Como calcular o metro quadrado? Tudo o que o corretor tem que saber
Uma das principais dúvidas sobre a venda e a locação de imóveis é: como calcular o metro quadrado?
Um corretor imobiliário deve saber calcular o metro quadrado dos empreendimentos da região em que atua para construir uma carreira de sucesso. Mas será que essa é uma informação fácil de se obter?
Antes de aprendermos a calcular o valor do metro quadrado de um imóvel, é importante também entender seu conceito.
O que é o metro quadrado?
Representado por “m²”, o metro quadrado é uma unidade de medida utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades para medir uma superfície. A medida equivale a um quadrado com um metro de comprimento por lado.
Além de ser utilizado para calcular o tamanho de imóveis e ambientes, é comum a utilização do metro quadrado também para avaliar quantas pessoas cabem nos espaços.
Como calcular o preço do metro quadrado?
Para calcular o preço do metro quadrado de um imóvel, o primeiro passo é mapear a área total da planta.
Como vimos, o metro quadrado é uma unidade de medida de áreas e, para chegar nesse valor, é importante ter as medidas exatas do espaço.
Neste cálculo, você deve multiplicar o comprimento da área pela sua largura. Exemplo: em um apartamento cuja área tem 20 metros de largura e 5 de comprimento, pode-se dizer que temos 100m2.
Feito o cálculo da metragem quadrada da área do imóvel, é hora de entender o valor do metro quadrado, a medida comumente utilizada para precificar uma venda.
Para chegar ao preço do metro quadrado, é importante entender a realidade do mercado imobiliário na região em que o imóvel está localizado.
A localização é um dos principais fatores para determinar o valor do metro quadrado e, por consequência, do imóvel como um todo.
Entender o movimento da precificação no mercado ajuda não só na hora de calcular o valor dos imóveis, como também a saber o preço do metro quadrado por bairro para planejar sua região de atuação de forma mais estratégica.
Como calcular o metro quadrado de diferentes tipos de imóveis?
O modo de calcular o metro quadrado pode mudar de acordo com o tipo de empreendimento.
No caso de sobrados e casas com área externa, por exemplo, há algumas particularidades. Confira:
Terrenos
Esse é o cálculo mais simples. Como não há área construída, é possível chegar ao metro quadrado de um terreno regular apenas multiplicando a largura do terreno (também chamada de “frente”) pela sua profundidade.
Casas térreas
No caso de casas, é importante calcular as áreas internas do imóvel, para chegar ao que chamamos de área construída do terreno.
Além dos metros quadrados da área construída, é importante conhecer também a metragem da área externa da casa, se houver.
Sobrados
O cálculo do metro quadrado em casas com mais de um andar segue a mesma lógica de casas térreas, mas a metragem de cada pavimento deve ser somada para chegar à área total.
Exemplo: um sobrado com 120 m² por pavimento e três andares, deve ser considerado como um imóvel de 360 m² de área útil construída.
Apartamentos
Para saber a área de um apartamento, a lógica é semelhante a de casas, multiplicando a largura pelo comprimento.
Esta é chamada área interna ou privativa do apartamento, mas é importante levar em consideração também o terreno em que o prédio está construído, para calcular a área externa, onde normalmente ficam espaços como hall e itens de lazer como piscinas, academias, quadras etc.
Uso de inteligência de dados para calcular o preço do metro quadrado
Um processo que antes era feito de forma manual, buscando anúncios de imóveis em outras imobiliárias do bairro, com a tecnologia ganha mais eficiência e praticidade, ajudando a otimizar seus negócios.
Para ajudar na hora de chegar ao valor do metro quadrado, existem ferramentas de inteligência como o Datazap, que monitora os principais dados por região para orientar o corretor de imóveis, são uma ajuda e tanto.
Por meio dessas informações é possível saber, por exemplo, quais os bairros com os metros quadrados mais caros do Brasil?
As ferramentas de inteligência são úteis pois reúnem uma base de dados completa e utilizam de tecnologias como big data e machine learning para trazer análises sobre o cenário do mercado, facilitando a tomada de decisões e precificação.
Através do Datazap é possível, por exemplo, ter acesso às informações de preço do metro quadrado por bairro ou cidade, além de mapear outros dados de mercado que facilitam na hora de avaliar o valor do imóvel.
Pesquisas e análises de especialistas ajudam a construir um repertório ainda mais robusto.
Outra dica legal é estudar sobre dados e inteligência de mercado para se tornar um expert em precificação de imóveis.
Há cursos com especialistas disponíveis de forma acessível, vale a pena ficar de olho.
Outros fatores que influenciam no preço do metro quadrado
Além de mapear os valores praticados na venda de imóveis na região, é importante olhar para outros fatores que podem influenciar na hora de calcular o preço do metro quadrado.
Um deles é o estado de conservação do imóvel: quanto mais conservado, maiores as chances de aplicar o valor por metro quadrado da região.
Outro fator a ser levado em consideração na hora de calcular o valor do metro quadrado do imóvel é buscar compará-lo com plantas semelhantes.
Isso porque, a depender do mercado, o preço do metro quadrado de casas e apartamentos pode variar.
Usando a ferramenta correta e avaliando o imóvel a partir dos fatores necessários, você conseguirá calcular o valor do metro quadrado e estará preparado para orientar clientes e planejar melhor suas vendas e locações.
Você já conhecia soluções de inteligência de dados para calcular o metro quadrado do imóvel? Tem alguma dúvida sobre elas? Não deixe de nos contar nos comentários!
Comentários