Corretora de Imóveis: uma profissão que cresce no Brasil
As mulheres estão cada vez mais ocupando diferentes espaços no mercado de trabalho e, neste Dia Internacional da Mulher, queremos falar sobre o papel da corretora de imóveis, que vem alcançando uma importância cada vez maior do mercado. Você já notou que cada vez mais mulheres têm escolhido a profissão de corretora? Tem ideia do quanto a participação delas tem crescido no mercado imobiliário? Pois você vai descobrir nesse post.
O Dia Internacional da Mulher foi criado no início do século 20, após a reivindicação de grupos de trabalhadoras que lutavam pelo reconhecimento do seu papel na sociedade e no mercado. Desde então, o mês de março tem sempre trazido à tona discussões sobre as conquistas das mulheres como membros da sociedade e, principalmente, como trabalhadoras.
Sendo assim, não podemos ignorar esta data e deixar de falar sobre as corretoras de imóveis, que estão gradativamente conquistando seu espaço e deixando sua marca no mercado imobiliário.
A mulher brasileira no mercado de trabalho
Para entender o papel das mulheres no mercado imobiliário, precisamos primeiro entender o papel delas no mercado de trabalho como um todo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo censo da população, hoje o Brasil tem mais de 104,3 milhões de mulheres, que representam 51% da população. As mulheres representam 43% das pessoas que trabalham no Brasil, número que vem crescendo nas últimas décadas. No setor de serviços, as mulheres representam cerca de 40% da força de trabalho. Hoje, mais de 37% dos lares no Brasil são sustentados por mulheres.
As corretoras de imóveis no Brasil
Quando olhamos para o mercado imobiliário, temos um levantamento feito pelo COFECI-CRECI que mostrou que as mulheres já são mais de 33% das profissionais na área de corretagem de imóveis. Esse percentual ainda é menor do que o de mulheres atuando no mercado de trabalho, mas está crescendo! A profissão, que já foi vista como bastante masculina no seu início, é cada vez mais adotada por mulheres de diferentes idades. Na última década, o número de corretoras no mercado cresceu 144%. A tendência é que cada vez mais profissionais do sexo feminino atuem na área, tornando sua presença ainda mais forte. Dentre os fãs da página do VivaCorretor no Facebook, por exemplo, as mulheres são mais de 40%, a maioria delas na faixa entre 25 e 44 anos. Isso mostra que as corretoras formam um público bastante moderno e conectado, com muito potencial para fechar bons negócios. Mais do que representarem um número crescente de profissionais no mercado, as mulheres também têm conseguido ocupar diferentes posições nele. Hoje, temos corretoras autônomas, corretoras que atuam em imobiliárias e também muitas profissionais que atuam em cargos de gestão no mercado imobiliário.Bate-papo com a corretora Wânia Costa
Para saber na prática como é o dia a dia das corretoras de imóveis, o VivaCorretor conversou com a corretora Wânia Costa, sócia-proprietária da RE/MAX Gol, imobiliária da Zona Norte de São Paulo. No bate-papo, ela conta um pouco de como chegou ao mercado imobiliário, seu caminho para o sucesso e quais suas maiores inspirações. Wânia atua há 3 anos no mercado imobiliário, depois de 15 anos na área bancária. A decisão de ingressar na profissão veio por influência de seu pai e marido, também corretores, que a incentivaram a adquirir parte da imobiliária da família. Leia abaixo a entrevista com Wânia:
VC: Desde que você começou, percebeu que mais mulheres têm se dedicado à essa profissão?
W: Assim como em outra áreas, noto uma crescente significativa das mulheres como corretoras de Imóveis. Na minha Imobiliária, somos exatamente 50% do quadro, sendo que na RE/MAX somos em 43% das profissionais no Brasil, chegando em 60% como Regional Minas. Acredito que esta procura se dá pela flexibilidade de horário e os excelentes ganhos, mesmo em épocas como a que estamos passando no Brasil neste momento.
VC: Você já enfrentou algum tipo de resistência ou preconceito por ser uma mulher nessa profissão?
W: O mercado vem se acostumando a ver mais mulheres em profissões que antes eram exercidas basicamente por homens , mas infelizmente em alguns momentos , ainda somos testadas . Há duas semanas fiz um comentário em uma página de um site voltado para Corretores de Imóveis no Facebook, perguntando quais seriam as novidades para o mês das mulheres . Para minha surpresa, um colega da profissão/internauta respondeu que a novidade seriam técnicas de como lavar louça e arrumar a casa. Enfim, uma brincadeira cheia de preconceito velado. Por isso, levanto a bandeira das mulheres como Executivas de Vendas, pois temos que nos posicionar perante qualquer situação que gere um retrocesso a imagem feminina.
VC: Que mulheres inspiram você?
W: Poderia citar aqui várias celebridades internacionais ou nacionais , mas me inspiro em histórias de pessoas simples como tantas brasileiras que acordam cedo, saindo de casa ainda com o céu escuro para trabalhar e trazer sustento para sua família. Mulheres que têm em seu DNA a sede de vencer, com todas as adversidades que encontramos em nosso país. Estas sim, merecem minha admiração e inspiram não só a mim, mas a tantas outras mulheres.
E você, corretora de imóveis, como você se sente na profissão? Percebe que o número de mulheres no mercado está aumentando? ]]>





Comentários