Chatbot para imobiliárias: o que é e como usar
O chatbot para imobiliárias é uma excelente ferramenta de otimização de atendimento, capaz de agilizar processos e gerar bons insumos de dados para tomadas de decisão do negócio.
A tecnologia de atendimento ao cliente via chatbot já está consolidada em muitos mercados e no mercado imobiliário não poderia ser diferente: o chatbot pode ser um grande aliado para otimizar o atendimento e potencializar resultados de imobiliárias.
Veja a seguir o que é chatbot e como usar o chatbot para imobiliárias.
O que é chatbot?
Chatbot é um software que permite a interação com pessoas por meio de mensagens automatizadas, podendo ser aplicados a sites e plataformas sociais para iniciar o atendimento ao cliente.
Por meio da tecnologia do chatbot, empresas podem agilizar seu atendimento ao público criando interações automatizadas em seus sites.
Chatbots também podem ser aplicados a plataformas como WhatsApp Business e outros aplicativos de mensagens.
Normalmente, quando um chatbot é instalado em um site, surgem janelas de conversação que permitem ao usuário enviar perguntas, pedidos e outras interações com a empresa.
A ideia do chatbot é replicar o máximo possível a experiência da interação entre pessoas, portanto, toda a tecnologia aplicada nessa ferramenta visa gerar uma interação precisa e inteligente.
O principal objetivo do uso de chatbots por empresas é ganhar agilidade no contato inicial com o cliente e economizar tempo.
Existem diferentes tipos de chatbot para imobiliárias ou empresas de outros setores. Veja alguns:
- Chatbots por regras: são chatbots mais simples, programados com um conjunto de regras que definem como a ferramenta deve responder às interações do usuário. Por exemplo, um chatbot por regras pode ser programado para responder à pergunta “Qual é o horário de atendimento da imobiliária?” com a resposta “A imobiliária funciona das 8h e fecha às 18h”.
- Chatbots por inteligência artificial: são chatbots mais complexos e sofisticados. Isso porque esse tipo de chatbot usa técnicas de inteligência artificial, como machine learning, para processar e responder às interações do usuário de forma mais personalizada. A partir da IA, o software simula o raciocínio humano e consegue estabelecer uma comunicação muito semelhante a uma conversa entre duas pessoas.
- Chatbots híbridos: são chatbots que combinam as características dos chatbots por regras e dos chatbots por inteligência artificial. Esses chatbots são capazes de responder a interações mais simples de forma automática, usando regras, e a mensagens mais complexas, que fogem do script de atendimento, contando com a ajuda da inteligência artificial.
Como usar chatbot para imobiliárias?
Usar a tecnologia na sua imobiliária pode facilitar processos, otimizar recursos e potencializar sua performance, além de encantar clientes e posicionar a empresa de forma positiva.
No caso do chatbot, existem diferentes formas de utilizar a ferramenta para atender e fidelizar clientes.
O principal objetivo é a redução do tempo de resposta no atendimento, mas há outros pontos do dia a dia imobiliário que podem ser resolvidos com o chatbot.
Depois de entender o que é chatbot, é hora de anotar dicas sobre como usar chatbot para imobiliárias no dia a dia do seu negócio imobiliário.
Veja algumas ideias de como usar o chatbot para imobiliárias:
- Agilidade no primeiro contato: esse é o uso mais comum dos chatbots. A partir de um script de atendimento, é possível iniciar a conversa com o cliente que visitou o anúncio de um imóvel, o site da imobiliária ou enviou mensagem para o corretor.
- Tirar dúvidas: é possível programar o chatbot para responder às principais dúvidas sobre um empreendimento, poupando tempo e ganhando agilidade. Caso sua imobiliária seja exclusiva para empreendimentos comerciais, por exemplo, essa pode ser uma pergunta frequente a ser respondida: “que tipo de imóveis a imobiliária vende?”
- Pós-venda: o chatbot para imobiliárias também pode ser utilizado no pós-venda, para encantar e fidelizar clientes que já fecharam negócio. O chatbot pode ser utilizado, por exemplo, para enviar conteúdo com dicas sobre como aproveitar o novo imóvel, entre outras interações que auxiliem na fidelização dos clientes.
- Agendamento de visitas: chatbots podem facilitar o agendamento de visitas a propriedades e tours virtuais, automatizando o processo e oferecendo conveniência aos clientes.
- Pesquisas e dados: o chatbot para imobiliárias também pode ser um grande aliado para a estratégia da imobiliária trazendo dados que podem ser utilizados para potencializar os resultados da empresa. Para isso, o chatbot pode ser usado para realizar pesquisas de satisfação e de preferências dos clientes, por exemplo.
Quais as vantagens de chatbot para imobiliárias?
O uso eficaz de chatbots para imobiliárias podem aprimorar processos, fazer com que a imobiliária ofereça um serviço mais eficiente e criar relacionamentos mais sólidos com os clientes.
Veja algumas vantagens do chatbot para imobiliárias:
Agilidade no atendimento
Chatbots podem fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a interações e a qualquer hora, mesmo quando os escritórios estão fechados. Além disso, o chatbot responde instantaneamente, fazendo com que o cliente fique mais satisfeito ao ser atendido imediatamente.
Triagem de clientes
Chatbots podem realizar a triagem inicial de clientes, coletando informações sobre suas necessidades e preferências antes de encaminhar o lead mais “amadurecido”.
Redução de carga de trabalho
Com o atendimento inicial, a triagem de clientes e interações mais “trivias”, os chatbots desoneram os corretores de imóveis e reduzem a carga de destes profissionais, permitindo que eles se concentrem em tarefas mais estratégicas.
Experiência do cliente
Com respostas rápidas e personalizadas, um chatbot para imobiliárias pode criar uma outra experiência do cliente, muito mais encantadora, aumentando a satisfação e a possibilidade de fechamento do negócio.
Economia de recursos
O uso de chatbot para imobiliárias também pode impactar positivamente na redução de custos operacionais, evitando, por exemplo, o pagamento de horas extras e deslocamentos desnecessários.
Vale lembrar que, apesar de todos os benefícios que o chatbot para imobiliárias têm, ele não substitui o trabalho humano fundamental. Portanto, essa tecnologia deve estar integrada a uma boa estratégia de atendimento humanizado e personalizado.
Agora que você já sabe o que é chatbot e como usar o chatbot para imobiliárias, entenda se este recurso faz sentido dentro da sua estratégia de negócios e use a tecnologia a seu favor no dia a dia.
Você já usa chatbot para imobiliárias no seu negócios? Compartilhe sua experiência nos comentários!
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