O segredo da tática efetiva que corretores de sucesso usam para vender mais
Por Bruna Medrado*
O mercado imobiliário vive transformações aceleradas. Impulsionado pela tecnologia, novos processos e métodos possibilitam que o profissional do setor atenda a seus clientes de forma cada vez mais assertiva, como um verdadeiro curador de sugestões de imóveis. A parceria com outros corretores ou imobiliárias está entre as principais estratégias para concretizar esse atendimento apurado – e, automaticamente, ampliar o volume de negócios efetivados.
A possibilidade de uma parceria se inicia durante o processo de compra, quando o corretor percebe que não tem o imóvel buscado pelo cliente disponível em sua carteira. Desistir? Nada disso! Para quem está antenado com as tendências e inovações do setor, a estratégia mais barata e efetiva é acionar um corretor ou imobiliária que conte com produtos alinhados ao desejo do potencial comprador. Com isso, ambos aumentam a chance de fechar o negócio, fidelizar o cliente e garantir o repasse da comissão, sem exigir maior investimento em tempo e dinheiro para a captação de novos imóveis.
Mas para funcionar, essa estratégia necessita de parceiros alinhados e qualificados, sem esquecer de estabelecer, antecipadamente, regras claras e justas sobre a divisão da comissão – em geral, rateada em 50%. Mas já existem plataformas no mercado que facilitam esse processo, permitindo, por meio de inteligência artificial e big data, que o corretor localize imóveis compatíveis aos buscados pelos seus clientes, dentro de localização e preço pretendidos, em qualquer lugar do país. Na sequência, esses softwares conectam o profissional ao possível parceiro, para que ambos possam construir a melhor tática de venda.
Além disso, com a ajuda da tecnologia, as parcerias imobiliárias ainda têm o plus de favorecer o aumento da carteira de clientes e de imóveis, dois itens essenciais neste mercado. Isso sem falar no crescimento profissional naturalmente gerado pelo networking e pela troca de experiências, tanto para corretores autônomos quanto para imobiliárias.
Alguns profissionais do mercado imobiliário ainda são resistentes em fechar parcerias de negócios, com o raciocínio de que não é interessante para eles dividir a comissão. Mas, pense bem! Nesse tipo de acordo, o corretor não irá trocar 100% de comissão por 50%, mas sim a desistência de um cliente – isto é, “zero reais” –, por 50% da gratificação da comercialização do imóvel. É ou não é um bom negócio?!
* Brunna Medrado tem uma década de experiência no mercado imobiliário. É COO da startup Homer, plataforma que cria soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia dos corretores e que foi um dos participantes do Conecta Imobi 2022
Sobre o Homer:
Homer é uma empresa de tecnologia que oferece soluções completas para corretores de imóveis de todo o Brasil para assegurar um processo de compra e venda de imóveis mais rápido e descomplicado. Fundada em 2016, a startup combina capacitação e ferramentas digitais inovadoras que elevam os profissionais do mercado desde o primeiro atendimento ao cliente até o fechamento da venda. Disponível para iOS, Android e desktop, o Homer já ajuda mais de 60 mil corretores e seus clientes.
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