O que um corretor de imóveis deve saber antes de abrir um escritório?
Você é corretor e não sabe como abrir uma corretora de imoveis? Segundo Sylvio Carreira, consultor do Sebrae-SP, antes de qualquer coisa, para qualquer segmento é fundamental que você conheça o setor e as características do futuro ramo de atividade. “Cito como exemplo uma empresa de tapioca. Mesmo estando na moda, é preciso verificar se tenho conhecimento de como fazer e se esta tendência é sazonal ou não”, explica.
Outro cuidado necessário é verificar quais são as suas habilidades, o seu conhecimento e elaborar um estudo de viabilidade, além de verificar o ponto comercial que pretendo abrir. “Avalie se o ponto comercial será bom para seus clientes e fornecedores”, avisa.
Carreira ressalta que é importante fazer o estudo de viabilidade, elaborar um plano de negócios para descobrir os custos envolvidos, margem por produto, demanda de clientes e, principalmente, se o local escolhido é estratégico para atender à demanda identificada. “Somente com este plano temos real noção do que e como fazer”, reforça. Na hora de escolher o ponto comercial, o corretor também deverá checar quais alvarás precisará ter e quais estão em ordem.
Ele enfatiza a importância do plano de negócios: “A maioria dos futuros empresários não termina o plano de negócios e acaba agindo pela teimosia e não pela persistência. É importante buscar orientações sobre como analisar o mercado com especialistas, como os do Sebrae”, aconselha.
Em São Paulo, o Sebrae atende por meio de seus 33 escritórios regionais e ainda pelo telefone 0800 570 0800. O órgão também pode auxiliar quem está procurando o curso corretor de imóveis ou quem tem dúvidas em como ser corretor de imóveis.
Comentários