Planilha de prospecção e follow up de clientes
Corretor de imóveis, às vezes você não sente que faz um milhão de coisas no mesmo dia? Captar imóveis, criar anúncios, fazer divulgação em diferentes canais, cuidar de documentação, atualizar-se sobre o mercado imobiliário… Com tantas tarefas, como fica seu tempo dedicado a gestão de contatos e follow up de potenciais clientes?
Manter um registro atualizado de todas as pessoas que o procuraram com interesse em comprar ou alugar seu imóvel pode parecer algo trabalhoso, mas é fundamental para você garantir fechamento de negócios. Lembrar de todos os contatos de cabeça ou consultar um caderno com anotações com certeza não é a forma mais eficiente de fazer esse controle: o ideal é possuir tudo registrado com datas, origens e informações relevantes destes clientes, como preferências e estilo de vida.
Se você ainda não possui um sistema de software e CRM, para ajudá-lo nesta atividade, o VivaCorretor criou a Planilha de prospecção de clientes e follow up, em que será possível analisar os clientes prospectados por você, entender em que etapas do processo de compras eles estão, saber qual a sua conversão média para contato atendido e receber alertas sobre quando deverá fazer ligações para determinados clientes.
Otimize seu processo de vendas de imóveis baixando a Planilha de prospecção e follow up de clientes clicando no link da imagem abaixo.
Por que você precisa manter registro de seus contatos e fazer follow up?
Esperar que seus contatos o procurem sempre que tiverem alguma dúvida sobre o imóvel que está anunciando é um dos maiores erros que você pode cometer em sua profissão. Quer entender por quê?
- Contato gera confiança: Neste importante passo que é a busca por um novo lar, o quanto mais você se mostrar disponível para seus potenciais clientes, mais confiança irá passar para eles. Claro, não confunda isso com insistência, entre em contato apenas se tiver algo importante a falar. Algumas sugestões são informações adicionais sobre o imóvel de interesse, imóveis similares que entraram para sua carteira, novidades sobre a região ou notícias sobre compra e aluguel de imóvel.
- O processo de escolha de um imóvel é longo: pesquisas mostram que uma pessoa costuma levar cerca de 1 mês para escolher um imóvel para locação e até 6 meses para compra. Imagine que você atendeu um interessado em adquirir uma residência na primeira semana de sua busca: você simplesmente vai deixar este contato de lado pois ele ainda vai olhar outas opções? Mantenha contato e ofereça sempre novas opções!
- Informação vale ouro: Imagine que a cada novo contato com seu potencial cliente você tem oportunidade de fazer novas perguntas a ele sobre o que está procurando, suas expectativas em relação ao novo lar e como está se planejando para fechar o negócio. Ao longo dessa interação, você vai ter informações suficientes para oferecer exatamente o que ele precisa! A chance de você ser o corretor que irá efetuar a venda será enorme!
Você possui uma boa gestão de seus contatos? Compartilhe conosco quais ferramentas utiliza para manter um follow up eficiente.
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