7 dicas para converter visitantes do seu site em clientes
Com certeza você conhece a importância de anunciar imóveis na internet para vender mais, não é mesmo? Mas se você possui um site, já deve ter percebido que muitas vezes ficamos tão preocupados com o número de visitas que nos esquecemos do mais importante: converter visitantes em clientes! Não é mesmo?
O que significa conversão em seu site deve ser determinado por você. Pode ser a busca por informação sobre um imóvel, o atendimento online, ou mesmo um simples “curtir” em sua página do Facebook. O importante é você “converter” esse visitante em um contato, que futuramente representará novas vendas.
É bom lembrar que nem todos os seus contatos estarão na mesma etapa do ciclo de vendas. Enquanto uns estarão na fase final, a de compra, outros estarão apenas pesquisando para escolher um imóvel. Por isso, prepare o seu site para todo o tipo de demanda.
Dicas para converter visitantes em clientes
Para o profissional do mercado imobiliário, que desenvolve muitas atividades diferentes ao longo do mesmo dia, é difícil especializar-se em estratégias digitais. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a identificar como melhorar sua taxa de conversão. Confira!
1. Diminua a taxa de rejeição do site
Antes de qualquer coisa, verifique se você está recebendo visitas qualificadas, de usuários que interajam com seu site e consequentemente com seus anúncios.
Não é difícil fazer as pessoas repararem na sua vitrine, difícil é fazê-las entrar e, mais ainda, comprar.
Na internet, funciona igual. O usuário até pode encontrar seu site, mas se ele não despertar interesse o suficiente, seja pelo layout, conteúdo, cores, dificuldade de navegação, e até mesmo qualidade dos anúncios publicados, ele não ficará muito tempo, talvez nunca mais voltará.
Por isto esteja sempre de olho em sua “taxa de rejeição”, disponível nos relatórios do sistema de monitoramento de sites Google Analytics. A taxa de rejeição diz respeito aos usuários que entraram e permaneceram em apenas uma página, nada comum para nosso produto que demanda centenas de pesquisas de nossos usuários, não é mesmo?
Dicas para diminuir a sua taxa de rejeição:
- Verifique o tempo para o carregamento do site. Quanto mais demorar, maior será a taxa de rejeição.
- Use links internos e, no caso de blog, aproveite o recurso “posts relacionados” para aumentar o tempo de permanência do usuário.
- Crie um design limpo e atraente.
- Coloque recursos visuais que estimulem a pesquisa do cliente, como vídeos e slideshows.
- Faça uma ótima descrição de seus imóveis.
- Publique diversas fotos de seus imóveis.
- Recursos como “imóveis semelhantes”, já disponíveis em diversos sites de imobiliárias e portais, também são uma ótima forma para aumentar o tempo de permanência dos usuários e sua interação com a página.
2. Possua uma boa Landing Page
A Landing Page (página de chegada) é definitiva para o seu visitante decidir se continuará em contato com você ou irá contribuir para a sua “taxa de rejeição”. Aqui, você deve fisgar o internauta, facilitando a busca, fazendo com que ele encontre o que procura.
Cada página de um imóvel pode se tornar uma Landing Page do seu site imobiliário, por este motivo tenha atenção com todo o seu conteúdo, não apenas com a home (página principal), por exemplo. A sua missão é deixá-la completa, com informações precisas sobre o imóvel, incluindo endereço, características, fotos e detalhes sobre a região em que ele se encontra.
Não se esqueça que toda a página deve ter seu contato ou de sua imobiliária de forma muito objetiva e de fácil acesso.
Invista também em formulários onde o cliente deixa seus dados de contato. Esta prática não somente é útil para sua equipe comercial no momento do cadastro, mas também como para construir seu mailing de interessados em imóveis.
Para desenvolver um formulário que converta e que ao mesmo tempo possa ser utilizado por sua equipe, recomendamos utilizar: nome, e-mail e telefone. Fique atento! quanto mais campos existirem, maior será a perda de contatos.
3. Banners em destaque
Obviamente, sem deixar seu site poluído, aposte em espaços privilegiados para divulgar banners de seus principais imóveis. Juntamente com a estratégia de Landing Pages mencionada anteriormente, quando a pessoa clicar em seus banners, remeta para uma página com formulários de cadastro. Uma ótima forma de conversão!
4. Call-to-action
Se o visitante não encontrar a informação que procura em poucos segundos, ele vai buscá-la em outro site. Deixe sempre as informações mais importantes em destaque. Boas “call-to-action” ou “chamadas para ação” levam o internauta a clicar onde você deseja.
Dicas para trabalhar “call-to-action”:
- Tenha cuidado com a disposição dos elementos. Um erro comum é deixar um botão importante, como o de cadastro, “escondido” ou com a letra muito pequena. Use o espaço do site a seu favor.
- Cuide a escrita: Em vez de apresentar um botão “enviar” no formulário, tente escrever “quero saber mais sobre esse imóvel”. Isso influencia diretamente na taxa de conversão.
- Além do texto, trabalhe com “ícones”. Muitas vezes, o usuário precisa que você “desenhe” a sua próxima ação. Pesquisas apontam que “setas” dentro do botão de ação podem aumentar em 25% a taxa de conversão do seu site.
5. Seja transparente e acessível
Esteja sempre à disposição para responder todas as dúvidas do cliente, mantenha uma postura transparente deixando à vista todos os seus contatos no site.
Serviços de atendimento online ao cliente podem ser uma boa alternativa para responder de imediato as dúvidas do consumidor, mas muito cuidado com atendimentos online, apenas aposte na ferramenta se você de fato tem condições de atender seus clientes, do contrário você apenas irá frustrá-los.
Além disso, fique ligado também nas redes sociais. Muitos clientes podem entrar em contato pelo Facebook e você não vai querer perder essa oportunidade.
6. Certifique-se de que vai atender todos os clientes
Eis o ponto crítico da geração de contatos qualificados, atender todos os clientes. Para converter visitantes, você primeiro precisa estar preparado para atendê-los. Tenha certeza que consegue dar a devida atenção para todo mundo que entrar em contato interessado em algum imóvel. Isso é muito importante para que você feche negócios e também construa sua reputação como bom profissional.
7. Calcule a sua taxa de conversão
Depois de aplicar os conhecimentos acima, é hora de calcular a taxa de conversão, que o ajudará a avaliar, na prática, a efetividade do número de visita do seu site.
Uma das formas para verificar o sucesso de suas estratégias, é multiplicar por 100 o número de vendas, dividido pelo número total de acessos em um determinado período.
Além de calcular a taxa de conversão geral do seu site, o corretor de imóveis precisa monitorar os seus anúncios para definir quais foram, realmente, efetivos e se refletiram em vendas ou contatos de interesse.
O mesmo pode ser feito com promoções e ações específicas que geraram cadastros. Assim, é possível testar e analisar quais tipos de campanhas e ações geram um maior número de vendas e cadastros.
Gostou das nossas dicas sobre como converter visitantes em clientes? Quais outras você recomenda para corretores que estão construindo seus sites?
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