Geomarketing: o que é e como aplicá-lo no mercado imobiliário
O mercado imobiliário está em constante mudança, especialmente no assunto tecnologia. Por isso, é muito importante que corretores e corretoras imobiliárias conheçam o geomarketing.
Essa estratégia está cada vez mais presente no marketing digital. Confira o que é o geomarketing e como usá-lo nas suas estratégias imobiliárias!
O que é geomarketing?
O conceito de geomarketing engloba toda estratégia de marketing que utiliza dados sobre a localização das pessoas. Isto é, desde anúncios até técnicas elaboradas como envio de mensagens para as pessoas certas, na hora certa; incluindo a utilização desses dados para tomada de decisão assertivas sobre o negócio.
Os dados de localização vêm de diversas fontes, como o endereço IP do computador; informações que as próprias pessoas inserem online, como localização em stories no Instagram, check-ins no Facebook, CEP; e, principalmente, dos dados gerados pelo GPS dos smartphones (quase sempre ligados).
Por que o geomarketing é importante para as imobiliárias?
Primeiro porque a tecnologia é cada dia mais importante. Levar sua imobiliária para o mundo digital é essencial. Segundo porque, especialmente no mercado imobiliário, a localização importa.
Através de Big Data e inteligência artificial, diversas ferramentas podem dar a inteligência de mercado necessária para otimizar a segmentação da sua atuação. O que gera:
- Leads mais qualificados para seu time de vendas;
- Aumento no ROI (Retorno sobre Investimento);
- Melhora no relacionamento com o cliente, considerando atividades omnichannel.
Como fazer geomarketing imobiliário?
Existem diversas maneiras para imobiliárias e corretores usarem geomarketing. Abaixo, listamos algumas:
Geomarketing offline: geografia de mercado
É possível, usando Big Data, fazer uma análise geográfica do seu mercado de atuação. Por exemplo, se você quer abrir uma imobiliária, pode entender a geografia do mercado de algumas regiões antes de decidir onde será sua base.
Se você já está atuando, pode analisar os dados demográficos de uma região para fazer propagandas offline num bairro específico.
Geomarketing online para o mercado imobiliário
No mundo digital é onde o geomarketing toma outra proporção: já existem muitas estratégias e ferramentas para falar com as pessoas certas, no momento correto. Abaixo, separamos as principais formas de como fazer geomarketing:
Geotargeting imobiliário: anúncios de imóveis para as pessoas certas
A utilização mais comum do geotargeting é na segmentação de anúncios digitais. Esse é um recurso oferecido por todas as plataformas de anúncio, tanto de social ads (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube), quanto anúncios que aparecem nas páginas de busca do Google ou em sites e aplicativos.
A ideia aqui é utilizar as informações coletadas para segmentar seu público e sua mensagem. Por exemplo, segundo uma pesquisa sobre locadores de imóveis realizada em agosto de 2022 pelo DataZAP+, 82% das pessoas entrevistadas pretendem permanecer na mesma cidade em que residem.
Isso significa que, segmentando uma campanha de anúncios de imóveis para moradores da cidade de Campinas, por exemplo, você pode enviar mensagens acerca dos benefícios de seguir morando na cidade.
Geofencing para imobiliárias
Geofencing é a estratégia de enviar mensagens em tempo real para pessoas de acordo com as movimentações registradas pelo GPS de seus smartphones.
Um exemplo de utilização: enviar um SMS para clientes, quando eles entrarem em um perímetro próximo a um lançamento imobiliário, com uma mensagem de convite para o estande de vendas.
Site da imobiliária atualizado conforme localização
Sabe quando você entra em um site e ele, automaticamente, detecta que você está num país ou estado e te oferece apenas as ofertas da sua região? Isso é porque ele utilizou seu endereço de IP para mostrar os anúncios que fazem sentido para você naquele momento.
Numa imobiliária de atuação nacional e até internacional, por exemplo, é possível mostrar os anúncios de imóveis específicos da região onde a pessoa está. Sempre deixando a opção dela mudar a visualização, claro.
Geotagging para lançamentos imobiliários
Geotagging é quando um usuário marca que está em um local, como numa publicação no Instagram. No caso de um lançamento imobiliário, os corretores podem usar essa funcionalidade para que suas redes de influência sejam impactadas.
Filtros e Check-ins
Filtros de Instagram que aparecem apenas em determinada localização podem ser usados com criatividade para interagir com seus clientes.
Check-ins também podem ser utilizados tanto para corretores quanto para clientes, como num evento promovido pela sua imobiliária.
Viu só como existem muitas utilidades para o geomarketing? Usando sua criatividade, é possível criar diversas estratégias para otimizar seus investimentos em marketing, elevar a régua do seu relacionamento com o cliente e ainda construir uma marca imobiliária forte.
Vale dizer, no entanto, que para usar essas estratégias com segurança, é preciso conhecer sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para garantir que você está respeitando o direito à privacidade de todos.
Agora, conta para a gente: você ou sua imobiliária já utilizam estratégias de geomarketing para vender mais imóveis?
Comentários