Raio-X FipeZAP: mais pessoas querem comprar imóveis

Compradores em potencial
O Raio-X FipeZAP do 1° trimestre de 2018 apurou que cresceu o número de pessoas que pretendem comprar um imóvel nos próximos três meses. Os compradores em potencial, como o levantamento define este grupo de pessoas, passaram de 39% nos três últimos meses de 2017 para 42%.
Metade dos respondentes desse grupo é indiferente entre escolher um imóvel novo ou usado. A maioria dos compradores (88%) têm como objetivo destinar o imóvel para moradia. Por outro lado, 12% desejam usar para investimento, sendo a maior intenção de obter renda de aluguel.
Percepção dos preços
Os compradores em potencial também falaram sobre a percepção dos preços dos imóveis. A parcela de respondentes que considera os preços altos ou muito altos caiu de 88%, no início da série histórica em 2014, para 65%. Já o percentual que considera os preços em um nível razoável subiu de 8% para 25%.
A curto prazo (comportamento dos preços dos imóveis nos próximos 12 meses), 32% desse público esperava a manutenção dos preços atuais, enquanto 25% acreditava em uma queda. Já 28% não soube opinar e 15% esperava um aumento nos valores.
Sobre valorização de preços a longo prazo (nos próximos 10 anos), a maioria dos respondentes (31%) que desejam comprar imóvel nos próximos três meses acreditam em uma valorização próxima à inflação. Desse grupo, 23% acreditam em uma valorização acima da inflação, 32% não sabe e 13% acha que será abaixo.
Outros perfis do Raio-X FipeZAP
O Raio-X FipeZAP também realiza levantamos com mais dois outros perfis de pessoas: quem comprou imóvel nos últimos 12 meses e os proprietários de imóveis a mais de 12 meses. O levantamento é divulgado trimestralmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Grupo ZAP.
Comentários