3 dicas de iluminação para fotografia imobiliária
Dominar as técnicas de iluminação da fotografia imobiliária é imprescindível para criar fotos de interiores de alto nível.
Organizamos abaixo 3 dicas de iluminação para fotografia imobiliária para você criar imagens de melhor qualidade e ser um corretor de alta performance com o novo marketing imobiliário.
1. Domine a luz natural na fotografia imobiliária
Quando puder, preste atenção em uma revista de design de interiores; você possivelmente notará que a maioria das fotos foram criadas com uso da luz natural.
A luz natural é a melhor fonte de iluminação para interiores, também extremamente valorizada no mercado imobiliário.
Mas, não basta abrir as janelas e cortinas e deixar o sol entrar. Existem algumas dicas muito importantes para fotografar com luz natural:
a) Escolha a melhor hora do dia para fotografia de imóveis
Tudo pode variar com a época do ano e a posição do sol, mas, geralmente, entre as 9h e as 14h.
Assim, certifique-se de ter tempo suficiente para fotografar com luz constante. Evite fotografar interiores ao pôr do sol, quando a luz muda de cor rapidamente.
b) Abra todas as persianas do imóvel para fotografar
Faça com que a luz do sol preencha a sala da melhor forma possível. Você pode usar cortinas de rede para atenuar o contraste das janelas.
c) Apague as luzes dos cômodos
Uma das vantagens mais significativas de desligar as luzes é que você evita projeções de cores. Você também pode obter paredes brancas uniformes com edição simples.
d) Utilize rebatedores de luz
Em alguns casos, especialmente quando a luz natural não é suficiente para a iluminação da fotografia, é possível utilizar instrumentos como os rebatedores de luz para aumentar a área iluminada.
2. Fotografe com as luzes acesas e dê personalidade ao imóvel
Muitas vezes o desenho de luz pode ser uma característica essencial de um imóvel. Neste caso, você precisa acender as luzes para apreciá-las.
Dessa forma, uma simples foto não será suficiente para capturar todos os detalhes entre sombras e destaques. Por isso, existem algumas maneiras de obter a exposição certa; qual delas seguir é apenas uma questão de gosto e estilo pessoal.
A primeira delas é usar luz natural e um flash refletido para preencher as sombras da sala. A parte mais difícil é equilibrar três fontes de luz: as luminárias, a luz que vem das janelas e o flash.
Você pode fechar as cortinas se a luz da janela for muito forte. Então você pode definir a exposição nas configurações de sua câmera.
Os destaques devem apenas ser muito sutis, para evitar uma explosão completa da área ao redor das lâmpadas.
3. Escolha perspectivas de iluminação para foto
Aqui está um dos desafios mais comuns para fotógrafos imobiliários: mostrar o interior e o exterior como poderíamos ver com nossos olhos. Isso pode significar um exterior perfeitamente exposto e um interior brilhante.
Podemos fazer isso prestando atenção para que a foto seja exposta corretamente e com uma área exterior ao fundo, como no caso de uma janela.
Neste caso, é possível usar algumas ferramentas de ajuste local para recuperar os destaques da janela.
Os resultados nem sempre são limpos; na maioria dos casos, você pode perder alguns detalhes da vista externa. A transição da moldura da janela para o exterior pode parecer manchada.
Essas foram as nossas dicas de iluminação para fotografia imobiliária, você ainda pode conferir aqui outras dicas para fazer boas fotos dos imóveis.
Ainda tem dúvidas sobre fotografia imobiliária? Compartilhe com a gente nos comentários!
Comentários