Confira o preço do m² de locação de março

Segundo pesquisa realizada pelo índice FipeZAP Locação, o preço médio de locação residencial no Brasil registrou um aumento nominal de 0,15% entre fevereiro e março de 2017. Trata-se da terceira alta consecutiva nos preços de aluguel no ano, período em que o Índice FipeZap de Locação acumula alta de 0,47%.
Individualmente, sete cidades reforçaram esse movimento ao longo do último mês: Fortaleza (+0,94%), Recife (+0,71%), Belo Horizonte (+0,54%), São Bernardo do Campo (+0,36%), São Paulo (+0,31%), Campinas (+0,23%) e Distrito Federal (+0,13%).

São Paulo (Foto: Shutterstock)
Se comparar os últimos 12 meses, o Índice ainda recua 2,50%. Considerando-se a inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para os últimos 12 meses (+4,57%), observa-se uma queda real de 6,76% nos preços de locação. De fato, das 15 cidades monitoradas, apenas Recife (+1,65%) e Santos (+0,81%) apresentaram variação positiva nos preços, ainda que inferior à inflação do período.
O relatório mostra que se compararmos o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Com base nos dados de março de 2017, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,3%.
Os preços considerados para o cálculo da pesquisa são referentes se a anúncios para novos aluguéis. Ou seja, o Índice FipeZAP de Locação não incorpora no cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (cujos preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGPM/FGV – Índice Geral de Preços do Mercado/Fundação Getúlio Vargas – ou índices similares, de acordo com os contratos estabelecidos). Desta forma, o Índice FipeZAP de Locação representa de forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo.
Comentários