O que seu software imobiliário precisa ter
Hoje, 62% dos corretores e imobiliárias utilizam algum software para gestão de seus contatos. Outros 21 % não possuem, mas pretendem contratar. Os dados foram apresentados pelo VivaReal nesta quarta-feira, 28 de outubro, em evento que reuniu gestores das principais empresas de software imobiliário do Brasil.
De fato, a utilização de ferramenta de gestão como software e CRM tem sido fundamental para que corretores e imobiliárias possam dar escala a seu trabalho, conseguindo gerir um maior número de contatos e fazendo uma melhor gestão para suas atividades. Softwares imobiliários têm sido o ponto chave para crescer as operações mesmo com o pouco tempo disponível.
Além disso, uma das grandes vantagens de softwares imobiliários é que a maioria deles possuem integração com os maiores portais de anúncios de imóveis, como o VivaReal. Assim, você só precisa cadastrar seus anúncios em uma única plataforma, que gera dados para serem importados em uma só vez para os portais, reduzindo seu tempo operacional dedicado para divulgação.
Se você ainda não utiliza, mas sabe da importância de um sistema para ser mais efetivo – ou se está interessado em mudar de empresa parceira – separamos aqui algumas dicas comentadas no evento para você escolher seu software ideal!
O que seu software imobiliário deve ter para contribuir para seu sucesso?
As dicas abaixo são baseadas em como as pessoas que estão procurando imóvel para comprar ou alugar buscam em portais imobiliários e, consequentemente, são pontos que ajudam você a ter melhor posicionamento neste tipo de mídia.
Integração com os principais portais imobiliários.
Se você contratar uma ferramenta que não se comunica com portais, continuará empregando muita parte do seu tempo fazendo seus anúncios nos diversos canais que faz divulgação. Seu tempo deve ser investido em atendimento e relacionamento com seu cliente, não se esqueça.
Fotos, muitas fotos!
No software que você irá contratar é fundamental que você possa escolher a foto de destaque para seu anúncio. É ela que aparece na lista de resultados para a busca de um potencial cliente em um portal. Se você não puder selecionar a mais vendedora, pode acabar tendo como imagem principal a foto de um banheiro, por exemplo. Como você irá competir com um concorrente que tenha como foto destaque a fachada ou uma área comum do imóvel?
É muito importante também que você possa selecionar pelo menos 15 fotos para cada imóvel. Hoje as pessoas se baseiam muito nas imagens para selecionar quais são os imóveis que irão contatar ou mesmo visitar. Além de aumentar seus resultados, variedade de fotos dá mais segurança ao consumidor, que não tem receio de chegar a um imóvel e encontrar algo negativo que possa não ter sido contemplado pela falta de imagens no anúncio.
Muito espaço para suas informações
Se você está buscando um software imobiliário, certamente aceita que a era de ouro do anúncio em jornais já passou. Você precisa aceitar, então, que também não precisa mais fazer anúncios curtos e abreviados. Quanto mais informações você puder colocar nos imóveis, mais chances terá de fechar negócio. Confira se o software que tem interesse em contratar possui pelo menos 1 mil caracteres disponíveis para você descrever seu imóvel.
Além disso, é necessário que exista uma grande variedade de campos de informação para serem preenchidos com as características do imóvel, como número de dormitórios e banheiros, itens de lazer (piscina, playground, salão de festas, etc) e serviços (segurança 24h, home office, pet place, etc). Segurança 24h, por exemplo, é o serviço considerado mais importante por quem procura um novo lar. Já imaginou se seu imóvel possui essa facilidade e ela não é divulgada no anúncio?
Por último, todos os custos do imóvel devem estar presentes – valor de venda ou aluguel, IPTU e condomínio. Preço é fator fundamental para decisão sobre a compra ou aluguel de um novo imóvel, garanta que seu software permita que você os inclua no anúncio.
Possibilidade de mostrar endereço completo
Anúncios com endereço completo recebem 80% mais contatos, segundo análise do VivaReal. Nós recomendamos fortemente que você divulgue a localização exata de seus imóveis, este é um dos principais critérios analisados por quem busca um local para comprar ou alugar e muito dos consumidores nem consideram os anúncios que não possuem localização.
Por mais que você opte por não divulgar a localização de seus imóveis por enquanto, certifique-se que existe essa possibilidade caso mude de ideia ou queira fazer um teste.
Versão para celular
Não se pode questionar a importância da tecnologia móvel, hoje o celular é a ferramenta preferida para acessar e-mails, comunicar-se e, cada vez mais, para procurar imóveis. Hoje, mais de 30% das pessoas que visitam o VivaReal o fazem via celular ou tablet. Caso o sistema que procura seja responsável também pelo seu site, possuir aparência adaptada para celular é fundamental. Ou você irá ignorar quase metade de seu público potencial?
Vale a pena valorizar ainda se o próprio software possui versão para celular, assim você pode gerenciar seus contatos e imóveis diretamente de seu smartphone, ganhando ainda mais tempo.
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