BIM: o que é, importância e benefícios – saiba mais!
A sigla BIM refere-se ao termo em língua inglesa Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações de Construção, representando um conjunto de processos e tecnologias associadas à modelagem digital em projetos de construção civil.
No entanto, esta metodologia não se limita somente à apresentação gráfica e digital de representações bidimensionais das edificações.
A BIM reúne e compartilha de maneira integrada, em seus sistemas e processos, informações relacionadas a outras esferas de planejamento e execução, tais como custos associados e tempo de execução.
Desse modo, a Building Information Modeling permite às empresas, profissionais envolvidos, investidores ou proprietários uma maior eficiência operacional, agilidade na gestão e potencial aumento na rentabilidade dos empreendimentos.
Neste artigo exclusivo, explicamos tudo sobre a Building Information Modeling, seu conceito, importância e benefícios para o setor de construção civil. Continue no artigo e tenha uma excelente leitura!
O que é BIM?
A condução exitosa de projetos em construção civil depende da sinergia e avaliação contínua de um conjunto de informações essenciais, desde aquelas relacionadas à arquitetura e engenharia dos empreendimentos até outras associadas à gestão de custos.
Convencionalmente, a elaboração de modelos digitais, via utilização de softwares de desenho e visualização de projetos, fornece informações bidimensionais e de baixa integração com a execução dinâmica dos projetos.
Neste sentido, a metodologia BIM (Building Information Modeling) foi desenvolvida de modo que as diversas dimensões de um projeto fossem contempladas de maneira integrativa, considerando planejamento, modelagem, gestão e sistemas de produção.
O desenvolvimento desta metodologia se deu pela necessidade de aliar a visualização e manipulação 3D dos projetos, em softwares específicos, com informações de gestão de modo a aprimorar a execução dos empreendimentos.
Por exemplo, as informações computadas em metodologia BIM (Modelagem de Informações de Construção) contemplam:
- Projeto da edificação, tridimensional e integrado a um banco de dados
- Modelo digital que contempla o ciclo de vida da obra
- Dados paramétricos integrados e capacidade de manipulação e atualização
Além desses aspectos, a fórmula 3D + tempo + custo é utilizada de modo a expressar os âmbitos abarcados pela metodologia de Building Information Modeling.
Portanto, a metodologia de Modelagem de Informações de Construção se vale de recursos digitais de representação, expressando tanto aspectos do projeto quanto aquelas informações integradas, contemplando as características físicas e funcionais dos projetos.
Qual a sua importância para a construção civil?
A complexidade de um projeto pode ser avaliada tanto sob o aspecto construtivo (topografia, materiais, características e exigência do projeto, etc.) quanto gerenciais (fornecedores, profissionais envolvidos, imprevistos, etc.).
Desse modo, a execução de um projeto demanda uma perspectiva integrativa e o compartilhamento de informações entre suas diversas etapas e fases, de modo a garantir a eficiência dos processos, celeridade na entrega, potencial redução de custos e, em alguns cenários, a esperada rentabilidade do empreendimento.
A partir de recursos tecnológicos e metodologias especializadas como a Building Information Modeling (Modelagem de Informações de Construção), estas etapas são integradas, possibilitando uma visão dinâmica da execução do projeto para além da simples visualização tridimensional como maquete digital.
Neste sentido, a Modelagem de Informações de Construção representa tanto uma ferramenta quanto uma postura de gerenciamento de obras no setor de construção civil com capacidade de manejar adequadamente as complexidades associadas à execução exitosa e ágil do empreendimento.
Por este aspecto, em pesquisa realizada pela McGraw Hill Construction, para 29% das mais de 700 construtoras consultadas, a metodologia de Building Information Modeling figura entre as três estratégias mais assertivas, em fase de pré-construção, para o êxito dos projetos.
Benefícios de utilizar BIM
Os benefícios associados à metodologia de Building Information Modeling contemplam desde a maior produtividade até uma melhor comunicação entre departamentos e profissionais envolvidos no projeto.
Maior produtividade
Tendo em vista a sua natureza integrativa e multidimensional, a adoção desta metodologia oferece uma melhoria expressiva na produtividade em projetos de construção civil.
Por meio de um modelo digital que integra as mais diversas fases do ciclo de vida de uma edificação, a metodologia permite que as equipes identifiquem e resolvam desafios em fases mais precoces do processo.
Assim, reduzindo a necessidade de retrabalhos e otimizando o tempo de execução. Além disso, a funcionalidade de dados paramétricos integrados possibilita que as atualizações sejam refletidas em todos os aspectos do projeto.
Previsibilidade
Enquanto conjunto de processos e tecnologias especializadas, esta metodologia aumenta a previsibilidade de projetos em construção civil ao integrar a dimensão do tempo e do custo ao modelo digital tridimensional.
Com essa abordagem, é possível realizar simulações mais precisas de cronogramas e de orçamentos, proporcionando uma visão mais clara do desenvolvimento futuro do projeto, assim como antecipar potenciais problemas.
Consequentemente, o risco associado à imprecisão das estimativas é significativamente reduzido, o que pode levar a um maior controle sobre o prazo e o custo do empreendimento, convergindo para seu sucesso.
Melhoria na comunicação
Com todos os detalhes e disciplinas do projeto integrados em um único banco de dados, o compartilhamento de informações torna-se dinâmico e ágil, resultando numa compreensão qualificada do projeto entre todos os setores e profissionais envolvidos.
Esta dimensão elimina as barreiras tradicionais encontradas na interpretação de planos bidimensionais e promove uma colaboração mais eficiente, reduzindo desentendimentos e conflitos, ao mesmo tempo que fortalece a tomada de decisões baseada em dados concretos e atualizados.
BIM no Brasil
A Building Information Modeling no Brasil é contemplada pela Estratégia BIM BR, visando a modernização e inovação na construção civil.
O Decreto nº 11.888/2024 estabeleceu uma base legal para promover e disseminar o uso deste conjunto de processos e tecnologias integradas. Desse modo, a estratégia visa criar um ambiente propício para o investimento na metodologia, aprimorando a eficiência dos projetos ao longo do ciclo de vida das construções.
Com a constituição de comitês dedicados, formado por representantes de vários ministérios, o Brasil busca coordenar as ações e alavancar a implantação da metodologia em projetos governamentais, alinhando com práticas internacionais e promovendo uma evolução na qualidade e produtividade do setor.
Vale reforçar que a incorporação da Building Information Modeling em âmbito estatal reflete a pertinência e os ganhos efetivos desta metodologia, já adotados pela iniciativa privada.
Deseja aprofundar e compreender as mais recentes tendências e dados qualificados no setor da construção civil e empreendimentos? Aproveite e saiba como as construtoras e imobiliárias se reinventam para atender a nova geração.
Conclusão
Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre a BIM (Building Information Modeling), um tipo de metodologia associada ao setor de construção civil, baseada na integração inteligente entre recursos, processos e tecnologias em projetos.
Enquanto método, a Building Information Modeling permite às empresas maior controle, integração e comunicação entre setores diversos envolvidos no planejamento e condução de obras, abarcando desde as fases de modelagem digital até a entrega e execução dos projetos.
Por este aspecto, construtoras, profissionais e o governo federal brasileiro reconhecem o impacto positivo deste conjunto de recursos e tecnologias na condução exitosa de projetos, com possibilidade de redução de custos, agilidade, resposta dinâmica à alteração, assim como da rentabilidade dos empreendimentos.
Portanto, considerando estes aspectos, a implementação deste tipo de modelagem possibilita a constituição de cenários vantajosos para as empresas de construção civil, representando um diferencial competitivo.
Gostou do conteúdo? Aproveite e saiba também qual é o novo alvo das construtoras!
Comentários