4 ações de incorporadoras que podem te ajudar nas estratégias de marketing
Uma boa estratégia de marketing é uma das bases fundamentais para aumentar o alcance e os resultados de imobiliárias, incorporadoras ou outras empresas dos setores imobiliários.
Por serem especialistas em vendas e estarem sempre em busca de novidades, incorporadoras costumam ser bons exemplos para se inspirar.
Quer saber como esse modelo pode te ajudar? Separamos aqui quatro excelentes ações que são possíveis de aplicar na sua imobiliária.
Inove com base no comportamento do seu público
Um ponto de partida na hora de montar sua estratégia de marketing é ser inovador. Isso porque você tem mais chances de chamar atenção e de ser lembrado pelo seu público, se fizer algo que saia do tradicional.
Não existe bala de prata ou passe de mágica. Para ser de fato inovador é preciso construir uma estratégia que esteja nos eixos de cultura da sua imobiliária ou negócio autônomo.
Porém, para o desenvolvimento de qualquer estratégia de marketing bem sucedida, é importante não pular o passo número um: entender quem é o seu público-alvo e qual é o seu comportamento de compra.
Só assim, você pode iniciar uma comunicação direta, desde os elementos estéticos e visuais até a mensagem que passa para possíveis clientes.
Além disso, entendendo qual é o seu nicho, você pode saber por qual caminho está a inovação que precisa. Lembrando-se sempre de que: tão importante quanto fazer uma ação nova é medir se ela está funcionando ou não, ok? A regra é: aprender, testar, aprender, testar, etc.
Invista em produção de conteúdo
As redes sociais, atualmente, são o principal canal de conexão entre uma imobiliária com seu público. Investir em produção de conteúdo nas redes pode ser uma boa direção para a presença online do seu negócio.
A partir de uma pesquisa mais profunda no seu setor, entenda quais são as necessidades desse público, quais são as suas dores, suas dúvidas, etc.
A partir disso, é possível desenvolver uma estratégia de criação de conteúdo, que mantenha a atenção dessas pessoas. O conteúdo pode ser variado e deve estar alinhado às suas estratégias de negócio. Você pode criar conteúdo de formação, que tire dúvidas sobre questões econômicas do mercado imobiliário; conteúdos sobre venda e compra de imóveis e até decoração e imóveis de luxo. O segredo é descobrir o que atrai seu público! Para isso, lembre-se de pesquisar e perguntar para clientes reais.
Descubra os melhores canais e formatos para falar com seu cliente
Passo 1: descobrir em quais canais seu público navega. Essa informação, normalmente, já aparece nas pesquisas de ramo e de comportamento dos seus clientes em potencial.
Passo 2: a partir da coleta de dados de sua pesquisa, entenda, por exemplo, se o seu público é um público mais jovem ou mais velho; mais digital ou mais analógico; mais tradicional ou mais aberto às novidades. Este tipo de informação irá influenciar na escolha dos seus canais de comunicação e na forma de estabelecer essa comunicação.
Hoje temos muitos profissionais que atuam no TikTok, por exemplo, direcionando em um público mais jovem e antenado. Outros nichos estão mais presentes no Instagram e ainda há quem navegue mais pelo YouTube, etc.
Passo 3: uma vez descoberto seu público, é hora de investir em formatos. Produzir, medir o retorno e investir. Um ponto de atenção aqui é para o enorme potencial que vídeos tem em várias redes sociais. Ainda assim, um vídeo para Youtube é muito diferente de um vídeo para o TikTok, que é muito diferente de um vídeo para enviar em grupos de Whatsapp ou Telegram. Por isso ressaltamos, novamente, a importância de conhecer seu público.
Invista em melhorar a experiência do cliente constantemente
Cliente feliz volta e indica! Quando você proporciona uma experiência positiva, além de fidelizar, cria uma rede de credibilidade. Por isso, crie mecanismos para saber o quanto seu cliente está satisfeito com sua atuação (ou de corretores e corretoras) e quais oportunidades de serviços e produtos você poderia oferecer.
Uma dica é investir em pesquisas de satisfação, digitais ou não, para mapear e explorar pontos de atenção e oportunidades de crescimento para a sua imobiliária.
Com dados e análises em mãos, é hora de repensar os pontos de contato da jornada do seu cliente e começar a implementar melhorias.
Por fim, vale ressaltar que sua atuação pode te destacar ou fazer você disputar espaço com diversos outros concorrentes.
O diretor de marketing da Tecnisa, Romeo Busarello, possui uma frase que representa isso de forma bastante clara: “Repetir é preciso, inovar não é preciso”, ou seja, a inovação não possui fórmula, não é uma ciência exata; destacar-se requer investimento e coragem.
Esse texto tem como base a palestra de Marcelo Moreira, Diretor de Negócios Imobiliários, da CMO Construtora.
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