Saiba como ofertar o imóvel certo para seu cliente
Com a quantidade enorme de ofertas e informações disponíveis na palma da mão, o consumidor se tornou mais cauteloso na hora de fechar um negócio; isso torna as negociações um pouco mais complexas e evidencia a necessidade de realizar abordagens com maior precisão.
Separamos algumas dicas que podem te ajudar a atuar de maneira mais certeira na hora de oferecer um imóvel e obter sucesso nas futuras negociações.
Defina qual é o perfil do seu público
As estratégias de segmentação são fundamentais no mercado atual, parte desse trabalho consiste em afunilar sua ação comercial a um público específico. Os suportes para essa pesquisa de mercado podem ser, por exemplo, faixa etária, bairro, cidade, estilo de vida, situação financeira, etc.
Ainda que o seu desejo seja ainda trabalhar com públicos variados, como, por exemplo, imóveis de alto padrão e também imóveis na planta, há a possibilidade de criar campanhas e abordagens diferentes para cada perfil.
Essa prática é muito efetiva e certamente pode melhorar os resultados de suas abordagens e campanhas, oferecendo o imóvel certo para o cliente certo.
Este tipo de estratégia também possibilita definir uma personalidade mais sólida para o seu negócio, e tornar-se referência dentro de um nicho de mercado é uma moeda bastante valiosa no momento em que atuamos no mercado imobiliário.
Conheça seu cliente
Além de conhecer bem seu público, é importante também conhecer as necessidades individuais de cada cliente. Aqui, duas dicas básicas:
- Conheça primeiro, oferte depois: a primeira conversa com seu cliente deve ser algo produtivo para identificar os objetivos, dores, necessidades e possíveis ressalvas que seu cliente tenha. Mais do que o imóvel que a pessoa busca, é preciso entender as necessidades que ela quer atender. Dica: pergunte sempre o porquê.
- Não adivinhe: se você entendeu bem as expectativas do seu cliente, pode até oferecer imóveis que ele não tenha diretamente pedido, mas nada que fuja completamente das expectativas, ok?
Crie anúncios de imóveis atrativos
Essa é uma etapa fundamental, mesmo para clientes que já estão em contato. Isso porque o anúncio é uma ótima forma de ofertar um imóvel: lá tem as fotos e todas as informações necessárias. Isso, é claro, se você fizer um bons anúncios de imóveis!
Fotos, descrição e informações completas são o essencial, mas você também pode se inspirar e criar anúncios criativos. Que tal?
Além de ajudar o cliente a conhecer o imóvel e otimizar seu tempo e o dele, os anúncios fornecem dados importantes para a avaliação da estratégia!
Alinhe as expectativas
O corretor deve estar sempre focado em entregar soluções, mas também é preciso conhecer suas próprias limitações para que não seja dado um passo maior que a perna. É extremamente prejudicial no seu relacionamento com o cliente prometer algo que você não conseguirá entregar.
Muitas vezes, mesmo sem que haja uma promessa clara, clientes criam expectativas irreais. Principalmente pensando que, apenas porque compartilharam as características ideais de um imóvel, o corretor ou corretora será capaz de encontrá-lo. O problema é que muitas vezes o imóvel ideal (no valor ideal) não é real.
A missão do corretor ou da corretora nesse caso é, acima de tudo, alinhar expectativas com a realidade de mercado. A promessa é de trabalho duro, não de solução de todos os problemas.
Acertar uma oferta de maneira imediata não é simples, mas é possível. Preparação e estudo é imprescindível para qualquer profissão. Como o corretor lida, antes de tudo com pessoas, é fundamental se dedicar ao relacionamento com o cliente. Seja o tipo de corretor que você gostaria de ter na hora da compra do seu imóvel.
Qual a sua maior dificuldade para identificar o imóvel ideal para seu cliente? Conte para a gente nos comentários!
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