Saiba como orientar seus clientes com as ferramentas do ZAP
Muitos são os questionamentos em relação ao mercado imobiliário, pois o setor é passível de muitas influências econômicas que tendem a flutuar ao longo do tempo.
No dia a dia da profissão, é muito comum que o corretor de imóveis se depare diversas vezes com questionamentos dos clientes em relação ao mercado imobiliário. Dúvidas como alugar ou comprar, qual é o mais vantajoso? De quanto foi a valorização do meu imóvel com o passar dos anos e quanto ele vale atualmente? “Dependendo do valor, da localização e do contrato de financiamento com o banco, a compra pode sair mais barata do que o aluguel. E, no final das contas, vale a pena porque você vai pagar por algo que será seu”, comenta José Rodolfo Melo Cavalcante Rodrigues, contador e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Uninassau.
São dúvidas que parecem ser complexas, mas três ferramentas do ZAP prometem esclarecer essas questões de forma bastante simples.
A ferramenta “Quanto vale?” criada pelo ZAP, é capaz de informar o valor estimado do seu imóvel ou do apartamento do seu vizinho. O funcionamento desta ferramenta é bem simples, por meio de mapa, o usuário seleciona a região que tem interesse e encontra os valores que indicam: preço estimado de cada imóvel, valor do m², área útil, número de dormitórios, endereço exato e data do último anúncio no site, além de obter uma visão da rua por meio do Google Street View. Essa ferramenta funciona via banco de dados do ZAP, líder no segmento imobiliário de classificados on-line, e revela os valores atualizados dos imóveis que já foram anunciados no portal em dez anos de existência. O Índice FipeZAP é usado como base para a correção dos preços. Desta forma, é possível saber quanto o imóvel valorizou e como precificá-lo.
Para saber se vale mais a pena alugar ou comprar do ponto de vista financeiro, a Calculadora FipeZAP ajuda nos cálculos. A ferramenta avalia o custo de oportunidade, comparando a valorização do imóvel com a rentabilidade que poderia ser alcançada com a compra ou se continuasse pagando o aluguel. Para calcular, é possível preencher os dados sobre as condições de simulação ou utilizar informações previamente preenchidas pelo ZAP. Se o valor do aluguel do imóvel for menor do que o resultado, é mais vantajoso alugar. Se o valor for superior, compensa mais comprar.
Dentre os dados solicitados, estão a taxa média de juros paga em investimentos alternativos, taxa de financiamento, prazo de financiamento, período em que o usuário pretende viver no imóvel, valor de compra do imóvel, valor de entrada necessário para financiar e custo de seguro-fiança. Os valores sugeridos pelo ZAP são atualizados temporariamente de acordo com o mercado. A ferramenta considera que os imóveis valorizem, em média, 6% ao ano. Outros valores incluídos no cálculo são os custos com cartório e taxa de corretagem.
A recente ferramenta lançada pelo ZAP é fácil de usar, e mostra imóveis que cabem no orçamento. O usuário precisa acessar a página inicial do portal, clicar em “Busca Avançada” e depois em “Faixa de Preço”. Após essa etapa, é necessário acrescentar o valor da entrada, quanto pode pagar pelas parcelas e o tempo que pretende quitar a dívida. Feito isso, o valor total é calculado e o usuário é direcionado para os anúncios de imóveis que estão dentro da faixa de preço buscada.
Comentários