Impulsionar mulheres no imobiliário: uma urgência para Elisa Rosenthal, a Voz Feminina no Prêmio Conecta 2022
“Mulheres preparadas lidam melhor com os papéis e responsabilidades que elas merecem, querem e precisam ter”. Quem diz isso é Elisa Rosenthal, a vencedora do Prêmio Conecta Imobi 2022 na categoria Voz Feminina.
Pela primeira vez presencialmente após a pandemia, o Conecta Imobi esteve cara a cara com mais de 5.800 profissionais e representantes do mercado imobiliário nos dias 21 e 22 de setembro deste ano. Nesta edição, também foi retomado o reconhecimento do mercado através do Prêmio Conecta Imobi, premiando profissionais em seis categorias.
Quem fez as honras da entrega do Prêmio Conecta Imobi foram Gábrielà Zañinetti (VP de Marketing ZAP+) e Marcelo Dadian (VP de Novos Negócios ZAP+).
Conversamos com a Voz Feminina, Elisa Rosenthal, e ela falou sobre a urgência de alinhar o discurso de equidade de gênero e incluir ações efetivas para esta mudança em todo o setor imobiliário. Veja como foi.
Bate-papo com a vencedora
Diretora Presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa é fundadora da organização que tem como principal objetivo reconhecer e reforçar o papel feminino no setor, de modo a reunir – em uma rede de apoio recíproca – para propagar, apoiar e capacitar mulheres profissionais do mercado imobiliário.
Desse instituto, surgiu o projeto Mulheres do Imobiliário Capacita, que oferece mentorias com especialistas do setor e do mercado. E foi esse o projeto que inspirou Elisa Rosenthal a participar do Prêmio Conecta 2022.
“Foram vidas profundamente impactadas num curto espaço de tempo, com oportunidades reais por meio da nova atuação com a corretagem imobiliária. Foi emocionante ver que mulheres, antes sem perspectiva por conta dos impactos da pandemia, conseguirem se recolocar no mercado de trabalho e desenvolver ferramentas e habilidades para empreender. A motivação veio especialmente em levar essas histórias para o maior número de pessoas”, explicou.
Para ela, conquistar o Prêmio Conecta Imobi 2022 nessa categoria, em especial, foi um grande reconhecimento. “Levo comigo muitas vozes que representamos pelo Instituto Mulheres do Imobiliário. Receber a premiação reforçou a importância e a responsabilidade que é estar nesta posição e ainda endossa o trabalho que lidero há mais de 3 anos”, afirmou.
Mulheres do Imobiliário Capacita
De acordo com Elisa, esse programa surgiu em função dos impactos da pandemia especialmente nas carreiras femininas. “As mulheres foram as principais impactadas por conta do isolamento social, sendo as primeiras a serem demitidas ou precisando pedir demissão, por necessidade”, explicou.
O programa visa oferecer novas oportunidades para essas mulheres, oferecendo bolsas de estudos 100% integrais para o Curso de TTI – formação para o mercado imobiliário -, grupo de apoio e conteúdo complementar para formar profissionais de excelência e conhecimento das possibilidades no setor, por meio da corretagem.
Ainda segundo informações da premiada, o Mulheres do Imobiliário Capacita tem excelente índice de conversão entre as matriculadas – inclusive, quando falamos de vagas afirmativas.
“O projeto foi criado com impacto de diversidade, incluindo vagas reservadas para mulheres pretas e pardas e, em sua segunda edição, incluindo a mulher trans”
“De 50% de alunas formadas em menos de um ano e meio do lançamento e algumas empreendendo no setor e com performance de vendas, 46% se identificam como pretas e pardas, mantendo o compromisso do programa em ampliar a diversidade racial no setor”, completou.
Para Elisa, o Mulheres do Imobiliário Capacita é a voz feminina de capacitação e formação de profissionais de referência no setor e tem como objetivo amplificar sua atuação no território nacional. “Conseguimos transformar efetivamente a vida de mulheres que, antes, não tinham oportunidade de carreiras ou negócios”, explicou.
Qualificação da mão de obra feminina
De acordo com a presidente do Mulheres no Imobiliário, o Capacita se expandiu. Hoje, o projeto possui no currículo uma oficina de qualificação de mão de obra feminina, realizada em parceria com a Concreto Rosa, uma empresa que atua na área de construção e reformas e que é referência na prestação desses serviços – predominantemente masculinos -, possibilitando que mulheres trabalhem nessas áreas de forma justa e igualitária. E Elisa quer ir além.
“Foram mulheres que criaram oportunidades de complementar a renda por meio de atividades de ajudante de pintura e pedreira. Nossa ideia é escalar ambos os projetos em nível nacional”
Com relação ao Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa entende que as prioridades no momento são ampliar a atuação por meio da abertura de regionais em estados de maior representatividade e aprimorar a capacitação e a presença feminina em toda a cadeia produtiva.
Além de presidir o instituto, Elisa Rosenthal é também autora do livro “Proprietárias: A Ascensão da liderança feminina no setor imobiliário”, uma obra que apresenta argumentos e dados que abrem as portas para um mercado mais original, diversificado e lucrativo, que contempla e impacta o futuro das mulheres e da prosperidade do setor no Brasil.
Comentários