Web Analytics para o mercado imobiliário
Uma grande vantagem que o marketing imobiliário digital possui é o poder de medir resultados em suas campanhas online. Para esclarecer o que é e para que serve Web Analytics, elaboramos este artigo ao Guru do Corretor.
O objetivo aqui é simples: fornecer informações aos corretores, gestores de imobiliárias e incorporadoras sobre como tomar decisões baseadas em números e não apenas em intuições.
O que é Web Analytics?
Web Analytics é o processo onde podemos coletar, comparar, analisar e produzir relatórios com a finalidade de entender e melhorar as ações de marketing digital da marca.
O mercado imobiliário, assim como outros mercados, tem suas peculiaridades quando o assunto é a análise de comportamento web. O ambiente digital imobiliário tem objetivos e nuances diferentes de um comércio eletrônico, por exemplo. Porém, há um objetivo em comum: a venda (conversão).
Antes do usuário completar o seu objetivo dentro do site, como o preenchimento do formulário de contato, é possível extrair diversas informações relevantes através da análise do uso do site. Com a ferramenta de web analytics temos o poder de entender o que o usuário quer.
Microconversões são pequenas ações realizadas pelos visitantes do site que mostram o caminho até um objetivo final. Esses objetivos podem ser: como o usuário está interagindo com o seu site, como ele interage com a sua marca nas redes sociais, ou mesmo, se suas campanhas de email marketing, links patrocinados e facebook ads estão surtindo efeito.
Uma análise mais detalhada do site de sua imobiliária ou construtora pode mostrar se os caminhos que você está trilhando com ações de marketing digital vem dando certo. Isso pode lhe auxiliar a obter uma vantagem competitiva em relação à seus concorrentes.
Para que o trabalho surta efeito, você precisa de um bom profissional de Web Analytics, assim como uma agência que possa lhe orientar como fazer, o que medir e como escolher as ferramentas de análise.
Existem diversos softwares para análise no mercado, alguns pagos e outros gratuitos. O mais conhecido e difundido é o Google Analytics. Além de ser uma ferramenta sem custo, é de fácil implementação e permite analisar a performance do mix de marketing digital.
O que precisa ser medido?
Para entendermos um pouco mais sobre o Web Analytics, separamos alguns dados interessantes para analisar, alguns básicos e outros mais avançados.
Nível Básico de web analytics:
- visitas recebidas no site
- tempo de permanência de visitantes no site
- número médio de páginas visitadas pelos usuários
- imóveis mais vistos no site
- identificar as palavras-chave que mais trouxeram visitas
- cidade que mais acessa o site
Nível Avançado de web analytics
- como os clientes buscam os imóveis
- resultado das campanhas de adwords (links patrocinados)
- verificar posicionamento de palavras-chave no ranking do Google
- quantidade de formulários de contato preenchidos
Existem diversos dados que podemos coletar através da ferramenta de web analytics. Citamos algumas das principais informações que é preciso verificar em suas campanhas online. Isso poderá render bons insights para qualificar sua presença online.
Vale lembrar que apenas coletar os números não resolve a situação, você precisa traduzir para sua realidade, compreendendo onde deseja chegar para melhorar seu resultado..
E você, utiliza alguma ferramenta de web analytics? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.
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