Ciclos do mercado imobiliário: conheça as 4 fases
Se você é proprietário de uma imobiliária, corretor de imóveis ou investidor, deve conhecer os ciclos do mercado imobiliário.
Isso porque entender como o mercado se comporta é indispensável para investir de forma mais assertiva, bem como orientar clientes em seus investimentos e aproveitar as melhores oportunidades de negócios.
Os ciclos do mercado imobiliário estão diretamente ligados à macroeconomia, já que a duração destes ciclos e seu comportamento variam de acordo com fatores como taxas de juros, condição econômica do país, estabilidade política etc.
Mas se engana quem pensa que este conceito é complexo. Entender quais são os ciclos do mercado imobiliário e o que pode influenciá-los é simples e fundamental para uma atuação estratégica e assertiva no setor, seja como profissional ou investidor.
Se você está entrando no mercado agora, ou já atua no setor imobiliário mas ainda não sabe o que são os ciclos do mercado imobiliário, entenda a seguir.
O que são os ciclos do mercado imobiliário?
Ciclo do mercado imobiliário são as alterações periódicas nos preços e nas atividades do mercado, influenciadas por diversos fatores políticos e econômicos.
Em geral, os ciclos do mercado imobiliário, assim como em outros setores da economia, passam por fases de expansão, quando preços e a movimentação do mercado aumentam, e retração, momentos de baixa nos preços e na demanda.
O ciclo do mercado imobiliário é algo que deve ser acompanhado por todos os agentes do setor, mas especialmente por investidores imobiliários, tanto aqueles que investem em imóveis para revenda ou locação, quanto para investidores de fundos imobiliários.
Os ciclos do mercado imobiliário apresentam certa previsibilidade e ficar por dentro das tendências do setor pode impedir que o investidor tome decisões equivocadas.
O primeiro passo é entender quais são os ciclos do mercado imobiliário e o que influencia o comportamento destas fases. Conheça as quatro fases do ciclo do mercado imobiliário:
Quais são os ciclos do mercado imobiliário?
1. Recuperação
A fase de recuperação do ciclo imobiliário refere-se a um momento gradual nos preços e nas atividades do mercado. Esta fase normalmente acontece após um momento de recessão ou desaceleração da economia.
A recuperação é marcada por um aumento gradativo da demanda à medida que a economia passa por recuperação e as taxas de juros estão mais baixas.
Para investidores, a fase da recuperação do mercado imobiliário é um dos melhores ciclos para investimentos antes da alta de preços.
2. Expansão
Durante a fase de expansão do mercado imobiliário, a demanda aumenta de forma expressiva. A fase de expansão é marcada pela alta nos preços e pelo incentivo a novas construções para atender à alta demanda por imóveis.
Outra característica da fase de expansão do mercado imobiliário é o desequilíbrio entre oferta e demanda, já que o mercado não consegue atender de forma imediata à procura por imóveis, com construções em andamento que podem demorar meses ou anos para serem concluídas. Este movimento provoca alta nos preços.
A fase de expansão do mercado imobiliário normalmente se dá acompanhada da retomada da economia e da baixa nas taxas de juros.
3. Excesso de oferta (hiperoferta)
A terceira fase dos ciclos do mercado imobiliário é a etapa de excesso de ofertas ou hiperoferta. Como o próprio nome sugere, este ciclo é marcado pelo aumento expressivo nas ofertas de imóveis no mercado.
A grande quantidade de imóveis disponíveis para compra e investimento no mercado imobiliário nesta fase do ciclo é resultado das construções promovidas na fase de expansão.
Neste momento, a tendência é que os preços comecem a estagnar e cair, em decorrência do desequilíbrio entre a oferta e a demanda.
4. Recessão
Na fase da recessão no ciclo do mercado imobiliário, os preços sofrem quedas ainda mais significativas, bem como a movimentação do mercado.
Essa etapa do ciclo do mercado imobiliário normalmente acompanha a recessão da economia do país, e pode durar mais ou menos tempo, a depender de influências externas.
Durante a fase de recessão, as novas construções também diminuem, visto que o mercado reage de acordo com a demanda, que está em baixa.
As fases do mercado imobiliário são cíclicas, ou seja, após a recessão, a tendência é que haja recuperação e o ciclo se reinicie.
Cada etapa dos ciclos do mercado imobiliário podem durar mais ou menos tempo, a depender de fatores econômicos, políticos e sociais que impactam diretamente o setor de moradia de um país.
Entre os fatores que impactam os ciclos do mercado imobiliário, estão questões relacionadas a taxas de juros, incentivos de governo, investimentos externos e grandes eventos que valorizam o mercado, fortalecimento da economia e aumento da demanda etc.
Qual a perspectiva do cenário imobiliário para 2024?
Em 2024, o mercado imobiliário aponta para um cenário otimista, com fatores que devem influenciar a movimentação positiva do setor.
O cenário econômico positivo, com crescimento sustentável, deve ajudar a acelerar de forma saudável o mercado imobiliário.
Fatores como a queda de desemprego e a variação positiva do PIB (Produto Interno Bruto) apontam para o aquecimento da economia.
Outro fator que tem influência direta no ciclo do mercado imobiliário e que se apresenta favorável em 2024 são os juros.
A redução na Selic, taxa básica de juros, aquece especialmente as vendas de imóveis, já que o financiamento se torna mais acessível e atrativo.
A retomada do programa Minha Casa Minha Vida, iniciativa de incentivo à moradia popular do governo federal, também é fator que deve movimentar ainda mais o mercado imobiliário.
Com as novas regras do programa em vigor e investimento de longo prazo como uma das prioridades do governo, o MCMV ajuda a impulsionar o mercado. Boa oportunidade para atuar no nicho de moradias populares.
Essas são as principais tendências do mercado imobiliário em 2024. Vale sempre lembrar que, apesar da previsão positiva, o mercado está sujeito a influências externas e do comportamento da economia e da sociedade.
Além de conhecer as quatro fases do ciclo do mercado imobiliário e entender seu conceito, é importante que o investidor e os demais profissionais do setor estejam atentos aos movimentos do mercado, atentos às principais pesquisas de inteligência de mercado.
Uma boa dica neste sentido é ficar de olho em blogs como o Conecta Imobi e o DataZAP, plataforma que traz insights e estudos sobre o mercado imobiliário.
Você já conhecia os ciclos do mercado imobiliário? Comente!
Comentários