Corretores de imóveis entrevistam Marcos Leite, Diretor geral do ZAP+

Kelly Silva e Tiago Oliveira fazem perguntas sobre o mercado imobiliário para o Diretor Geral de ZAP+, Marcos Leite
Há menos de uma semana do maior evento imobiliário da América Latina, o Conecta Imobi, os corretores Kelly Silva, especialista em condomínios fechados, crédito imobiliário e CEO do Kelly Negócios Imobiliários fundado em 2017, e Tiago Oliveira, especialista em imóveis de alto padrão, com mais de 15 anos de atuação, foram convidados a entrevistar o Diretor Geral de ZAP+, Marcos Leite.
Em uma conversa descontraída, os profissionais fizeram perguntas sobre o mercado imobiliário, o movimento #vaidecorretor e a importância desse profissional durante as transações de compra e aluguel de imóveis e Marcos fala como ZAP+ pode contribuir para esse ecossistema
Confira a entrevista:
[Kelly] Os Crecis, redes imobiliárias e entidades de classe tem suas iniciativas próprias de portais. Além disso, há sites e canais próprios, como Google ADs. Por que um corretor deve anunciar no ZAP+ e não nesses portais?
[Marcos] Kelly, o corretor ou imobiliária deveria investir em canais que achem relevantes para seu negócio, como Google, Facebook ou outros portais, mas também nos portais do ZAP+, já que somos o maior marketplace imobiliário do país, com dados, ferramentas, o Conecta Imobi e inteligência pro mercado imobiliário, para ajudar os profissionais do setor. Estamos aqui para ajudar o corretor a ter o máximo de eficiência dentro de seu negócio e sempre pensando no que é melhor para o usuário final, na pessoa que está procurando.
O melhor corretor vai querer duas coisas funcionando bem: conseguir uma boa captação do imóvel que está querendo vender e entrar em contato com o comprador para poder vender o mais rápido possível. Para isso, existem várias ferramentas no mercado que podem ajudar, e nós nos vemos neste papel de ajudar o corretor o máximo possível para ele ter uma conclusão feliz e com lucro na sua transação.
[Kelly] ZAP+ sabe como funciona um processo direto de venda entre comprador e vendedor e, quando algo sai fora do comum, tem ciência dos prejuízos que podem ocorrer para ambos?
[Marcos] Sim,nós temos bastante consciência sobre isso, por isso o corretor tem um lugar central em qualquer transação imobiliária. Nosso papel aqui é capacitar e dar mais ferramentas para podermos fazer isso cada vez mais juntos.
Existem vários riscos em uma transação mal feita, por isso que a capacitação do corretor é muito importante e até a educação do proprietário acaba sendo importante também. Esse é um dos motivos que temos investido tanto nessa capacitação. Nos últimos oito anos, apenas no evento Conecta Imobi, foram +23 milhões de reais. E o objetivo é realmente dar as ferramentas que o corretor precisa para ser cada vez melhor, trazendo esse profissional de um mundo offline para a atualidade, para que, na internet, acabem encontrando uma forma muito mais rápida de falar com as pessoas. Esse sempre foi o nosso propósito.
Olhando para ZAP, Viva Real e OLX juntos, somamos muito anos atuando no mercado de classificados, dados e ferramentas. Agora, estamos em um momento onde vamos acelerar o desenvolvimento em uma escala muito maior e conseguir dar acesso a essas ferramentas ao mercado inteiro, como precificação de imóveis por exemplo, com DataZAP+. Queremos fornecer muito mais tecnologia para que nossos clientes possam crescer melhores e mais eficientes. A gente não acredita que deveria existir algum tipo desintermediação do mercado e, daqui pra frente, vamos dar cada vez mais clareza sobre como vamos fazer isso.
Uma das coisas que fizemos foi lançar um movimento de valorização em prol dos corretores de imóveis e profissionais do mercado, o #VaiDeCorretor, de ZAP+, onde disponibilizamos diversas ações e ferramentas para os usuários ficarem cada vez mais capacitados. Outra iniciativa é o Conecta Imobi que acontecerá entre os dias 19, 20 e 21 de outubro. E temos a plataforma Conecta Academy que será relançada durante o evento para que todos possam ter acesso a muitas informações e dados para ajudar na jornada de conhecimento e aprendizado.
[Kelly] Sabe-se que o antigo Grupo ZAP semeou durante muito tempo essa necessidade de qualificação e fez com que buscássemos ferramentas necessárias para realizarmos negociações e, inclusive, ajudou na formação de vários corretores que se destacaram no mercado. O ZAP+ e a OLX reconhecem essa história de qualificação do corretor?
[Marcos] Sim. E essa é uma das nossas grandes motivações, pois o mercado imobiliário é uma das maiores indústrias de empreendedores que existe.
O Conecta Imobi, agora com ZAP+, carrega essa promessa de capacitar, pois é o lugar para você ter acesso a todo ferramental necessário para ser um profissional cada vez melhor. Não temos o interesse de fazer todo processo por vocês de ponta-a-ponta, mas a gente pode capacitar. Por exemplo: “como fazer fotos com qualidade para vender mais?”.
Hoje nos portais de ZAP+ existe uma inteligência de qualidade dos anúncios que valiam quais possuem bons atributos, ou não, e isso nos ajuda a trabalhar com o time comercial na orientação aos corretores e imobiliárias para obterem anúncios que performam melhor e, com isso, o usuário final consegue ter uma boa experiência ao encontrar os imóveis que está procurando.
[Tiago] Após o ocorrido, de uma página com uma comunicação direcionada para proprietários, ZAP+ se manifestou através de uma nota e o nosso sentimento foi de que o grupo nos subestimou com uma resposta tão fria, pois se tratava de um caso grave. Dias depois o senhor aparece em um vídeo no perfil do ZAP+ prestando esclarecimentos.
Na sua opinião a retratação em vídeo não deveria ter ocorrido de forma imediata? Por que não aconteceu logo que o erro foi identificado?
[Marcos] Tudo que publiquei no meu LinkedIn, a carta explicando o ocorrido e o vídeo foi com pura transparência. Foi um desalinhamento interno, nós estamos passando por uma integração grande com a aquisição do Grupo ZAP pela OLX Brasil, e nem sempre existiu clareza nesse período. Ao longo desses anos a estratégia do Grupo ZAP, hoje ZAP+, está voltada ao profissional.
Fizemos vídeo dias depois do ocorrido falando do nosso posicionamento, mas não foi suficiente, por isso estamos aqui. Além disso, estou me aproximando mais do mercado para todos terem clareza de nossos objetivos e para que possamos pensar e falar do futuro juntos.
[Tiago] No vídeo de retratação é lançado também o #vaidecorretor que segundo o ZAP+ é um movimento para valorizar a figura do Corretor de Imóveis e sua importância nas operações imobiliárias. Diante do ocorrido tudo isso é um pouco óbvio do nosso ponto de vista. Essa campanha já existia ou veio à tona para apaziguar os ânimos?
[Marcos] A valorização e as iniciativas que envolvem este movimento sempre estiveram em pauta, nós já estávamos planejando-as há algum tempo e muitas delas já seriam lançadas durante o evento Conecta Imobi. Alguns exemplos é o programa de Corretores Consultores, a plataforma de educação Conecta Imobi Academy e as ações permanentes de benefícios do #TodosporTodos, uma iniciativa que começou nos momentos mais difíceis da pandemia para ajudar nossos parceiros. E, também, o reposicionamento das marcas ZAP, Viva Real e ZAP+ que nos aproxima cada vez mais do mercado imobiliário profissional.
Como vocês podem perceber, nenhuma dessas iniciativas poderiam ter sido criadas de uma hora pra outra, o que fizemos foi aproveitar para reunir todas as ações no movimento #vaidecorretor e lançarmos uma campanha de mídia para TV, rádio, jornal e redes sociais colocando em prática e dando evidência não só para o programa, mas para o papel do corretor, e a gente espera que a categoria se beneficie bastante com esse movimento.
[Tiago] Após a fusão com o OLX houve uma mudança nos planos de anúncios integrando os três portais (ZAP, Viva Real e OLX), sendo que em cada região do país os portais apresentam resultados diferentes e não faz sentido para alguns corretores anunciar em alguns. Forçar essa integração com os anunciantes não é algo radical demais? Isso seria um tipo de venda casada?
[Marcos] Não. Na verdade o ZAP+ é um produto único de veiculação de anúncios e não uma venda casada. Essa integração é importante por uma série de razões, pois traz uma eficiência muito grande para nossos clientes oferecendo ferramentas integradas. O plano ZAP+ junto com o Canal Pro serão hubs onde os clientes terão acesso a toda sua performance, inteligência com o Datazap, recomendações de preços, produtos adicionais e vários produtos que ajudarão a atuarem cada vez melhor. É importante lembrar que o formato ainda está em teste e existe espaço para melhorias a partir dos feedbacks dos corretores e imobiliárias. Estamos sempre ouvindo nossos usuários e ajustando nossas soluções para entregar o melhor serviço, com os melhores leads.
[Tiago] Entendo a relevância do produto – de forma pragmática como ele atua – e a facilidade que ZAP+ traz integrando com os outros portais, mas, infelizmente, nem todos colegas de profissão tem grande atuação e percebem os mesmos ganhos, inclusive alguns possuem limitações financeiras e com essa integração houve reajuste nos valores dos planos. Existe alguma medida para tornar isso mais acessível?
[Marcos] Essa é uma boa pergunta, Tiago! Acho que essa pergunta abrange um caso específico e não no geral, mas em ZAP+ temos uma atuação nacional, cobrindo praticamente todos os municípios do Brasil. E, relembrando, esse produto que ainda está em fase de construção, nós estamos em fase de ajustes até o final do ano e diariamente estamos atuando nessa frente.
[Tiago] Sabemos que nos últimos anos surgiram algumas startups que promovem clara e explicitamente a desintermediação e nossa classe, obviamente, sempre se manifestou contrária a esses episódios, ao passo que nos aproximamos de empresas que nos apoiaram, como foi o caso do ZAP+, no entanto, nossa confiança foi fragilizada com a fatídica postagem da última semana. Esse episódio seria um precedente da nova linha de atuação do grupo após a fusão com a OLX?[Marcos] Tanto a estratégia do ZAP+, que é totalmente em prol aos profissionais do mercado, e também o movimento #vaidecorretor, que lançamos não só nas redes sociais, mas também em nosso site, TV, jornais e rádio, damos apoio a toda categoria profissional do mercado imobiliário. Fora isso, continuamos com os investimentos no evento Conecta Imobi, Conecta Academy, no Programa Corretores Consultores e com foco na capacitação desse mercado. Então, de novo, quero deixar muito claro que nunca foi essa intenção e não faz nem sentido a desintermediação do mercado, não existe um business case que faça sentido sem esses profissionais. Conforme falei algumas vezes aqui, existe o papel do corretor que sabe fazer a captação dos seus próprios clientes e existe o nosso papel de capacitar esses profissionais cada vez mais. Nossa intenção é trabalhar cada vez mais de maneira integrada nas plataformas digitais e vocês vão ver isso no dia a dia, queremos que vocês corretores e a indústria como um todo sejam muito mais profissionais e capacitados.
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