Como o mercado imobiliário poderá usar a Busca Social do Facebook
Disponível, ainda, somente para quem utiliza o Facebook em inglês americano, o Graph Search, sistema de busca social do Facebook, certamente dará muito o que falar no mercado imobiliário brasileiro.
Ele basicamente possibilita que você procure, através de frases, por pessoas através de um cruzamento de informações. Por exemplo: pessoas que curtem “Nome de uma Página” e visitaram o Pacaembu.
A partir daí, é com a sua criatividade para utilizar este banco de dados para a sua estratégia de marketing. Principalmente no que diz respeito em conhecer os interesses do seu público e da concorrência.
A Forbes compartilhou dicas para que empresas utilizassem a Busca Social do Facebook para seu proveito. E aqui as coloco no contexto do mercado imobiliário brasileiro.
Que curtem uma página e outra página
Pesquisa: “Pessoas que curtem Uma Página e…” (People who like Uma Página and…)
Como usar: após este “e…” você pode pesquisar sobre qualquer tipo de coisa, mas aqui nos focaremos em outras páginas de empresas que podem servir para você saber o que seus fãs mais gostam.
Você pode usar isto para realizar promoções e descobrir se seus fãs gostam mais de Apple ou Samsung, por exemplo. E assim definir que o tablet a ser dado ao vencedor é da Samsung e não um iPad. Ou ainda para fazer uma promoção entre sua imobiliária e outra empresa da sua cidade na qual sua audiência gosta também.
Também pode utilizar este tipo de informação para saber se seus fãs gostam de bichos de estimação e sua imobiliária apoiar ou promover uma feira de adoção.
Na imagem abaixo está a intersecção entre os fãs da página do Guru do Corretor e da página do blog Publicidade Imobiliária.
E o que pode ser ainda mais interessante: descobrir qual dos seus fãs que também curtem a página da concorrência.
Ou ainda fazer as mesmas pesquisas que você fez para a sua empresa só que com a página da concorrência e com isto, realizar promoções que possam atrair o público que até o momento é deles somente.
Que curtem uma página e moram em determinado local
Pesquisa: “Pessoas que curtem Uma Página e moram em…” (People who like Uma Página and live…)
Como usar: Apesar de que você possa ter esta informação no próprio Insights de sua página, este recurso pode ser utilizado para encontrar pessoas que vivem próximas ao Mercado X ou ao Estádio Y, e com isto planejar o melhor local para realizar panfletagens ou outras ações que necessitam de presença local.
A próxima pesquisa dá mais abertura a este tema.
Proximidade de moradia e trabalho
Pesquisa: “Pessoas que moram perto de Um Local e trabalham perto de Outro Local” (People who live near Um Local and work near Outro Local)
Como usar: assim como “pessoas que curtem Uma Página e moram em…”, você pode usar os critérios para encontrar os que vivem “em” ou “perto de” cruzando com sua informação de trabalho. Com isto você será capaz de identificar o fluxo provável de seu público-alvo, assim como observar os segmentos que eles trabalham – o que pode dizer muito sobre seu estilo de vida e outras peculiaridades sobre a pessoa.
Além do mais, poderá fazer esta mesma pesquisa, porém colocando a sua página (ou a do concorrente) para entender seu público. Fiz a seguinte pesquisa com o Guru do Corretor: pessoas que curtem Guru do Corretor e vivem perto de Parque do Ibirapuera e trabalham perto do Cemitério da Consolação. E encontramos nossos colegas de VivaReal – pois trabalhamos próximos a este local (bem em frente na verdade).
Lugares visitados por quem curtiu uma página
Pesquisa: Lugares visitados por quem curte Uma Página (Places visited by people who like Uma Página)
Como usar: Mais uma mostra de que esta ferramenta é de grande valor para estratégias de marketing local. Com este tipo de pesquisa você poderá descobrir os lugares mais visitados por quem curte uma página, seja ela a sua ou outra.
O Facebook reconhece estes locais visitados pelas pessoas através do sistema de Check in do próprio Facebook e por sua integração com o Foursquare.
Além desta pesquisa que revela um panorama maior de locais, você pode aprofundar a pesquisa para “Restaurantes visitados por quem curte Uma Página” ou ainda “Restaurantes próximos ao Um Local visitados por pessoas que curtem Uma Página”. Assim teremos um resultado como este:
E existem outras diversas possibilidades
Nestes exemplos vimos que é possível encontrar pessoas ou locais apenas cruzando informações públicas. Em resumo, você será capaz de utilizar as seguintes “predefinições”:
- Pessoas que curtem PÁGINA e moram perto de/em LUGAR
- Páginas curtidas por pessoas que moram perto de/em LUGAR
- Lugares visitados por pessoas que moram perto de/em LUGAR
- Pessoas que curtem PÁGINA e trabalham perto de/em LUGAR
- Restaurantes/Bares/Academias/etc. visitados por pessoas que moram perto de/em LUGAR
- Restaurantes/Bares/Academias/etc. visitados por pessoas que trabalham perto de/em LUGAR
Você pode também usar de mais variações para estas pesquisas adicionando novos critérios para deixar ainda mais preciso o resultado. Como por exemplo, usando as possibilidades de filtro por idade, ano e local de nascimento, que são ou não seu amigo, ou que são amigos de outra pessoa, que trabalham em uma empresa mas não curtem a página dela, etc.
Lembre-se que tudo está baseado em informações compartilhadas publicamente por estas pessoas. Ou seja, o que não é público não é apresentado. Outra coisa, estas pesquisas, assim em português, são sugestões e possibilidades para a futura versão do Graph Search em português do Brasil – já que no momento só existe em inglês.
Use e abuse da Busca Social no Facebook para saber mais sobre o seu público e poder compreendê-lo para utilizar em campanhas, principalmente as que utilizam de informação local. Para ter acesso, atualmente, é necessário entrar em uma lista de espera e ter seu Facebook em inglês.
Já falamos com o pessoal do Facebook Brasil e ainda não há data estimada para o seu lançamento em português brasileiro. Até lá, teste seu inglês e vá “brincando” com os recursos.
Detalhe: apesar de estar disponível em inglês atualmente, os resultados serão relativos às suas pesquisas, independente se elas estão contextualizadas no Brasil ou qualquer outro lugar do mundo, sendo válidas pesquisas sobre locais ou páginas em português ou qualquer outro idioma.
Comentários