Confira as principais tendências do mercado imobiliário para 2025
Um dos destaques do Conecta Imobi 2024, a palestra “Pesquisa de tendências DataZAP: o que esperar para o próximo ano?”, apresentada por Gabriela Domingos, especialista em Inteligência de Mercado no Grupo OLX, trouxe as principais tendências para o mercado imobiliário em 2025.
A palestra, baseada no levantamento “Tendências de Moradia (Perfil Comprador)” do DataZAP, contou com abordagem online, mediante questionário estruturado e de autopreenchimento.
O público-alvo foi composto por usuários dos portais imobiliários Zap, Viva Real e OLX que compraram ou têm interesse em comprar imóvel.
Dessa forma, o levantamento tem como objetivo entender os interesses e a percepção do público quanto a características dos imóveis e novas formas de morar. Esses insights são valiosos para quem procura conhecer o perfil de quem se interessa por imóveis.
Quer entender um pouco mais? Confira!
Quem são os compradores de imóveis?
O público com maior participação na pesquisa se identifica com o perfil masculino e habita na região Sudeste, sendo a maior parte residente das capitais (55%).
Além disso, 60% faz parte da população casada, mora junto ou está em união estável. Cerca de metade é da Geração X (nascidos entre 1964 e 1983) e parcela similar está na Classe B. Grande parte do público tem filhos e tem animal de estimação.
Outro fator importante do perfil do comprador de imóveis, segundo o levantamento de Datazap, é que cerca de 3 em cada 4 fazem parte da população economicamente ativa e a principal ocupação é assalariado registrado.
Entre os entrevistados que trabalham, 69% declarou que trabalha presencialmente (desses, 18% por escala), um aumento de quase 20% em relação ao observado no ano passado na pesquisa.
Esse ano, cerca de 1 em 10 declarou ter trabalho 100% home office, menos da metade do indicado em 2023, onde 25% dos indivíduos praticavam esse modelo de jornada.
E se você é um corretor imobiliário, saiba que as informações apresentadas são valiosas. Aliás, através dos dados é possível adaptar suas estratégias e abordagens para melhor atender ao perfil dominante dos compradores.
Dessa forma, você alinha ofertas e realiza uma comunicação ideal ao perfil dos compradores, o que aumenta ainda mais a probabilidade de sucesso nas vendas.
Quais são as preferências para o novo lar?
Finalidade do imóvel
Quando o assunto é finalidade do imóvel, a maioria dos compradores declaram adquirir com propósito de moradia e cerca de 1 em cada 10 pretende realizar a compra como forma de investimento.
Localização do novo imóvel
O público tem maior interesse em adquirir imóveis na própria cidade que reside. Já cerca de 1 em cada 6, planeja mudar de cidade, mas não sair do estado.
Comércios e serviços do entorno
Grande parte dos entrevistados priorizam a existência de supermercados, padarias e farmácias nas redondezas.
Acessos
A proximidade com vias de acesso, como ruas e avenidas, influencia na escolha da localização do novo imóvel.
Como é o imóvel ideal para os compradores?
Apartamento padrão e casa de rua lideram as tipologias de imóveis mais buscadas pelos entrevistados.
A preferência por apartamento é de 39% dos entrevistados, com destaque para a geração Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), com 54% da procura. Já o interesse por casas de rua é de 35% do público geral.
Já entre os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), há um destaque para o interesse por imóveis novos, com 27% procurando por lançamentos e 37% em busca de imóveis nunca habitados.
No comparativo entre o imóvel que moram e no que buscam comprar, existe queda do
percentual de casa de rua e aumento das casas em condomínio. E quando o assunto é tamanho, o maior desejo dos entrevistados é por imóveis com 90m², 2 ou 3 dormitórios, 1 suíte, 2 banheiros e 1 vaga de garagem.
Sobre a condição da propriedade, os compradores buscam imóveis usados e em bom estado, sem necessidade de reforma.
Já 47% do público planeja realizar alguma reforma no imóvel, sendo cozinha e banheiro os cômodos mais indicados para alteração.
Outro destaque é que, na visão de 63% do público, a instalação de ar condicionado é importante.
Já em questão de valor do imóvel, para cerca de 70% dos entrevistados o orçamento para a compra do imóvel é de até R$ 499.999.
Além disso, cerca de um terço do público considera comprar imóvel enquadrado no programa Minha Casa, Minha Vida.
Preferências de moradia
Áreas de lazer
Na avaliação da importância dos itens de lazer convencionais, churrasqueira tem maior índice de avaliações altas (43%). Na sequência aparecem academia, piscina externa e salão de festas.
Entre os itens não convencionais, mini mercado, mensageria e espaço pet são os espaços de maior relevância.
Sustentabilidade
A sustentabilidade também é aspecto relevante na jornada de escolha do imóvel. A bioarquitetura, como aspectos de luminosidade e ventilação natural, tem maior relevância no quesito.
Tecnologia
Quanto à tecnologia, os compradores têm alto interesse, em maior proporção, por aplicativo do condomínio, isolamento acústico e câmeras de monitoramento virtual.
Se destaca a importância de app do condomínio para aqueles com interesse exclusivo em imóveis novos ou de lançamento (77%).
Fachada ativa
Fachada ativa é um conceito no qual o edifício ou prédio possui lojas, comércios e galerias comerciais em seu andar térreo.
Nesse sentido, a opção de fachada ativa foi apresentada para os que declararam interesse em comprar imóvel vertical.
16% dos participantes não sabe se gosta ou não da ideia, mas 45%, maior parcela, gosta do conceito. Entre aqueles que consideram comprar imóvel onde exista fachada ativa, o total é de 48%.
Acessibilidade
Entre os cinco aspectos de acessibilidade estipulados, ao menos cerca da metade dos entrevistados atribuiu alto nível de importância da presença deles nas áreas comuns.
Dois dos destaques são:
- ter espaços de acesso com rampas;
- que os ambientes tenham espaço suficiente para manobra de cadeira de rodas.
Taxas de juros influenciam a compra de imóveis
A pesquisa aponta que mudanças nas taxas de juros têm alta influência na compra de imóveis, principalmente em relação à Selic, taxa básica de juros e as taxas de juros de financiamento imobiliário.
Com as mudanças nos juros, o crédito imobiliário pode sofrer alterações, o que influencia na demanda e no movimento do mercado imobiliário.
Além disso, outros fatores como a situação geral da economia no país, reformas fiscais e tributárias e situação do mercado de trabalho também têm influência na dinâmica.
Conclusão
Os dados apresentados do levantamento realizado pelo DataZAP, oferecem uma visão detalhada e estratégica sobre o perfil dos compradores de imóveis, os fatores que influenciam as decisões de compra e, claro, as tendências do mercado imobiliário para o próximo ano.
Portanto, se você é um profissional da área, esses insights são importantes e podem te ajudar a ajustar suas estratégias de venda, desde a seleção do imóvel até a comunicação com o cliente.
Aliás, compreender as prioridades e expectativas dos compradores e entender suas preferências pode ser o diferencial para crescer ainda mais no mercado imobiliário em 2025.
E se você tem objetivo de impulsionar vendas e alavancar os negócios, conte com as soluções dos portais do Grupo OLX.
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