Como fazer um plano de negócios para imobiliária?

Você sabe como fazer um plano de negócios para imobiliária?
Assim como em outros segmentos da economia, um plano de negócios representa um documento estratégico para as imobiliárias, apresentando dados e consolidando metas para a sustentabilidade empresarial, com crescimento e rentabilidade.
No entanto, para que sejam eficientes alguns aspectos devem ser considerados, como persona, tendências de mercado, valor de marca, modelo de negócios, marketing, aspectos legais e normativos, entre outras dimensões.
Neste artigo explicamos como fazer um plano de negócios para uma imobiliária, tendo em vista a assertividade deste documento e os resultados positivos que ele possibilita. Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
Afinal, o que é um plano de negócios?
Um plano de negócios é um documento estratégico que estabelece os fundamentos e diretrizes para iniciar, consolidar ou expandir uma empresa.
Desse modo, este documento representa um roteiro que define as etapas necessárias para que a imobiliária atinja seus objetivos financeiros e de mercado, considerando um período determinado. Por exemplo, englobando:
- Análise detalhada do público-alvo (persona);
- Definição de posicionamento de marca;
- Análise de práticas dos concorrentes;
- Diferenciais competitivos;
- Mercado imobiliário e suas tendências;
- Estratégias de marketing
Mas, qual a importância desse documento? E como fazer um plano de negócio para imobiliária? Continue no artigo.
A importância do plano de negócios em imobiliárias
Um plano bem elaborado apresenta impactos positivos em diverso âmbitos do negócio, sendo crucial para a definição e implementação de estratégias que visam a sustentabilidade, crescimento e rentabilidade da empresa a curto, médio e longo prazo.
Assim, o plano de negócios permite tanto uma visão clara sobre os objetivo e metas da empresa quanto desempenha um papel crucial na atração de potenciais investidores, demonstrando solidez empresarial.
Considerando este documento, as imobiliárias são capazes de compreender profundamente o seu público alvo, oferecendo serviços alinhados às necessidades e expectativas dos clientes. Aspectos que refletem na maior rentabilidade da empresa.
Confira a seguir um passo a passo e saiba quais aspectos devem ser considerados na elaboração do plano de negócios.
Como fazer um plano de negócios para imobiliária?
Confira a seguir as etapas, critérios e pontos de atenção necessários e saiba como fazer um plano de negócios para imobiliária.
Conheça sua persona
Conhecer e definir uma persona (perfil detalhado do cliente ideal) é uma das primeiras etapas na elaboração e estruturação de um plano de negócios para imobiliária.
Assim, é necessário realizar o levantamento minucioso das características, necessidades, dores, preferências e comportamentos do seu público-alvo, de modo que a imobiliária defina serviços, comunicação e ofertas específicas com alcança mais assertivo.
Por estes aspectos, entender a persona não só guia a estratégia de marketing como influência decisões de produtos, vendas e desenvolvimento de negócios.
Estude sobre os concorrentes
Outro aspecto crucial para saber como fazer um plano de negócios para imobiliária é a análise da concorrência.
No segmento das imobiliárias, esta análise implica em compreender as práticas dos concorrentes, seus pontos fortes e fracos, assim como o seu posicionamento de mercado.
Ou seja, realizar a identificação das estratégias e onde os concorrentes estão se saindo bem pode fornecer uma linha de base para o negócio, assim como compreender os pontos fracos também podem indicar oportunidades de diferenciação.
Além disso, essa análise pode revelar lacunas no mercado que podem ser preenchidas pelo novo negócio, ajudando a definir uma proposta de valor única.
Atualize-se sobre o mercado

O sucesso no ramo imobiliário exige conhecimento atualizado sobre o mercado, incluindo tendências de preços, preferências de compra e aluguel, assim como sobre a evolução econômica do setor.
Este conhecimento ajuda a empresa a se posicionar de forma estratégica, fornecendo dados aos diretores e gestores sobre como fazer um plano de negócios para imobiliária que considere aspectos econômicos e de mercado.
A avaliação e atualização também é capaz de fornecer dados para que o novo negócio adapte ofertas de acordo com as demandas atuais e as projeções futuras, tendo em vista a compreensão de comportamentos de consumo e tendências.
Vale a pena lembrar que o acompanhamento contínuo de relatórios setoriais, participação em eventos do segmento como o Conecta Imobi, além da construção e manutenção de um networking ativo também são formas eficazes de manter-se informado.
Defina seus diferenciais e pontos fortes
Na elaboração de um plano de negócio é crucial identificar e enfatizar os diferenciais e pontos fortes da imobiliária para se destacar no mercado, apresentando maior competitividade.
Por exemplo, considere incluir diferencias como:
- Localização privilegiada;
- Atendimento personalizado;
- Expertise em determinado tipo de imóvel;
- Tecnologia inovadora para facilitar transações.
Vale destacar que esses fatores são essenciais para a construção da proposta de valor, atraindo clientes e consolidando a marca da empresa como única e preferencial.
Aproveite e saiba também sobre o Playbook de Vendas, um documento que apresenta todas as diretrizes para o funcionamento ideal do comercial da imobiliária!
Encontre um segmento para explorar
Especializar-se em um nicho de mercado permite à imobiliária focar seus recursos e conhecer profundamente as necessidades de um grupo específico de clientes.
No plano de negócios para a imobiliária, estes aspectos podem ser apresentados como a especialização em imóveis de alto padrão, propriedades rurais, imóveis comerciais, dentre outros segmentos que podem ser livremente explorados.
Assim, definir um segmento comunica expertise e reconhecimento nessa área, tornando a marca referência para aquele determinado público-alvo. Vale a pena lembrar, é necessário considerar sempre a persona e o público definido anteriormente.
Aproveite e saiba também quais são as 4 fases e ciclos do mercado imobiliário.
Crie sua própria marca
Ao questionar como fazer um plano de negócios para imobiliária, é crucial refletir sobre a nova marca.
Criar uma identidade forte é essencial para uma imobiliária transmitir seus valores e missão. Assim, este processo envolve a escolha de um nome impactante, a criação de um logo que represente a filosofia da empresa e a elaboração de uma narrativa de marca coesa.
Isto é, a identidade da marca deve ser consistente em todos os pontos de contato com o cliente, reforçando a presença e o reconhecimento no mercado.
Desenvolva seu modelo de negócios
O modelo de negócios representa a estrutura que dá sustentação à imobiliária, enquanto empresa, impactando a estrutura operacional, financeira e o marketing.
Desse modo, o modelo detalha e determina como a empresa cria valor. Por exemplo:
- Aquisição de imóveis;
- Processo de vendas ou locação;
- Gerenciamento de propriedades;
- Serviços adicionais.
Portanto, este modelo deve ser robusto e flexível, tendo em vista o desenvolvimento e evolução do mercado, sendo inovador o suficiente para se destacar em um ambiente competitivo.
Tenha um planejamento financeiro
Estabelecer um planejamento financeiro sólido representa uma das ações cruciais à sobrevivência, crescimento e rentabilidade da imobiliária.
Neste sentido, ao considerar como fazer um plano de negócios para imobiliária, tenha em mente a necessidade de estimativas de previsão de receitas, despesas, fluxo de caixa, assim como a análise da viabilidade financeira do negócio.
Por isso, o planejamento deve contemplar tanto as operações do dia a dia quanto os cenários futuros, incluindo expansão e investimento em tecnologia. Além disso, monitorar e ajustar regulamente a saúde financeira é essencial, sob o aspecto estratégico.

Conte com um plano de marketing
Assim como em qualquer segmento ou atividade econômica, para uma imobiliária o plano de marketing é fundamental para atrair e reter clientes.
Neste plano é necessário detalhar as estratégias para a promoção e anúncio de imóveis, identificação e atração de clientes em potencial e manutenção de relacionamentos.
Assim, a utilização de múltiplos canais de marketing, como plataformas de mercado imobiliário, mídia social, email marketing e publicidade tradicional é recomendada.
Siga a legislação vigente
Cumprir com a legislação vigente é um aspecto crítico para qualquer negócio e, para uma imobiliária, o cenário não é diferente.
Isso inclui a atenção às leis de zoneamento, regulamentos de compra e venda, regras de locação e leis fiscais específicas para o setor imobiliário, dentre outros aspectos legais e normativos.
Desse modo, a conformidade com a legislação vigente não apenas evita futuras penalidades e interrupções nas operações do negócio, mas também comunica seriedade e confiança para clientes e parceiros.
Revise o plano conforme necessário
Por fim, vale sempre lembrar que um plano de negócios estratégico e assertivo não é estático. Aspecto que permite a adaptação rápida a novas circunstâncias e oportunidades
O plano deve ser revisado e atualizado de maneira regular para refletir as mudanças no mercado, na concorrência, nos objetivos da empresa, no comportamento dos clientes ou, ainda, em seu perfil de consumo.
Isso significa estar atento aos indicadores de desempenho do negócio, assim como ao feedback dos clientes, ajustando estratégias para garantir que o negócio se mantenha relevante e em crescimento.
Garanta a assertividade do seu plano de negócios, aumentando as chances de sucesso e resultados positivos anunciando na vitrine imobiliária que traz exposição certa para seus imóveis!

Conclusão
Neste artigo explicamos como fazer um plano de negócio para imobiliária, considerando aspectos como definição de persona, análise de mercado, criação de marca e identidade, assim como planejamentos financeiros e estratégia para maior competitividade.
Como vimos ao longo do artigo, a definição de um plano de negócio é essencial para empresas de qualquer ramo ou segmento da economia. Assim, para o setor imobiliário esta máxima não é diferente.
Uma imobiliária que realiza suas atividades cotidianas com base em um planejamento de negócios pode apresentar resultados positivos em comparação àquela que não apresenta este documento consolidado.
Portanto, analise, identifique, avalie e defina todos os aspectos relacionados ao plano de negócios, colocando-os em prática de modo a alcançar resultados positivos em sustentabilidade empresarial, crescimento e rentabilidade.
Deseja expandir seus conhecimentos em mercado imobiliário e negócios? Assina os cursos da Conecta Imobi Academy e tenha acesso à plataforma educacional mais completa do segmento!
Comentários