O que ninguém te contou sobre o novo consumidor de imóveis
O mundo em que vivemos vem se transformando a cada dia; cada vez mais conectados, os hábitos e comportamentos dos nossos consumidores também se transformaram.
Nas últimas décadas, os brasileiros passaram a comprar seus imóveis cada vez mais jovens. Hoje, o comprador médio de imóveis está na casa dos 30 anos, o que no passado ficava por volta dos 40 anos.
Ou seja, a nova geração de compradores de imóveis está completamente conectada e sua jornada de compra passa, necessariamente, por canais digitais. Mais do que isso, suas expectativas foram moldadas num ambiente digital.
Quer entender essas mudanças e ter dicas para lidar com esse cenário? Vem com a gente!
1. Consumidores exigentes, jornadas personalizadas
Com a internet na palma das mãos o tempo todo, o comprador em potencial não se sente mais tão dependente do corretor imobiliário. É neste momento que o consumidor deixou de ser passivo e passou a ser mais exigente com o profissional que irá atendê-lo, devido às possibilidades de obter os dados necessários da unidade imobiliária com apenas um clique e sem sair de casa.
Para trabalhar com este novo público é preciso transformar todo o processo, desde a experiência de busca do imóvel, compra do imóvel e principalmente os anúncios dos produtos para públicos específicos.
Além de estar em compasso com as mais novas ferramentas, ou as melhores plataformas; é preciso ter criatividade para oferecer a melhor experiência possível aos clientes imobiliários!
Já pensou em se especializar? Encontrar o seu nicho de mercado e poder desenvolver um diálogo pode proporcionar as condições para a inovação que tanto buscamos. Não tenha medo de errar!
2. Se tudo está mudando, seu consumidor também está!
Você provavelmente já ouviu falar sobre a necessidade de entender sobre a localização da sua imobiliária e o perfil do seu cliente; mas nem sempre fica claro que este deve ser um trabalho constante. Você precisa estar sempre estudando o comportamento do seu consumidor; isso pode evitar algumas surpresas nos seus futuros projetos.
Os comportamentos mudam rápido e por diversos motivos, esteja atento para elaborar as melhores estratégias e adaptações possíveis para as mudanças que ocorrem o tempo todo no mercado.
Uma boa dica é estar sempre atento às pesquisas de mercado, como tendências de moradia, o impacto da COVID-19 no mercado imobiliário brasileiro e muitas outras que você encontra no portal de conteúdos ricos ZAP+.
3. A experiência é cada vez mais importante
Muitas vezes o diferencial que podemos oferecer é justamente a experiência proporcionada para os consumidores; isso significa proporcionar uma jornada de compra mais fácil, mais prática e agradável.
Vale lembrar que nossos consumidores são mais exigentes que no passado, a concorrência é alta, e os atendimentos automatizados também vêm se tornando cada vez melhores. Aposte em transparência, facilidade e um momento de encantamento!
4. Um time diverso é uma vantagem nos negócios
Contar com pessoas diversas num time traz pluralidade de pontos de vista e melhora a performance financeira das empresas, fato que já foi confirmado por grandes consultorias globais, como a McKinsey.
Além do fator financeiro, diversidade também é importante na construção de um ambiente de trabalho mais atrativo e saudável. Vale destacar também as importantes questões que o Emicida fez sobre diversidade e negócios no mercado imobiliário no palco do Conecta Imobi de 2021.
E por aí, qual foi a coisa mais importante que você descobriu sobre clientes imobiliários?
Este texto tem como base a palestra de Márcio Garcez, Diretor de Negócios da Google, apresentada no Conecta Imobi 2018.
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