Loteamentos residenciais: dicas para buscar terrenos
Buscar terrenos para loteamentos residenciais residenciais requer alguns conhecimentos. Um deles é checar o tamanho da cidade. Faça as perguntas:
- Será que essa cidade comporta um empreendimento desse porte?
- Tem um número de habitantes e renda suficiente para lançarem um produto lá?
Isso deve ser definido pelo briefing que a loteadora passa para nós, corretores imobiliários, além do tamanho do terreno, preste atenção se é área bruta ou área líquida (que efetivamente será destinado para os lotes).
Verifique se existe asfalto até a porta do terreno, se há energia elétrica, se há acessos fáceis para avenidas, pontos de ônibus, escolas, postos de saúde, hospital, entre outros detalhes de infraestrutura para o local.
Lembre-se que você é o primeiro “olho” do loteador ou do cliente investidor e ele irá perguntar a você tudo isso e mais um pouco antes de realizar uma visita. Além disso, fique atento aos seguintes aspectos:
- Observe se existem áreas de preservação, córregos e rios. São aspectos que não são meros detalhes, mas muito importantes.
- Veja com o proprietário do terreno se ele possui um levantamento planialtimétrico da área ou uma planta antiga que ajudará o loteador a estudar a área.
- Peça documentos, como escritura, e confira também se a área ainda é zona rural, ou se já incide IPTU, como zona urbana.
- Converse com o proprietário para saber se aceita uma parceria em lotes físicos ou receber financeiramente junto com a carteira de recebíveis. Devido às aprovações de loteamentos serem mais morosas, a maior parte dos loteadores prefere comprar a área nesses moldes.
Importante saber que muitas viagens, pedágios e quilômetros rodados farão parte do seu caminho, mas no final, essa jornada valerá muito a pena!
Autor deste Post:
Gustavo Feola é Diretor da Gustavo Feola Negócios imobiliários, empresa focada em terrenos e negócios voltados a grandes áreas comerciais, residenciais e industriais, em todo o Brasil. Realiza busca através de encomenda de terrenos e oportunidades gerais para incorporadoras, investidores, grupos de shoppings, atacadistas e varejistas.
Comentários