Landbank: entenda essa prática do mercado imobiliário
De todas as várias maneiras possíveis de investir em imóveis, uma das estratégias mais negligenciadas e subutilizadas atualmente é a técnica de compra e retenção de terrenos conhecida como landbank ou land banking: uma fonte confiável de renda passiva.
Confira!
O que é Landbank?
O Landbank ou Land Banking significa criar um banco de terras, ou de terrenos.
Em vez de depositar dinheiro em uma conta poupança (onde ganhará por juros variáveis ao ano) ou no mercado de ações (que se tornou cada vez mais imprevisível nos últimos anos), alguns empresários adotaram uma abordagem alternativa adquirindo terrenos e assim, estacionando seu dinheiro em um ativo tangível, fixo, que não pode ser quebrado, roubado ou destruído.
Ao contrário da maioria dos prédios residenciais e comerciais, a propriedade costuma custar muito pouco: sem pagamentos de serviços públicos, sem possíveis problemas com inquilinos, sem infestações de cupins, sem torneiras pingando, sem banheiros quebrados, etc.
Quais as vantagens de investir na compra de terrenos?
Pense na economia da terra: este é um recurso com uma oferta que está sempre diminuindo; uma demanda que está constantemente aumentando.
Quem compra um terreno vazio hoje, por exemplo, numa cidade com boas projeções de crescimento, pode encontrar um investimento exponencialmente maior daqui há 10 anos.
Você consegue pensar em um investimento mais seguro?
Terrenos vagos são ignorados pela maioria dos novos investidores porque simplesmente não soam muito empolgantes.
Isso faz com que muitos potenciais investidores de terras ignorem muitas das vantagens que a posse de terras tem sobre os investimentos imobiliários tradicionais (por exemplo, casas, prédios de apartamentos, propriedades comerciais, etc.).
Prós e contras do Landbank
Da mesma forma que qualquer estratégia de investimento vem com seu quinhão de risco e incerteza, a espera é sem dúvida a maior desvantagem do banco de terrenos.
Além do tempo de retorno, não dá para excluir possíveis riscos como invasão da terra ou mesmo a desvalorização da região.
No entanto, se um investidor imobiliário aprende a identificar uma área em desenvolvimento e comprar propriedades no caminho do crescimento, os retornos podem ser exponencialmente maiores do que muitos outros investimentos de compra e retenção de longo prazo.
Landbank é um bom investimento?
Como todo tipo de investimento, seu valor também depende do tipo de investidor. Afinal, para quem precisa de um dinheiro para daqui a um ou dois anos, comprar terrenos para investimento pode não ser o melhor caminho.
Como corretor ou corretora de imóveis, é importante entender qual o perfil do seu cliente antes de apresentar essa possibilidade. Além, é claro, de analisar o mercado na sua área de atuação.
Se uma cidade está crescendo, haverá um constante novo desenvolvimento de bairros residenciais e loteamentos comerciais.
Novos estabelecimentos de varejo estão sempre sendo criados ou revitalizados, não importa como seja o mercado imobiliário.
Quando isso acontece, os preços dos terrenos aumentam de valor e eles podem lucrar com seu investimento em terrenos.
Além disso, é interessante focar em terrenos capazes de gerar algum fluxo de caixa durante o período de detenção (por exemplo, arrendando a terra).
Assim, diminui o tempo de retorno, sem perder nada da valorização do terreno.
Quer saber mais sobre o investimento em terrenos?
Venha para o Conecta Imobi 2022, o maior e principal evento do mercado imobiliário da América Latina! Clique abaixo e saiba mais!
Comentários