Valorização de imóvel perto do Starbucks pode ser maior, mostra pesquisa
A localização é um fator importante para determinar o valor do imóvel. E se a região incluir um Starbucks nas redondezas, melhor ainda, segundo estudo do Zillow.
A pesquisa, feita de 1997 a 2014, mostra o “Efeito Starbucks”: propriedades que ficam perto (cerca de 400 metros) de uma das cafeterias da rede valorizaram 96% no período. Já os imóveis que não tinham nenhuma rede por perto valorizaram cerca de 65%.
Comprar um imóvel perto do Starbucks custava, em 1997, um pouco mais caro do que comprar um imóvel sem a cafeteria por perto: a propriedade saía por US$ 137 mil (R$ 392 mil) , contra US$ 102 mil (R$ 294 mil) de um imóvel comum.
Em 2014, esse imóvel comum valorizou para US$ 168 mil (R$ 484 mil). Mas a propriedade perto de um Starbucks subiu seu preço para US$ 269 mil (R$ 774 mil), quase dobrando o preço inicial.
Para provar que essa valorização acontece só com o Starbucks e não com qualquer outra cafeteria ou restaurante, a pesquisa comparou propriedades perto do Starbucks e da rede Dunkin’ Donuts.
De 1997 a 2013, os imóveis perto da Dunkin’ Donuts valorizaram 80%, bem mais do que os imóveis sem nenhuma rede do setor por perto, mas ainda longe dos 96% do Starbucks.
“Qualquer que seja a razão — seja porque as pessoas realmente gostam de tomar um café, ou porque elas veem o Starbucks como um sinal de valorização da região —, está bem claro que estão pagando a mais por casas perto do Starbucks”, diz o estudo.
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