Você sabe diferenciar cada área da casa?
Uma pergunta, aparentemente, simples, mas que ganha camadas de complexidade com tantas nomenclaturas e detalhes. Entender a diferença de cada área da casa com cada conceito usado no mundo imobiliário é importante, tanto para passar segurança ao seu cliente quanto para entender como cálculos importantes são feitos.
Por isso, separamos aqui as principais dúvidas sobre área da casa: área útil, área construída, área comum e total. Confira!
O que é área privativa de um imóvel?
A área privativa engloba todas as áreas da casa, ou de um imóvel, que são de uso exclusivo do proprietário.
Vale ressaltar que é esse o cálculo padrão de área da casa, o que consta na escritura e sobre o qual são calculados os impostos como IPTU.
No caso de apartamentos com vagas de garagem individualizadas, a área do estacionamento também é contada como área privativa.
Além disso, é importante saber que a espessura das paredes também faz parte da área privativa. No caso de apartamentos que dividem parede, por exemplo, o cálculo é feito considerando metade da espessura para cada proprietário.
O que é área útil de um imóvel?
Popularmente conhecida como “área de vassoura”, a área útil de um imóvel contém toda a área onde a pessoa de fato vive. Sem contar áreas como quintal, varanda, depósitos ou garagem, tampouco as paredes.
Muito utilizada no mercado imobiliário, especialmente em anúncios de imóveis, essa não é uma nomenclatura oficial, ou seja, não consta em documentos imobiliários.
Como calcular a área útil de um imóvel?
Calcular a área útil de um imóvel é muito simples: basta somar a área de todos os cômodos de uma casa, descontando áreas externas (mesmo que privativas).
Para encontrar a área de cada cômodo é preciso fazer a seguinte conta:
Área = comprimento x largura
Ex: Uma sala tem 2m de largura por 3m de comprimento. Nesse caso, ela tem 6m².
O que é área construída de um imóvel?
Esse termo causa alguma confusão no assunto áreas da casa. Muito parecido com o conceito de área útil e área privativa. De maneira geral, a área construída é a conta de tudo o que está sob um teto.
Qual a diferença entre área construída e área útil?
O cálculo de área construída leva em consideração a espessura das paredes, diferente do cálculo de área útil.
Qual a diferença entre área construída e área privativa?
Na área privativa entram todos os espaços de uso exclusivo do proprietário, mesmo que externos, como vaga de estacionamento. No caso da área construída, somente espaços sob um teto, entre paredes, são considerados.
Como calcular a área construída de um imóvel?
Para fazer esse cálculo, basta fazer o cálculo de cada área da casa que está coberta e somar. Lembre-se de excluir quintais e demais partes do terreno.
O que é área comum de um imóvel?
Como o nome sugere, são áreas de um imóvel compartilhadas entre proprietários – o caso de condomínios de casas ou prédios. Geralmente, há regras de uso acordadas em reuniões de condomínio.
Tratam-se de áreas como: piscina, área de lazer, playground, academia, salão de festas, quadras de esporte e até portaria e hall de entrada.
Vale dizer que as despesas da área comum são rateadas entre todos os proprietários e o cálculo é feito baseado na área privativa de cada imóvel.
No caso de apartamentos, esse cálculo é feito com a representação do tamanho da área privativa se estivesse toda no solo.
Como calcular a área comum de um imóvel?
Esse é um cálculo um pouco mais complexo. A ideia é que cada proprietário é dono de uma fração da área comum total, independente do tamanho da área privativa.
Como não é tão simples medir por si próprio todas as áreas comuns, incluindo as externas, de um condomínio, o ideal é procurar na documentação oficial, como a escritura ou Registro Geral do Imóvel.
O que é a área total de um imóvel?
A área total de um imóvel engloba todas as áreas da casa, incluindo a fração ideal da área comum. Ou seja, toda a área privativa + comum.
No caso de construções fora de condomínios, essa é toda a área do terreno: construída + externa.
Como calcular a área total de um imóvel?
Uma vez que você já calculou a área privativa e descobriu sua fração ideal da área comum, basta somá-las:
Área total = área privativa + área comum
Qual a diferença entre área útil e área total?
Esses são conceitos bem diferentes: área útil diz respeito a “área de vassoura”, levando em conta somente a área onde a pessoa poderá mobiliar e viver de fato.
Já na área total, entram na conta toda área privativa (incluindo estacionamento e paredes) e também uma fração ideal das áreas comuns.
E sobre a área total que se faz o cálculo de preço do metro quadrado, por exemplo. Enquanto a área útil é mais utilizada em anúncios para passar a ideia de quanto espaço um morador irá de fato poder ocupar.
Ainda tem alguma dúvida sobre esses termos? Conta pra gente nos comentários!
Comentários