Inbound marketing imobiliário: como criar uma estratégia
Já ouviu falar de inbound marketing imobiliário? Se o termo é completamente novo para você, talvez esteja perdendo muitas oportunidades de negócio através do marketing imobiliário.
Isso porque o inbound marketing nada mais é que uma ferramenta para atrair clientes de forma estratégica e voluntária, a partir de conteúdos relevantes.
Uma boa estratégia de inbound marketing imobiliário pode ser um divisor de águas para o seu negócio imobiliário, por isso, vale a pena entender o conceito e como aplicá-lo ao seu dia a dia.
Confira a seguir um pouco mais sobre o que é inbound marketing, exemplos e como criar uma estratégia de inbound marketing imobiliário para alavancar resultados!
O que é inbound marketing imobiliário?
Inbound marketing significa “marketing de atração”, em tradução do inglês, e é este o conceito: um marketing em que os clientes são atraídos pela marca.
A principal diferença entre o inbound marketing e o marketing tradicional é que, diferente das abordagens mais tradicionais, no inbound marketing é o cliente quem procura a empresa, e o contrário.
No inbound marketing, não há uma abordagem direta ao cliente. A atração deste cliente é feita através de conteúdos relevantes que conquistem a atenção do público e façam com que as pessoas busquem pela empresa.
No caso do inbound marketing imobiliário, o conceito é o mesmo: uma estratégia de presença digital consistente com conteúdos relevantes que atraem potenciais clientes para a imobiliária ou o corretor de imóveis.
Etapas do inbound marketing imobiliário
Assim como em qualquer mercado, uma estratégia de inbound marketing imobiliário segue algumas etapas. São elas:
- Atração: nesta etapa, a intenção é atrair a atenção do cliente para a empresa. A atração do cliente no inbound marketing é feita através de conteúdos relevantes sobre seu tema de atuação.
Para isso, podem ser utilizados meios como blogs com técnicas de otimização de busca (SEO), conteúdo nas redes sociais, e-books, entre outros; - Conversão: na etapa de conversão, a empresa converte visitantes em leads, ou seja, oportunidades de negócio.
Essa conversão acontece a partir da captação de informações por meio de formulários, chatbots e páginas com essa finalidade, por exemplo.
Com esses dados de contato, é possível incluir esse visitante no seu funil de venda e iniciar um relacionamento; - Qualificação: nesta fase, os leads capturados na etapa anterior são avaliados a partir de critérios estabelecidos pela empresa, para entender se aquele contato é um potencial cliente de fato, avaliando maior ou menor possibilidade de fechamento de negócio.
A partir dessa qualificação, o lead segue ou não para as etapas seguintes, de relacionamento com a empresa; - Nutrição: a fase de nutrição, ou relacionamento, é a etapa em que, após qualificado, o lead vai ser impactado com outros materiais e abordagens da empresa, com conteúdos mais específicos e atendimento dedicado a suas necessidades, já identificadas na etapa de qualificação;
- Venda: a etapa de venda, fechamento de negócio ou monetização, é quando o lead se consolida como um cliente, comprando o produto ou serviço, fechando o negócio etc.
Essa conversão do lead em cliente pode acontecer por meio de vendas diretas, abordagens consultivas, entre outras; - Pós-venda: mesmo após fechado o negócio, o pós-venda é parte importante do inbound marketing, já que ajuda a fidelizar clientes e construir um bom posicionamento de marca.
O inbound marketing é um tipo de marketing voltado para o cliente, que busca criar um relacionamento orgânico e amadurecê-lo através de uma relação de confiança entre o cliente e a empresa.
No caso do mercado imobiliário, esse tipo de abordagem pode ser bastante efetiva, visto que trata-se de um negócio pautado na confiança entre cliente e corretor.
No inbound marketing imobiliário, é possível gerar valor através de conteúdos que posicionem a empresa ou o corretor de imóveis como o especialista que aquele cliente precisa no momento da tomada de decisão.
Dicas para criar uma estratégia de inbound marketing imobiliário
Como em toda estratégia de marketing, não existe receita mágica, mas algumas dicas podem facilitar na hora de criar uma estratégia de inbound marketing imobiliário.
A estratégia de inbound marketing imobiliário pode variar de acordo com uma série de fatores, como os recursos disponíveis, a estratégia macro da empresa, seu nicho de atuação, entre outros.
Existem, porém, alguns passos fundamentais para construir uma boa estratégia de inbound marketing. Confira algumas dicas:
Defina seus objetivos
Definir qual o seu objetivo com a estratégia de inbound marketing é o primeiro passo. No fim do dia, o objetivo final é aumentar suas vendas, mas é importante também ter em mente quais são os “objetivos-meio”, ou seja, aqueles que levarão até o melhor resultado final.
Seu objetivo com o inbound marketing é trazer mais visibilidade para a sua imobiliária na região em que atua? Quer atrair mais investidores para um empreendimento que será lançado em uma região estratégica da cidade? Quer aumentar o tráfego do site e expandir a visibilidade da marca?
Os objetivos de inbound marketing imobiliário devem ser claros e as metas de curto, médio e longo prazo devem acompanhar esse objetivo.
Conheça seu público-alvo
Conhecer seu público-alvo é fundamental para construir uma estratégia de inbound marketing imobiliário. É a partir do conhecimento que você tem sobre quem é seu cliente de interesse, que será possível criar conteúdo relevante que chame a atenção e impacte este público.
Para conhecer seu público alvo e criar estratégias para impactá-lo, é importante fazer perguntas como: o que o público procura? Quais seus comportamentos de consumo? Qual o poder aquisitivo do público? Em que plataforma ele passa mais tempo consumindo conteúdo? Entre outros questionamentos que vão nortear toda a estratégia de inbound marketing.
Crie conteúdo relevante
O conteúdo é parte indispensável da estratégia de inbound marketing imobiliário. É a partir da construção de um conteúdo relevante para o seu público-alvo que a imobiliária ou o corretor de imóveis será capaz de atrair sua atenção.
Para atrair leads, o conteúdo deve ser bem estruturado, atrativo e realmente relevante, entregando informações de qualidade à audiência. Para tornar o conteúdo ainda mais atrativo, vale a pena incluir alguns gatilhos mentais em títulos e textos, e posicionar-se como autoridade no assunto.
Para saber qual o tipo de conteúdo e a melhor plataforma, é importante conhecer a fundo as preferências do público-alvo, por meio de pesquisas e estudos de mercado.
Faça com que seu conteúdo chegue até as pessoas
Não adianta gerar conteúdo relevante se ele não chegar às pessoas de interesse. Para ampliar o alcance do seu conteúdo, uma boa dica é apostar na otimização de palavras para busca, como SEO, collabs com criadores de conteúdo e referências no mercado, anúncios, e-mail marketing, entre outros.
Colete dados e use-os
Coletar dados também é um passo fundamental para o inbound marketing. Depois de atrair a atenção do público-alvo com conteúdos relevantes, é hora de captar informações sobre aquele lead.
Os dados podem ser capturados de diferentes formas: através de formulários de interesse, normalmente vinculados a um conteúdo exclusivo como um e-book, interações automatizadas por inteligência artificial, e outros recursos.
Todos os dados captados a partir do conteúdo de inbound marketing podem ser utilizados para fazer contato com o cliente e melhorar sua experiência com a marca.
Meça resultados e faça correções
Medir os resultados das iniciativas de inbound marketing imobiliário é fundamental para garantir a performance. A mensuração deve ser constante, assim como medidas para otimizar a estratégia e corrigir rotas.
Para mensurar os resultados, utilize os recursos das próprias plataformas digitais e tenha métricas pré-estabelecidas, como quantidade de visitas no site, aberturas de e-mail e preenchimento de formulários.
Tenha consistência
A consistência faz parte de toda a estratégia de marketing digital, e o mesmo vale para o inbound marketing imobiliário. Mantenha a presença digital da marca de forma coerente, publicando conteúdos com frequência e mantendo-se ativo nas plataformas digitais.
A consistência também deve fazer parte da régua de relacionamento com o lead. Procure criar uma rotina de conteúdos enviados para aquele contato que se mostrou interessado na marca, para garantir a lembrança da marca.
Mas lembre-se: constância é diferente de intromissão. A ideia do inbound marketing é atrair os clientes para a marca pelo interesse, e não ser intrusivo com abordagens e spams.
Mantenha-se atualizado
Manter-se atualizado sobre as principais tendências do mercado é tarefa obrigatória para quem quer construir uma boa estratégia de inbound marketing imobiliário.
Para garantir que está por dentro dos principais movimentos do mercado e das ferramentas em alta, vale a pena acompanhar perfis que tratem do assunto e estudar constantemente sobre marketing e vendas em plataformas especializadas como o Conecta Imobi Academy.
Essas são algumas dicas para começar a criar sua estratégia de inbound marketing imobiliário e usar as ferramentas de marketing digital a favor do seu negócio.
O mais importante é começar a experimentar esse tipo de estratégia e ir aprimorando de acordo com os resultados.
Você já usa o inbound marketing imobiliário no seu dia a dia? Compartilhe boas práticas com os colegas nos comentários!
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