Como criar uma estratégia para contratação de novos corretores de imóveis?
A equipe do VivaCorretor tem conversando com muitos gerentes, coordenadores, gestores de RH e mesmo diretores de empresas imobiliárias e todos se queixam de um mesmo problema comum: como fazer a contratação novos corretores de imóveis?
Ao mesmo tempo, recebemos diariamente no nosso e-mail de contato solicitações de anúncios de vagas para corretores vindo de imobiliárias de todo o Brasil. São tantas que optamos por não publicar, até que encontremos uma forma de atender a todos os nossos parceiros de maneira eficiente.
Acontece que o boom imobiliário de meados dos anos 2010 produziu um formato de contratação que parecia não ter fim. Diante de tantos lançamentos e de tantos recordes em vendas, era simples atrair mais candidatos que apareciam interessados nos altos ganhos apresentados nos diversos canais de mídia. Este modelo provocou um ciclo vicioso que aos poucos foi se exaurindo, à medida que muitos destes ‘candidatos’ a corretores se frustravam e compartilhavam com os amigos sobre a experiência negativa na profissão.
Hoje, a maioria das empresas ainda tenta contratar desta maneira e, com o mercado mais maduro, fica cada vez mais difícil convencer uma pessoa a iniciar na profissão. Isto para falar apenas de estagiários, porque quando falamos com corretores já credenciados e experientes o cenário é ainda mais complicado, pois estes serão atraídos apenas para imobiliárias que apresentem excelentes condições de trabalho.
Assim, não existe hoje uma fórmula de sucesso para contratar corretores, mas as imobiliárias que mais conseguem resultado nos dias de hoje, tomam os seguintes passos:
Estratégia alinhada entre equipe comercial e RH: É comum que a área comercial e que o RH possuam cada um a sua estratégia de prospecção de novos corretores. Isto gera confusão e muitos desencontros fazendo com que o resultado final seja pífio. É importante manter a união, pois ambos tem o mesmo objetivo. Ou seja, ainda que o gerente possua sua forma de contratar, é fundamental que alinhem um dia da semana para entrevistas em conjunto com o objetivo de solucionar as dúvidas dos candidatos.
Concentre as informações em apenas um local: Como quase todos os recrutadores estão em busca de candidatos, é comum que todos atirem para todos os lados anunciando em jornais, redes sociais, sites especializados, entre outros canais. Desta forma, a chance de perder um candidato por falta de informações mais precisas é grande. Por isto crie uma página na internet ou escolha um único serviço de vagas online onde o futuro corretor consiga dados importantes como o histórico e os parceiros de sua imobiliária, por exemplo. Concentrando as informações será mais fácil conseguir converter curiosos em candidatos e candidatos em corretores.
Desenvolva um plano de integração. A grande maioria das pessoas que aparecem no processo seletivo para corretores de imóveis são leigos quanto ao mercado imobiliário. Desenvolva uma apresentação que sirva tanto de instrução, quanto de plano de integração que apresente o mercado, a região e a natureza do trabalho do corretor de imóveis, a sua remuneração e as possibilidades de carreira. Isso será fundamental para sua ação de contratação obter sucesso.
Aplique treinamentos constantes: A dinâmica da profissão de corretor exige treinamento e aperfeiçoamento constante tanto para melhorar a performance quanto para evitar o turnover. Algumas imobiliárias desenvolveram verdadeiras escolas de treinamentos onde não apenas o RH, mas toda a empresa se envolve buscando a melhoria coletiva.
Valorize seus corretores: A grande verdade é que o corretor de imóveis hoje busca a empresa que lhe apresente as melhores condições de trabalho e isto não quer dizer apenas ter o maior número de imóveis à venda. A melhor condição para o corretor significa estrutura, valorização de seu trabalho e principalmente a criação de um ambiente de trabalho que possibilite o seu sucesso. Este ambiente fará com que a sua necessidade de contratação diminua e com um número considerado de corretores fidelizados e satisfeitos, seu foco e esforço em processos seletivos será menor!
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