Guru Entrevista: Gustavo Zobaran
Começamos hoje uma série de entrevista com profissionais do mercado imobiliário acerca de temas de importância para o desenvolvimento de corretores, imobiliárias, construtoras e demais marketeiros com foco em nosso mercado.
Temos a honra de começar está série com Gustavo Zobaran, uma grande mente criativa que, com sua equipe, já criou diversos cases inovadores e de muito sucesso no mercado imobiliário nacional. Apaixonado por marketing digital e inovação, Zobaran aborda os temas em seu blog e-COSSISTEMA.
Assim sendo, trouxemos aos leitores do Guru do Corretor um pouco das suas percepções sobre o que é inovação e sobre o futuro do mercado imobiliário como um todo. Curta e reflita as respostas abaixo!
1. A criatividade inovadora pode ser exercitada de quais maneiras?
Primeiramente, precisamos entender um pouco o que é essa tal da inovação.
Para resumir, sou da corrente que entende que a inovação é diferente de melhoria. Esse é o pequeno detalhe que precisa estar inserido na mente de quem esta a frente do processo de inovação. Muitas vezes podemos achar que estamos inovando e não passa de uma melhoria!
Três dicas importantes para exercitar a inovação, são:
1) Ir além de suas competências centrais;
2) Abraçar a inovação dos modelos de negócios;
3) Administrar de forma diferente o velho e o novo.
A criatividade inovadora é um exercício constante. Procure sempre estimular seu time a descobrir problemas e adote a postura de deixa-los com liberdade de arriscarem, deixando-os soltos e livres para se sentirem à vontade para pensarem fora da caixa.
Este processo precisa ser entendido e exercitado de forma descentralizada, com uma administração diferenciada e, na maioria das vezes, de baixo para cima, pois assim conseguirá atingir seu objetivo.
2. Qual o maior desafio para o mercado imobiliário começar a inovar “em massa”? Qual a barreira a ser superada?
O maior desafio que enxergo para o início do processo de inovação é exercer o processo de ruptura. É pensar fora da caixa!
Este processo de ruptura, quando executado, deixa de ser uma ameaça e se transforma em oportunidades para o negócio.
Considero o mercado imobiliário como sendo um mercado bem propício, que necessita e aceita a inovação. Isto é tão nítido que conseguimos enxergar diversas incorporadoras, imobiliárias e corretores inovando e não apenas melhorando.
3. O futuro do mercado imobiliário estará mais próximo do e-commerce como conhecemos hoje em dia?
Sempre abordo em minhas palestras que eu acredito que ainda vamos vender um empreendimento 100% pela internet. Não será hoje, mas no futuro.
E este futuro está bem mais próximo do que muitos imaginam, porém são diversos os fatores que impedem deste “sonho” ser realizado por agora.
O que temos hoje em dia, não é venda online de empreendimentos, o que ocorre é que a internet passou a ser importante no processo decisório além de ser um grande “hub” de informações, com o objetivo de tirar dúvidas, de ver imagens, perspectivas e diversas outras ferramentas.
Para conseguirmos efetivar uma venda pela internet vai muito mais além de uma decisão do departamento comercial e/ou marketing. Precisa do envolvimento e sinergia de diversos departamentos e setores. Ainda estamos estruturando toda a parte de Certidões Online, Certificados Digitais, pagamentos online, etc..
Mas sou muito confiante que muito em breve isso acontecerá!
4.Como transmitir esta cultura de vanguarda aos corretores? Que exercícios poderiam ser realizados para que eles também construam esta cultura em suas empresas ou para si próprio?
Para transmitir cultura é fundamental trabalhar a educação.
Se as empresas do mercado imobiliário souberem trabalhar sua força de vendas incentivando, capacitando, fidelizando, fornecendo ferramentas e, principalmente, educando de como se deve trabalhar utilizando a internet, colherá excelentes frutos.
Não adianta irmos contra a este “movimento”, estaremos remando contra a maré!
Para encarar seus concorrentes você precisará desenvolver novos modelos.
Pesquise bastante, investigue e estude o movimento que a internet esta proporcionando.
Quando digo isso é para ir além do mercado imobiliário. Pesquise outros mercados, adapte ações e posturas de outros mercados para o mercado imobiliário.
E lembre-se que para inovar é preciso passar pelo processo de ruptura.
5. Aos corretores de imóveis que acompanham o Guru do Corretor, que mensagem você deixa para estes profissionais que estão em busca de conhecimento e novas técnicas?
Primeiramente, gostaria de parabenizar esta excelente iniciativa e proposta que o Guru do Corretor esta trazendo para os profissionais do mercado imobiliário.
Considero esta iniciativa uma inovação!
Minha mensagem para os corretores de imóveis é que explorem ao máximo o excelente conteúdo que o Guru do Corretor fornece para estruturar sua atuação na internet. Sigam o que eles falam e o seu sucesso no ambiente online será certo.
6. Em um tweet defina: “Inovação”
A inovação é diferente de melhoria. Ela impulsiona o crescimento, transforma o que já existe e cria o que inexiste
O entrevistado: Gustavo Zobaran
Gustavo Zobaran possui mais de 13 anos de experiência como gestor estratégico de E-business, com o foco em E-commerce. Atualmente focado no desenvolvimento de estratégias, no ambiente digital, para o mercado imobiliário. Um cidadão atuante deste “e-cossistema” contribuindo com palestras e artigos para diversos sites abordando uma visão ampla e estratégica sobre o mundo digital!
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