4 estratégias para usar o marketing de conteúdo a favor das suas vendas
A função do marketing de conteúdo é gerar conteúdo interessante para atrair as pessoas e, a partir daí, fazer negócios. Mas para isso, é preciso que haja estratégias para produzir frutos.
Montando uma estratégia
Embora muitos entendam a importância de produzir conteúdo, poucos sabem como montar uma estratégia para esta produção. A prioridade não são os textos, são os resultados.
Para montar essa estratégia é preciso responder a três perguntas:
1. Por que eu vou fazer marketing de conteúdo?
Aqui é preciso pensar nos objetivos dentro do processo. Pode ser gerar leads para venda, gerar percepção de marca (brand awareness), pode ser diminuir o tempo gasto do corretor para educar aquele cliente na hora da venda (quanto mais bem informado o cliente, mais rápida é feita a venda), pode ser para educar o mercado sobre algo novo (o que pode diminuir a quantidade de objeções).
2. Para quem eu vou fazer marketing de conteúdo?
Conteúdo tem que ter um público específico. É muito mais complicado obter resultados com um conteúdo genérico. As pessoas só gostam de conteúdos com as quais elas se identificam. Por isso, o conteúdo deve ser baseado em pesquisa e para uma determinada persona. Essa persona é o resultado deste estudo com base nos seus leads, no seu produto. A partir desse perfil, é possível entender que conteúdo gerar e tornar a sua marca relevante, mesmo sem falar de vendas.
3. Como vou fazer marketing de conteúdo?
Depois de estabelecer as duas etapas acima, é preciso decidir o formato e o canal. Este primeiro, é a forma que esse conteúdo se apresentará. Pode ser em texto, em vídeo, em áudio, em imagens, etc. O canal é o meio que esse conteúdo chegará ao público. Seja por meio de blog, ou do YouTube, ou das redes sociais, ou podcasts, etc.
Jornada do consumidor
Um bom conteúdo, antes de mais nada, resolve um problema. Por isso a necessidade de se olhar a jornada do consumidor. São basicamente três etapas principais:
1ª etapa (aprendizado e descoberta): A pessoa descobre que tem um problema, e ela procura entender mais sobre ele. Este é o momento de você esclarecer essa dificuldade e apresentar possíveis soluções.
Ex: Meu apartamento está pequeno para minha família. Preciso de um novo, então vou pesquisar na internet.
2ª etapa (consideração): Aqui o consumidor já entende melhor esse problema e começa a explorar as soluções para sua situação.
Ex: Eu sei que é só buscar imóveis nos portais imobiliários. Encontrei 10 imóveis que me interessam no Viva Real.
3ª etapa (decisão): O consumidor já encontrou a solução que atende ao problema dele. É onde ocorre a decisão da compra.
Ex: Vou entrar em contato com o anunciante.
Pesquisa de palavra-chave
Para que seu conteúdo seja relevante, possua um bom ranqueamento, seja no Google, no YouTube ou em qualquer canal, a escolha da palavra-chave é fundamental. As palavras-chave são aqueles termos que o usuário coloca no buscador, procurando uma solução.
Mas estas palavras têm que ser relevantes para sua persona. Elas têm que possuir um alto índice de busca. Existem algumas ferramentas, como a Semrush, ou o planejador de palavras-chave do Google que ajudam a mostrar a relevância daquele termo ou palavra.
Uma das estratégias comumente usadas, é fazer a pesquisa da palavra-chave antes de produzir o conteúdo. Desta forma, você conseguirá fazer um conteúdo muito mais direcionado e com relevância na pesquisas.
Converta o tráfego
O próximo passo é fazer com que o tráfego do seu conteúdo se transforme em leads. Por isso a importância da relevância do que é apresentado. Por meio de uma landing page, é possível solicitar o e-mail e alguns outros dados para aquela pessoa ter acesso ao conteúdo. É uma troca: um conteúdo rico por um simples e-mail. Se essa pessoa se cadastrar, demonstra interesse pelo conteúdo, o que pode se tornar também um interesse pela marca e, posteriormente, pelos seus produtos ou serviços.
A conversão do tráfego é o grande passo para tornar seu conteúdo uma oportunidade de negócio.
O marketing de conteúdo mudou a forma de otimizar as vendas. Por meio dele, pequenas empresas conseguem fazer negócios, onde em outro cenário, jamais conseguiria fazer se ela dependesse de mídia paga. Por isso a importância de uma boa estratégia, planejamento e prática!
É preciso não deixar de produzir, buscar sempre estar relevante, fazer a conversão dos leads e colher os resultados.
E você? Já adotava alguma estratégia de conteúdo? Conta para a gente nos comentários.
Este texto tem como base a palestra de Vitor Peçanha, Co-fundador da Rock Content, apresentada no Conecta Imobi 2018.
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