5 sinais de que você sabe fazer uma boa avaliação de imóveis

A avaliação de um imóvel é fundamental para o mercado imobiliário, além de uma ótima fonte de renda extra para corretores e corretoras imobiliárias.
Você sabe como realizar uma boa avaliação de imóveis? Se você está começando a avaliar imóveis agora ou já está na estrada há mais tempo, trouxemos 5 sinais de que você está no caminho certo para emitir bons laudos de avaliação de imóveis!
1. Você estudou é um avaliador de imóveis certificado
Muitas pessoas não sabem quem faz a avaliação de imóveis ou como ser um avaliador de imóveis. O primeiro passo, além de ter um certificado do CRECI, é possuir um CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários).
Para isso, é preciso fazer um curso de especialização ou um curso superior em Gestão Imobiliária. Lembrando que apenas avaliadores certificados podem emitir um laudo de avaliação do imóvel e, é claro, recebem os honorários pela avaliação.
As avaliações de imóvel possuem muitas funções para além da venda, como garantia e segurança patrimonial, garantia em novas negociações, contratação de seguros e muito mais. Por isso, é essencial que todo o procedimento de avaliação seja realizado com responsabilidade.
2. Você checa a documentação do imóvel
A checagem da documentação é um passo indispensável para a avaliação de imóvel para venda, mas não só. Além de aumentar as possibilidades de uma negociação segura, o corretor contará com a garantia de atuar em conformidade com a lei.
Irregularidades na documentação, seja na escritura ou envolvimento do proprietário em processos, podem diminuir o valor do imóvel. Além da venda, as taxas de legislações tributárias estarão adequadas ao valor do bem do seu cliente; garantindo assim a segurança e a idoneidade da propriedade.
3. Você pesquisa sobre a localização e as tendências da região
Tente estudar a localização de cada imóvel e entender qual é o movimento comercial e imobiliário na região. Comprar imóveis como uma forma de investimento é uma das maiores tendências no mercado atual, se possível, estude as possibilidades da região crescer no curto e médio prazo.
Alguns pontos precisam sempre ser pensados, como:
- Vista (é possível que isso se altere?);
- Segurança na região;
- Mobilidade urbana na área;
- Pontos comerciais próximos;
- Áreas verdes no entorno;
- Poluição visual e sonora;
- Instituições de ensino;
- Serviços de saúde;
- Planos de investimento da cidade no bairro;
- Entre outros.
4. Você estuda constantemente o mercado imobiliário
Para além da importância das projeções, é essencial que você recorra a um estudo de como está o mercado atual. Momentos de instabilidade econômica costumam afetar bastante o setor imobiliário.
Questões econômicas como a queda da Selic, por exemplo, também refletem de forma positiva; um fator que fez aquecer os financiamentos e, por consequência, o mercado imobiliário.
5. Você sabe escolher o melhor método de avaliação de imóveis
Para entender o que realmente valoriza um imóvel é preciso conhecer muito bem as normas que regem a avaliação, regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na NBR (Norma Brasileira) 14.653-2.
Com esses critérios em mente, o avaliador de imóveis também precisa conhecer os métodos de avaliação mais comuns no mercado e saber escolher o melhor para cada imóvel. Os métodos mais conhecidos são:
- Método comparativo de mercado;
- Método evolutivo e involutivo;
- Método baseado na renda que o imóvel pode gerar.
Conhecia esses métodos? Já seguia esses sinais? Conta para a gente nos comentários quais as suas maiores dúvidas sobre avaliação de imóveis!
Comentários