Saiba orientar o seu cliente no momento de utilizar o consórcio imobiliário
O País atravessa uma situação de instabilidade econômica e, por conta disso, a procura por consórcio vem aumentando. “Até mesmo como consequência das novas regras para financiamento, o consórcio surge como uma ótima alternativa para o consumidor, principalmente pela ausência de juros e outras facilidades”, afirma Fabio Prado, diretor comercial do Embracon.
Segundo ele, a melhor forma de orientar o cliente sobre consórcio é informá-lo sobre como funciona o sistema. A venda deve ser feita de forma transparente, explicando como funciona a liberação do crédito, quais são as formas de contemplação e qual o plano ideal para o perfil dele.
Prado frisa ainda que, antes de oferecer a modalidade ao comprador, é preciso verificar os seguintes pontos:
– Qual a necessidade do cliente?
– Ele consegue conciliar as parcelas do consórcio com o aluguel?
– Qual a finalidade da compra? Primeiro imóvel ou investimento futuro? O interesse é por um imóvel novo ou usado? Construção ou reforma?
– Irá utilizar o FGTS?
Segundo ele, com base nessas respostas, é possível montar uma proposta adequada para a necessidade de cada um. É importante ficar atento para não criar falsas expectativas no cliente apenas para garantir a venda. Não deixe de enfatizar que essa é uma forma de compra programada e que a liberação do crédito é feita por meio de sorteio ou lance. Além disso, não prometa nada que não esteja nas leis do consórcio ou esteja fora do contrato da administradora.
Vantagens
É bom sempre lembrar que as vantagens do consórcio imobiliário são:
– Não possui juros, apenas taxa de administração que varia de acordo com a administradora de consórcio escolhida;
– Possibilidade da utilização do FGTS para dar lance;
– Liberdade de escolha na hora da compra;
– O cliente também pode negociar com o proprietário, pois o pagamento é à vista;
– Flexibilidade no pagamento da parcela, isto é, antes de ser contemplado o cliente pode alterar o valor do seu crédito;
– Créditos de até 180 meses;
– Valorização anual do crédito, assim o cliente pode utilizar a carta de crédito de acordo com os preços do mercado atual.
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