Permuta livra proprietários do Imposto de Renda

A lei brasileira permite que durante uma ação seja feita uma transação, que é trocar qualquer coisa por outra. Trata-se da forma mais rudimentar de comércio, chamado de escambo. Nos negócios imobiliários não é diferente, é possível trocar um imóvel pelo outro.

Confira todas as vantagens desse tipo de negociação (Foto: Shutterstock)
No entanto, existe a mentalidade de que há uma grande vantagem em fazer a permuta, pois os proprietários estão livres de pagar o Imposto de Renda. Porém, o tributo não é pago uma vez que não envolve dinheiro durante a transação. O Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo (Sciesp) diz que caso você permute imóveis nas mesmas condições e não houver ganho de capital, não há porque pagar o IR.
O chanceler da universidade Corporativa dos Corretores de Imóveis, Alexandre Tirelli, explica que quando uma pessoa compra um imóvel R$ 200 mil e vende esse bem alguns meses depois por R$ 500 mil, terá que pagar uma tributação equivalente a 15% sobre a diferença.
Paga-se comissão na permuta?
Tirelli explica que sim, caso um corretor de imóvel esteja envolvido nas transações desses imóveis, ele ganhará o correspondente a 6% dos bens que estão sendo permutados. “Normalmente, há o intermédio de uma imobiliária, logo os dois proprietários dividem o valor da comissão que será paga ao corretor”, diz Tirelli.
A permuta tem vantagens, mas é bom lembrar que nem sempre é fácil encontrar imóveis equivalentes. Os corretores de imóveis precisam lembrar seus clientes que nesse momento é importante ser flexível e não tentar impor algum tipo de vantagem sobre o outro. Caso todos os envolvidos estiverem satisfeitos com a troca, pode ser uma boa maneira de mudar de casa ou movimentar os negócios.
Comentários