Como aumentei 5 vezes os contatos recebidos com as melhorias do VivaPro
Para a grande maioria destas imobiliárias, sua conta de anúncios no portal imobiliário é um importante aliado em sua estratégia de captação de contatos e conseguir extrair desta conta mais resultados, é uma tarefa que exige dedicação diária e capacidade de interpretação de dados básicos, como por exemplo o número de vezes que um anúncio é visualizado. Eu realizo um trabalho de consultoria para imobiliárias que se encaixam no perfil apresentado acima e confesso que, muitas vezes, seria preferível começar novamente os anúncios, com novas descrições, novas fotos e refazer toda a prospecção, do que modificá-los buscando melhorar o seu desempenho em geração de contatos a partir da maneira como foram criados. Felizmente, desde meados de novembro, quando o VivaPro ‒ o antigo Portal do Anunciante do VivaReal ‒ disponibilizou diversas melhorias, meu trabalho foi facilitado, pois encontrei ali mesmo no painel do usuário as informações que eu preciso sobre meus anúncios e ao realizar ações baseadas no que o VivaPro fornece, triplicamos o número de leads recebidos no mês seguinte. Compartilho com vocês aqui neste artigo, como a utilização do VivaPro e suas melhorias constantes me ajudaram a aumentar em 5 vezes os contatos recebidos por um dos meus clientes no período de um mês.
1.Visualização de anúncios
Quando não se vende ou comercializa um imóvel dentre de um determinado período, saber quantas vezes seu anúncio foi visto é um dado extremamente importante, pois com estas informações você consegue entender:- Em comparação com os outros, se este anúncio recebeu um bom número de contatos;
- Se ele merece ou não estar entre os destaques;
- Se deve ajustar o anúncio com novas fotos ou alterar a imagem principal.
Assim, no primeiro cenário, tivemos pouco mais de 1000 visualizações dos anúncios durante o mês de dezembro e um modesto número de leads, mesmo considerando o período de festas.
Percebendo que os imóveis marcados como completos recebiam mais contatos que os demais, mesmo estando fora dos destaques, concentrei em melhorar a qualidade daqueles que estavam com boa visualização, mas definidos pelo VivaPro como quase completos.
Ficou evidente que era preciso otimizar mais anúncios para conseguir aumentar o número de visualizações e por consequência, a quantidade de contatos. Ao otimizar mais anúncios (60% deles), conseguimos um resultado muito expressivo se comparado ao período anterior. Compare:
A quantidade de visualizações aumentou em 70% em relaçãoao primeiro cenário. Já a quantidade de contatos, subiu de 5 para 30 e isto sem levar em conta as exibições do número de telefone que saíram de 19 em dezembro, para 42!
Esta diferença de performance foi possível graças ao acesso às visualizações, mas também contou com uma outra ferramenta importante do VivaPro, o completômetro.
2. Completômetro
O completômetro não é exatamente uma melhoria, ele já está à disposição dos anunciantes há pelo menos um ano. Atua como se fosse um termômetro da qualidade do anúncio: ele vai de “incompleto” (de 0 a 49 pontos) até o “completo”, com 100 pontos. É extremamente importante, pois está adequado àquilo que o seu cliente considera importante e, por isso, exige mais cuidado de quem prepara o anúncio.
A novidade é que, ao cruzar os dados do completômetro com o número de visualizações por imóvel, é possível constatar que são estes os anúncios que mais convertem em contatos e são neles que moram as melhores oportunidades de vendas.
E este é o principal indicativo que você tem para conseguir melhorar ainda mais o desempenho, determinando os melhores anúncios para a área de destaques.
3. Gerenciamento dos destaques
Conhecer o melhor imóvel ou turbinar aquele que precisa ser vendido logo era praticamente a única forma de escolher os anúncios para a área de destaques. Agora com as informações de visualizações e do completômetro, além do número de contatos já recebidos, destacar os anúncios com melhor performance fica mais fácil, mais assertivo, além de permitir que seja alterado a partir de um clique, sem necessidade de alterar no software da imobiliária. Eu particularmente não faço alterações nos destaques dentro de um mês. Utilizo um plano simples, parecido com o que você usa na sua empresa, com apenas 5 destaques e preciso tirar o máximo de proveito dele. Alinho a estratégia mensal e só escolho novos anúncios no período seguinte. Caso o anúncio em destaque não tenha um bom desempenho, procuro melhorar sua qualidade, inserindo fotos, reescrevendo uma descrição ou simplesmente trocando a imagem principal.
Seja qual for a sua estratégia para determinar quais serão os destaques, ela fica mais simples de ser cumprida agora que tem estas informações do VivaPro.
4. Informações sobre o contato
Com mais contatos, podemos nos concentrar naquilo que mais buscamos: a venda. A conversão do contato em um cliente comprador. E esta é a principal melhoria que você poderá utilizar nos seus atendimentos: as informações disponíveis sobre o contato. Tanto no desktop quanto no smartphone, o VivaPro verifica se são válidos tanto o e-mail quanto o telefone do possível cliente. Desta maneira, você ou seu corretor não precisam ficar se perguntando se quem está solicitando informações é realmente uma pessoa.
Além disso, o VivaPro permite ao anunciante entender o perfil de busca deste contato e, baseado no histórico de utilização do próprio VivaReal por este cliente, saber mais sobre a região e o tipo de imóvel que ele procura. Informações valiosas, se bem utilizadas.
Compartilhei com vocês uma experiência real de otimização de resultados baseada em recursos simples, à disposição de todos e prontos para serem utilizados por todos os anunciantes do VivaReal.
Eu entendo muito bem a dinâmica de todo o trabalho que é desenvolvido dentro de uma imobiliária e sei que não é fácil melhorar todos os processos de um mês para o outro. No caso da conta de anúncios citada, nosso completômetro está em pode melhorar e seguimos trabalhando em busca de atingir o nível máximo.
Se você tem alguma experiência parecida, ou alguma dúvida sobre os procedimentos abordados aqui, mande um e-mail para mim em denis@levati.com.br. Será um prazer conversar sobre o assunto.
Até a próxima!
Post escrito por Denis Levati – Consultor de negócios para o mercado imobiliário]]>





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