SEO para imobiliárias: como colocar seu site no topo do Google
Se você já fez um site para sua imobiliária, pode ter se perguntado como colocá-lo no topo do Google, certo? Para fazer um resultado da busca subir posições, almejando o primeiro lugar na página, é preciso investir em SEO para imobiliárias.
Quer saber mais sobre essa estratégia tão importante para a aquisição de clientes imobiliários? Confira!
O que é SEO e para que serve?
SEO significa Search Engine Optimization, cuja tradução é Otimização de Mecanismos de Busca.
Uma estratégia de SEO consiste em uma série de técnicas e ferramentas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site em um buscador, de maneira orgânica.
Ou seja, técnicas para colocar seu site no topo do Google quando um possível cliente busca por um serviço como o seu.
Utilizar técnicas de SEO para imobiliárias garante vantagens competitivas importantes:
- Mais pessoas chegando até a sua imobiliária de maneira orgânica (gratuita);
- Quanto mais alta sua posição na página de resultados, maior a percepção de autoridade sobre seu serviço;
- Facilidade de ser encontrado por quem já entrou em contato com a sua marca offline.
Como funciona SEO para imobiliárias?
A principal função de um bom buscador é atender a solicitação de busca de um usuário com o melhor resultado, da maneira mais rápida.
Para isso, o Google precisa entender do que se trata seu serviço (identificado por palavras-chaves), se o site oferece uma boa experiência ao usuário e se é confiável (autoridade).
Apesar de existirem técnicas de SEO para qualquer mecanismo de busca, como YouTube, Pinterest e até portais de imóveis, o mercado, no geral, prioriza o Google, por ser o principal buscador no mundo (domínio de mais de 90% do mercado).
Por isso, as técnicas de SEO se concentram nesses tópicos: facilitar o entendimento do que você está oferecendo (serviços, produtos ou conteúdos) e garantir uma boa experiência do usuário no site.
Como aplicar SEO em sites para imobiliárias?
1. Tenha um site para sua imobiliária
Mesmo que básico, para aparecer no Google é preciso ter o endereço de um site imobiliário ativo.
Já existem diversas ferramentas para criação de sites de forma mais simples, mas, se possível, contratar uma pessoa ou empresa para fazer o design e a programação fará muita diferença do ponto de vista da experiência do usuário.
2. Conecte seu site a ferramentas de análise de SEO para imobiliárias
O mais comum é conectar o site da sua imobiliária ao Google Analytics (essencial para todas as estratégias de marketing digital e aquisição) e ao Google Search Console (específico para análises de SEO).
Além dessas ferramentas gratuitas, existem muitas outras pagas, que te darão todas as informações necessárias para criar e acompanhar a saúde do seu site e medir o sucesso das suas estratégias.
3. Defina uma estratégia para palavras-chave para sua imobiliária
Cada página do seu site precisa trabalhar uma palavra-chave principal. Na prática, isso significa que essa palavra ou mini frase precisa estar em locais estratégicos e repetidas vezes, como nos títulos.
Além disso, todo o campo semântico em torno da palavra-chave também é levado em consideração.
Para encontrar as melhores palavras-chave, é possível utilizar ferramentas como Google Trends, por exemplo. A ideia é basear as palavras nas buscas feitas pela sua persona.
4. Trabalhe as questões técnicas do site
Além do conteúdo em si, muitas questões técnicas são analisadas pelos motores de busca do Google.
Certifique-se de que está oferecendo uma boa experiência ao usuário e está cumprindo boas práticas do Google. Para essa tarefa, é possível que você precise de um especialista em SEO para ajudar com as configurações iniciais.
5. Invista em SEO para imobiliárias off page
Isto é, trabalhar para que outros sites, com autoridade, indiquem o endereço do seu site de maneira positiva.
Isso fará com que o Google aumente a percepção de autoridade do seu site e melhore sua posição na página de resultados. Essa prática também é conhecida como link building.
Como melhorar o SEO de um site?
A dica mais valiosa no SEO para imobiliárias é investir num site que seja bom para seu cliente. Isto é: conteúdo relevante, assertivo e bem embasado; e uma boa experiência de navegação.
No fim do dia, é isso que o Google está buscando entregar para seus usuários.
Além disso, separamos algumas dicas simples para melhorar o SEO da sua imobiliária:
– Invista em Meta Tags
Descrições e títulos de página são muito importantes, tanto para o algoritmo do buscador quanto para usuários entenderem do que se trata seu site, antes de clicarem.
Trabalhe textos curtos (160 caracteres), que contenham as palavras-chave escolhidas, assertivos e que chamem para uma ação.
– Preencha o texto alternativo das imagens
Preencher adequadamente o texto alternativo das imagens (alt text) deixa o site mais acessível para leitores de tela e ainda dá mais material para o Google apresentar seu resultado, tanto na busca geral quanto na busca por imagens.
No caso de sites imobiliários, a descrição das imagens somadas a boas fotos dos imóveis podem trazer muitos novos clientes apenas via tráfego orgânico.
– Não negligencie a versão mobile do site
Cada vez mais, as pessoas estão utilizando o celular como meio de acesso digital. Por isso, o Google já está priorizando sites com uma boa experiência mobile.
Garanta que o design e o carregamento das páginas estejam funcionando e considere investir em marketing mobile.
– Mantenha seu site atualizado
O Google gosta de conteúdos frescos, atuais. Por isso, deixar o site da sua imobiliária mais de um ano parado irá prejudicar seu posicionamento no Google.
Uma boa estratégia é investir em marketing de conteúdo.
– Invista em estratégias de SEO local
Essa é uma estratégia de geomarketing para aparecer na página de resultados do Google Maps, por meio de um perfil no Google Meu Negócio.
Complete sua descrição com texto, imagem, links, endereço e peça comentários de clientes atuais ou passados. Especialmente para imobiliárias de atuação regional, essa é uma estratégia de marketing extremamente efetiva.
Agora, conta pra gente: você já investe em SEO para imobiliárias? Qual sua maior dificuldade?
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