Compradores de imóveis ganharam mais descontos nos últimos meses, diz Raio-X FipeZAP
Pechinchar o preço do imóvel tem dado certo, aponta o Raio-X FipeZAP. O desconto médio praticado nas transações realizadas nos últimos 12 meses atingiu 8,1%, o maior número obtido na série histórica do acompanhamento.
“No acumulado dos 12 meses os descontos nos imóveis aumentaram e a tendência para o próximo ano é que o preço dos imóveis continue em queda. Este é o momento que as pessoas estão aproveitando para negociar transações imobiliárias”, diz o economista do FipeZAP Raoni Costa.
A pesquisa que foi iniciada no 4º trimestre de 2013 apontou que apenas 40% dos respondentes declararam a intenção de adquirir um imóvel nos próximos três meses, sendo o número mais baixo registrado na história do Raio-X. 61% dos respondentes declararam que aguardam uma queda nos preços no próximo ano para adquirir um imóvel. A expectativa sobre o futuro comportamento dos preços, apresentou uma percepção negativa.
A maior parte dos participantes do mercado imobiliário ainda qualificam os preços atuais como “caros” ou “muito caros”. Dos participantes que pretendem adquirir um imóvel nos próximos meses, 76% classificaram suas percepções em uma ou duas categorias.
Apesar disso, o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial permaneceu praticamente constante ao longo do terceiro trimestre, respondendo por cerca de 40% no acumulado em 12 meses.
Comentários