Como lidar com diferentes perfis profissionais na imobiliária?

Uma equipe de vendas de qualidade é imprescindível para qualquer tipo de negócio. Com o mercado de imóveis isso não é diferente, por isso, é preciso saber lidar com os diferentes perfis profissionais dentro da imobiliária e principalmente do seu time.
A diversidade de características não é algo negativo, visto que o equilíbrio entre as competências e comportamentos auxilia a alcançar clientes de diferentes necessidades e exigências. Por este motivo, uma boa gestão de pessoas e uma liderança impecável é essencial para atingir bons resultados com diferentes corretores de imóveis. Confira dicas para lidar com os diversos perfis profissionais:
Feedbacks são essenciais
Analisar o desempenho de cada um e saber reconhecer os que estão se dedicando mais é fundamental para avaliar a estratégia de vendas da imobiliária. Oferecer as informações de maneira geral e individual também é um modo de mostrar a relevância que cada um apresenta no dia a dia da empresa.
Além disso, o feedback possibilita que o líder conheça melhor o seu time, entenda os resultados, as razões e busque soluções melhores (quando necessário) para melhorá-los, identificando o que deve ou não ser explorado.
1 on 1
Apesar de demandar um tempo a mais, as reuniões nomeadas de one on one são ideais para manter uma equipe alinhada e engajada, visto que seu formato é construído com periodicidade entre um gestor e seu liderado.
A frequência para este tipo de “bate-papo” deve ser constante. O 1:1 pode ser feito quinzenalmente entre um gestor e cada um dos seus liderados. Vale lembrar que não são tratados os mesmos temas em todas as reuniões, já que a gestão e priorização dos temas é algo bastante particular.
Como estruturar uma reunião 1:1?
Uma sugestão é separar a reunião em duas partes:
Falando do funcionário (ao menos 80% da duração da reunião):
Algumas perguntas possíveis são:
- Você está feliz com a sua situação atual na imobiliária?
- O que passa pela sua cabeça quando lhe perguntam sobre sua satisfação com o trabalho?
- Como está sua vida pessoal?
- Como você acha que posso melhorar como gestor?
- Quais obstáculos posso remover para que você renda mais?
Falando da empresa (máximo de 20% da duração da reunião):
Algumas perguntas possíveis são:
- Na sua visão, como podemos melhorar como imobiliária?
- Qual o maior problema da nossa imobiliária? Por quê?
- Dos seus colegas, existe um que você admira?
- Existe alguma oportunidade que, na sua visão, estamos deixando passar?
Incentive o desenvolvimento profissional
Contar com uma equipe equilibrada, de diferentes perfis profissionais e habilidades distintas pode favorecer bastante os negócios de uma imobiliária. Enquanto um é de personalidade carismática e tem talento para negociações, outro pode ser mais reservado e ter outros conhecimentos relevantes.
Isso acaba fazendo com que um “sane” as necessidades do time de acordo com as necessidades do negócio. Para desenvolver ainda mais a personalidade de cada um, é preciso que a gestão fique atenta para incentivar cada um de seus colaboradores.
Dedique tempo às pessoas da equipe
Mesmo que o dia a dia em uma imobiliária seja uma “loucura”, ter o lado humano pode ser um dos segredos para fazer as coisas caminharem da maneira correta e ter colaboradores que queiram fazer acontecer!
Uma boa gestão de equipe de vendas exige um esforço de tempo para atender as necessidades coletivas e individuais de cada um. Vale lembrar que cada um tem um perfil diferente e por isso não é cabível tratar todos do mesmo jeito e generalizar.
Vale conhecer as competências de cada um, as principais habilidades e dificuldades. Isso permite montar uma estrutura mais qualificada, respeitando as aptidões de cada um.
Apesar da dificuldade que é lidar com os diferentes tipos de perfis profissionais e de conseguir “virar a chave” de cada funcionário, é imprescindível buscar conhecer cada um dos colaboradores da sua equipe.
E você, como faz para lidar com os seus corretores imobiliários? Conte para nós nos comentários.
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