Conheça 6 dicas de como escrever e-mail de negociação de imóveis
Escrever um e-mail de negociação de imóveis parece simples, mas envolve cuidados que podem passar despercebidos. Por isso, separamos 6 dicas para corretores de imóveis que desejam melhorar a qualidade dos e-mails enviados aos potenciais clientes.
1 – Assunto do e-mail de negociação
Por vezes, escrevemos um e-mail inteiro e, somente na hora do envio, nos preocupamos com o assunto, não é mesmo? Acontece que esse pequeno detalhe tem um impacto imenso — afinal, é após lê-lo que seu potencial cliente decide se irá abrir ou enviar para a caixa de spam.
Aqui, temos dois principais cenários:
a) E-mail sobre negociação com cliente já em andamento
Nesse caso, o assunto precisa ser claro e objetivo quanto à questão que você irá abordar no email. Por exemplo:
b) E-mail de contato com potencial cliente para gerar interesse
Nesse caso, o assunto do e-mail torna-se ainda mais impactante, dado que sem uma negociação em andamento, as chances do seu e-mail se perder entre tantos outros e-mails promocionais na caixa de entrada do seu potencial cliente é maior.
Assim, o mais importante desse assunto é chamar atenção e gerar curiosidade, sempre citando o conteúdo e fugindo de clickbaits (títulos caça-cliques). Afinal, como corretor de imóveis, você precisa construir uma relação de confiança, certo?
Não há bala de prata na criação desse tipo de assunto, mas algumas estratégias podem aumentar as chances de abrirem seu e-mail:
- Adicionar o nome da pessoa no assunto do email;
- Usar gatilhos de mentais de vendas para aumentar a persuasão (como de novidade, escassez, curiosidade, etc);
- Envie assuntos curtos, títulos longos são cortados na visualização via caixa de entrada.
2 – Saudação ao cliente interessado na negociação do imóvel
O atendimento deve transmitir o sentimento de exclusividade ao potencial cliente. Por isso, principalmente por e-mail, a melhor forma de demonstrar a individualidade do mesmo é chamando a pessoa pelo nome e a cumprimentando. Um simples “bom dia” e perguntar como a pessoa está já faz toda diferença e ainda deixa a mensagem mais pessoal.
3 – Pense (bem) no conteúdo do seu e-mail
A forma do conteúdo do e-mail varia de acordo com o objetivo do mesmo. Ou seja, se você está nas etapas finais de uma negociação, é essencial manter a clareza e a objetividade.
Já se seu e-mail como corretor de imóveis está numa fase inicial com o cliente em potencial, é preciso apostar em comunicações que gerem vínculo e confiança.
Bônus:
- Se já tiver falado com o cliente por telefone, não esqueça de ressaltar isso por e-mail. Ex: Como conversamos por whatsapp, segue a proposta…
- Não escreva o conteúdo todo em letra maiúscula (Caps Lock), isso passa uma certa agressividade para o leitor, visto que, geralmente, escrever dessa forma quer dizer estar “gritando” com o remetente. Quer chamar atenção: aposte no negrito, sublinhado, itálico e no grifo!
4 – Use tópicos para organizar o corpo do texto
Dependendo da quantidade de informação que você está enviando por email, elas podem ficar bagunçadas e confusas. Para organizar, insira tópicos (conhecidos como bullets) e subtópicos. Com essa ferramenta, é possível transmitir um conteúdo denso de forma resumida e acessível. Por exemplo: bullet points na descrição de um imóvel:
5 – Finalize o conteúdo do e-mail
O fechamento do seu e-mail também é um momento muito importante! É preciso demonstrar confiança e abertura para que seu potencial cliente sinta-se à vontade para tirar todas as dúvidas e entrar numa negociação.
Bônus: termine seu e-mail com um CTA (call-to-action ou: chamada para a ação). Ou seja, convidando seu potencial cliente a agendar uma visita, entrar em contato, assistir um vídeo, visitar um site — em suma, realizar uma ação que o deixará mais próximo de fechar negócio com você!
6 – Assinatura de e-mail
Sua assinatura de e-mail é como um cartão de visitas: essencial para que o cliente tenha seus contatos e consiga te acessar por outros canais. Você pode configurar em seu próprio servidor de e-mail. Veja o que é necessário ter na sua assinatura:
- Nome e cargo (ou função);
- Número do CRECI (ou registro como avaliador);
- Número do celular e/ou da imobiliária e/ou escritório;
- Link para o site (se tiver);
- Logo (se tiver);
- Suas redes sociais profissionais.
Bônus:
Evite finalizar um e-mail profissional com frases de efeito ou de caráter religioso, foque sempre no profissionalismo.
Ao longo dos anos, o e-mail mudou, mas não perdeu relevância. Muito pelo contrário, adquiriu status de documento enquanto ainda manteve seu potencial como canal de relacionamento. Por isso, é uma das principais ferramentas que ajudam corretores de imóveis a se relacionar e fechar contratos com locatários e proprietários.
Dada a sua importância, é essencial usar um tempinho e um cuidado extras para atingir o objetivo da comunicação eficaz com o potencial cliente.
E por aí: qual sua melhor tática para e-mails? Compartilha com a gente! ?
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