Empresas inovadoras que estão mudando a experiência dos seus clientes
Muitas imobiliárias tiveram que sair da caixa e entrar no mundo digital para acompanhar o novo consumidor. Mas, alguns velhos hábitos ainda permanecem na maioria das empresas e, embora um modelo tradicional de imobiliária não afaste os clientes, sem dúvida tende a deixar de atrair os novos.
Conheça algumas empresas que mostraram como estão revolucionando o mercado imobiliário e, com isso, fazendo inúmeros negócios.
Refúgios Urbanos
Longe de ser tradicional, a imobiliária Refúgios Urbanos nasceu em 2013, formada por pessoas apaixonadas por São Paulo e arquitetura. Desde o começo, o conceito é ir muito além de vender um imóvel, pois, para a Refúgios Urbanos, o patrimônio pessoal é cheio de riquezas pessoais, qualidade de vida, conforto e recomeços.
No site da empresa, é possível encontrar artigos escritos por seus colaboradores na aba “Sacadas”, onde encontramos histórias sobre um prédio, uma casa ou um bairro. De forma bem pessoal e ao melhor estilo “storytelling”, o leitor facilmente se envolve.
Em meio à tanta paixão pela capital paulista, o CEO, Matteo Gavazzi, deu início ao projeto que hoje forma a trilogia “Prédios de São Paulo”. Ganhou vida graças a um financiamento coletivo, possui uma equipe composta por fotógrafos, designers, editores e arquitetos e mais de 8 mil exemplares já foram produzidos. O projeto tem sido referência para outras iniciativas similares ao redor do país.
Sua sede fica em Higienópolis, onde convidam a todos os interessados para bater um papo e trocam a palavra “clientes” por “amigos”.
Refúgios Urbanos é um exemplo que, para excelência e inovação, não é preciso uma grande estrutura e uma equipe gigante. Basta somente um conjunto de pessoas realmente apaixonados pelo que fazem e dispostos a impactar positivamente a vida das pessoas que passam por ali.
Hubbers
Idealizada por Luciano Amado, especialista no ramo imobiliário há 15 anos, essa empresa tem como objetivo facilitar ao máximo o processo de compra e venda de um imóvel.
Entendendo bem que hoje tudo começa online, a Hubbers investe em uma equipe de fotografia e vídeo, que proporciona alto nível de imersividade para o consumidor. A ideia é que essa visita virtual possa evitar visitas presenciais frustradas, quando, muitas vezes, a imagem distorce a realidade.
A empresa faz divulgação dos imóveis nos canais de mídia mais adequados e também faz a busca ativa de compradores potenciais. O primeiro contato é diretamente com a equipe especialista da Hubbers, que fica disponível das 09h às 22h. A partir daí, o encaminhamento é feito para a pessoa que, segundo a empresa, é a maior capacitada para falar daquele imóvel: o proprietário.
A Hubbers acredita que a inovação está na forma de fazer a corretagem. Por isso, ela é quem auxilia, promove e intermedia a venda de um imóvel. Luciano esclarece que sua empresa entende que o melhor vendedor de um imóvel é quem já morou nele, quem acreditou naquele investimento e quem criou hábitos e rotinas por aquela vizinhança. Por isso, crê que o diálogo entre o interessado e o proprietário é mais sincero e mais produtivo.
É uma empresa nova com um modelo longe do tradicional, e vem conquistando clientes. Mesmo assim, os sócios entendem que a evolução da empresa está atrelada a solucionar as necessidades com o passar do tempo. Por isso, se preciso for, estará pronta para inovar e se reinventar mais uma vez.
Browork
A Browork é uma plataforma imobiliária. Ela forma toda uma estrutura digital para operar seu negócio do ramo imobiliário. Por meio dessa empresa, é possível que a imobiliária (ou corretor empreendedor) crie um site com template próprio, CRM completo, rede de corretores, lançamentos by Órulo, site com função Private Broker, anúncios em portais imobiliários e expertise.
Diante da nova realidade digital, é fato que aproveitar soluções digitais tem sido um investimento inteligente. E, sabendo disso, a Browork oferece autonomia para a empresa ou corretor, para trabalhar de onde quiser e em qualquer horário. A empresa também oferece agilidade, com uma estrutura completa com autorizações, formulários, cartões de visita, placas, manuais e muito mais.
Essa plataforma também acredita no retorno lucrativo. Segundo ela, “Da comissão paga pelo cliente aos corretores, a divisão acontece da seguinte forma: 4% ficam para o corretor vendedor e 2% para o agenciador. Nos casos de exclusividade, os percentuais são de 3% e 3%.” Tudo isso a um baixo custo mensal.
A empresa possui sede em Porto Alegre e conta com um número crescente de usuários.
Beemob
A Beemob veio para dar match com o corretor! É inspirada no modelo americano em que um robô conecta um corretor que tem um imóvel para vender com outro corretor, que tem um cliente procurando por aquele imóvel. Esse encontro é possível graças ao cruzamento de informações, como as característica do imóvel e as características solicitadas pelo cliente. A partir daí, os corretores entram em contato via chat e organizam essa parceria em tempo real.
Sem dúvida, é pioneira no mercado brasileiro. Além do mais, é uma forma inteligente de ofertar parcerias em uma profissão que tem tanta concorrência. Muitos corretores perceberam que, graças à Beemob, podem ter mais oportunidades de trabalharem juntos.
Para inovar, nem sempre é preciso uma ideia genial ou recursos absurdos. Muitas vezes, o pioneirismo surge diante de uma necessidade no dia a dia. Essas são apenas algumas empresas, dentre tantas outras, que estão encontrando soluções alternativas para enriquecer um mercado tão antigo.
Já conhecia essas empresas? Que outra empresa você acredita que está inovando o mercado imobiliário? Conta para a gente nos comentários.
Insights da palestra de Octavio Pontedura da Refúgios Urbanos; Luciano Amado da Hubbers; Vitor Capun da Browork e Beemob, com mediação do Marcelo Dadian, Diretor do Grupo ZAP, apresentada no Conecta Imobi 2018.
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