Como fazer uma boa apresentação pessoal de corretor de imóveis?
Uma boa apresentação pessoal pode ser o primeiro passo para conquistar clientes e alavancar a carreira no mercado imobiliário.
A apresentação do corretor de imóveis é fundamental para causar uma boa impressão em clientes e parceiros, e gerar oportunidades de bons negócios.
Engana-se quem pensa, no entanto, que a apresentação pessoal está ligada apenas à aparência.
O modo como você se veste e se porta é importante, mas existem outros pontos importantes a serem levados em consideração para construir uma boa apresentação.
O discurso, repertório, boa oratória e a presença digital são alguns desses elementos.
A apresentação pessoal é uma somatória de ações que ajudam a transmitir ao cliente sua imagem profissional, e faz parte do seu branding pessoal.
O que é apresentação pessoal?
Como o próprio nome sugere, apresentação pessoal é o modo como você apresenta a si próprio.
No caso de corretores de imóveis, a apresentação pessoal é o recurso para se apresentar a clientes e parceiros.
Para fazer um paralelo simples, você se lembra da época da escola, em que os alunos se apresentavam no primeiro dia de aula?
Aquela era uma forma de apresentação pessoal, em que se dizia o nome, idade e outras informações.
O mesmo vale para o contexto profissional. É na apresentação pessoal que o corretor de imóveis introduz informações importantes sobre si próprio e sua carreira, podendo despertar o interesse e a confiança do cliente.
A apresentação pessoal pode acontecer de diversas formas: oral, escrita, por vídeo, online, presencial.
Em todas elas, é importante ter clareza do que se deve comunicar e tomar cuidado com a impressão que quer deixar no público.
A apresentação pessoal deve comunicar quem você é e o que faz, suas habilidades e experiências que podem agregar naquele atendimento.
O principal objetivo é despertar no cliente a confiança necessária para investir no seu trabalho e fechar negócios futuramente.
Como fazer uma apresentação pessoal de corretor de imóveis?
Uma boa apresentação pessoal comunica o profissional que você é e faz com que o cliente se sinta confortável e seguro.
Por isso, para se apresentar, é preciso ter boa comunicação e clareza dos seus objetivos.
Confira a seguir algumas dicas sobre como fazer uma apresentação pessoal de corretor de imóveis.
Conheça o público que quer impactar
Conhecer seu público-alvo é um dos primeiros passos para obter sucesso na carreira de corretor de imóveis, e não é diferente no caso da apresentação pessoal.
O tom da sua comunicação pessoal deve fazer sentido para o público com quem quer dialogar.
Se o seu público é composto por investidores, por exemplo, vale apostar em uma comunicação mais séria e corporativa.
No caso de clientes que são famílias ou jovens em busca do primeiro imóvel, a apresentação mais leve e informal pode ser uma boa pedida.
Tenha uma boa estratégia de presença digital
Em uma era digital como a que vivemos, a apresentação pessoal do corretor começa antes mesmo do primeiro aperto de mãos.
Ter uma boa estratégia de marketing digital é indispensável para atrair clientes, e a apresentação pessoal também deve estar refletida na sua presença digital.
Perfis em redes sociais como Instagram e LinkedIn são bons cartões de visita para corretores de imóveis.
Nessas plataformas, você pode publicar conteúdos de interesse do seu público-alvo, além dos anúncios de imóveis. Conteúdos com dicas e informativos são sempre bem-vindos.
Uma boa dica também é separar o pessoal do profissional. Tenha um perfil para apresentação profissional no Instagram, separado do seu perfil pessoal.
É importante lembrar que o comportamento no ambiente profissional pode ser bastante diferente do pessoal, portanto, vale a pena tomar este cuidado.
Cuidado com a sua imagem
A boa apresentação pessoal do corretor de imóveis também passa pelo visual. Isso não significa que você deve adotar um estilo muito formal, mas é importante tomar cuidado com o visual, já que o vestuário também comunica a sua personalidade.
Em ocasiões como visitas e reuniões com clientes, aposte em peças confortáveis e em bom estado.
Se a ocasião for mais formal, como uma reunião de negócios com grandes investidores ou a inauguração de um imóvel de alto luxo, vale investir em roupas sociais mais adequadas.
Na hora de escolher o “look”, lembre-se de optar por peças que passem confiança e deixem confortável ao mesmo tempo.
Trabalhe seu branding pessoal
A apresentação pessoal é um dos pilares do chamado branding pessoal. O branding pessoal reúne uma série de ações que devem ser tomadas para influenciar o modo como as pessoas percebem a sua presença.
Uma boa apresentação pessoal deve reforçar a sua marca, como deseja ser percebido pelo público.
Isso significa que, para construir sua apresentação pessoal, primeiro é importante definir o que é a sua marca pessoal.
Quem eu quero impactar? Que imagem eu quero passar com a apresentação? Quais gatilhos mentais quero despertar nas pessoas que terão contato com a minha imagem?
Essas são algumas boas perguntas a se fazer na hora de pensar seu branding pessoal e, claro, influenciam diretamente o modo como você se apresenta pessoalmente e no mundo digital.
Pratique a escuta ativa
Para fugir dos clichês e aprimorar sua apresentação pessoal, é importante estar atento a feedbacks e entender o modo como clientes e parceiros se comportam. Para isso, praticar a escuta ativa é fundamental.
No universo das vendas, que também é o universo do corretor de imóveis, é normal cairmos em certos clichês e adotarmos um discurso pasteurizado.
No mundo atual, no entanto, com clientes cada vez mais exigentes e bem informados, é importante personalizar cada atendimento.
Ouvir atentamente a demanda do cliente desde o primeiro contato vai te ajudar a conduzir melhor a parceria e fechar bons negócios, além de ajudar a adotar uma apresentação pessoal cada vez melhor a partir das experiências vividas com os clientes.
Entender o que o cliente deseja também vai te permitir passar mais confiança no discurso e na apresentação, modulando a abordagem de acordo com cada perfil.
Comunicação clara e objetiva
O modo como você se comunica diz muito sobre sua personalidade e profissionalismo. Um bom texto de apresentação para corretor de imóveis, por exemplo, deve ser claro e objetivo.
Logo de cara, o cliente deve saber com quem está falando, qual sua especialidade e como você pode ajudá-lo.
O mesmo vale para todo o processo de atendimento ao cliente. Da apresentação pessoal ao fechamento do contrato, aposte em uma comunicação de fácil entendimento e que seja objetiva.
Evite clichês e trocadilhos, por exemplo, e atenha-se ao objetivo principal daquela interação.
Isso não significa que sua comunicação não pode ser leve e descontraída. Muitas vezes a situação pede uma dose de descontração para deixar o cliente mais à vontade e seguro. No entanto, vale dosar bem e tomar cuidado com a comunicação.
O principal é passar confiança para o cliente de que aquelas informações estão corretas e que ele está amparado por um profissional sério e especialista.
Prestando atenção nas dicas acima, você será capaz de construir uma boa apresentação pessoal de corretor de imóveis e causar a primeira impressão que precisa em seus clientes.
O importante é focar na comunicação e prestar atenção aos detalhes para construir uma boa marca pessoal!
Você trabalha a sua apresentação pessoal como corretor de imóveis? Tem mais dicas? Compartilhe nos comentários!
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