência de imobiliárias e construtoras no relacionamento com os corretores de imóveis?
Cristiano: A maior carência das empresas hoje, acredito que é geral, a falta de mão de obra, e também comprometimento dos próprios colaboradores.
Sobre os corretores, por causa de alguns poucos picaretas no mercado, acabam denegrindo a imagem da profissão, a maioria das vezes não se tem nem o CRECI, e enchem a boca ” sou corretor de imóvel”, o picareta não deve ter nem o ensino fundamental.
Guru: Aonde você se imagina daqui há 5 anos?
Cristiano: Com a marca INOVAR CASA IMÓVEIS, sendo uma das referências no mercado imobiliário de Belo Horizonte, com o seu comprometimento, pontualidade, respeito, e a ética de sempre, em todos os negócios fechados, e os a serem concretizados até lá.
A cada dia estamos INOVANDO, então acredito que estaremos bem até lá!
Muito obrigado, e sucesso à todos!
Este é Cristiano, Corretor de Imóveis de Belo Horizonte. E você, quem é?
Comentários